Jorge Fernandes: «Federação não vai entrar em falência»

Presidente da FPJ pede verbas adiantadas ao IPDJ para resolver finanças

• Foto: Pedro Simões

Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), respirou de alívio, ao ver o Relatório e Contas da FPJ (com um défice de mais de 200 mil euros) aprovado por unanimidade, assim como o Orçamento Retificativo para 2017 (a rondar um milhão e 200 mil euros). É que as verbas do IPDJ estavam bloqueadas, asfixiando financeiramente o organismo, a debater-se com muitos problemas de tesouraria.

"O contrato-programa está assinado e só falta ser divulgada a resolução da assembleia geral no ‘Diário da República’. Estamos numa situação muito difícil, mas com arte e engenho vamos ter a solução e levar a nau a bom porto. A FPJ não vai entrar em falência", garantiu Jorge Fernandes.

A engenharia para garantir o normal funcionamento federativo "passa por receber, com urgência, os meses de abril e maio, e um adiantamento do IPDJ em relação aos meses que se seguem, para fazer face às dívidas em atraso, da responsabilidade da anterior direção", esclareceu o dirigente.

Fernandes queixa-se ainda das verbas para este ano terem sido reduzidas em cerca de 214 mil euros, em relação a 2016, mas "isso também se deve a não estarmos em ano olímpico e de existirem menos atletas no Projeto Tóquio’2020 [Telma Monteiro, Joana Ramos, Jorge Fonseca e Sergiu Oleinic]".

As provas internacionais não estão em risco para já. "A preparação para os Mundiais de seniores e juniores, e Europeu de cadetes, onde vamos competir com uma equipa feminina, estão garantidas. Em outubro podem haver alguns cortes", revelou Fernandes.

Odivelas vai apoiar nova sede da FPJ

A FPJ vai ter nova sede em Odivelas, provavelmente em 2018, numa parceria com a edilidade local. Para já, o Multiusos de Odivelas vai acolher sábado o Nacional de juvenis, onde vai ser homenageado Bastos Nunes. O secretário de Estado, João Paulo Rebelo, vai agraciar o mestre dos mestre do judo com a Medalha de Mérito Desportivo. Domingo, segue-se o Nacional por equipas.

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.