Leões na Chechénia pelo pódio

Sporting vai a Grozny (Cáucaso) defender o bronze alcançado em 2015 na Golden League

• Foto: Vítor Chi

Depois de recuperar o título nacional por equipas, o Sporting vai no próximo mês (dia 17) partir para a aventura europeia, defendendo em Grozny, na Chechénia (Cáucaso), na Rússia, o pódio de 2015 na Golden League, a prova máxima de clubes na Europa.

"O objetivo é chegar ao pódio, mas não se afigura fácil. Estão presentes os oito melhores clubes europeus, mas esperamos bater-nos bem contra estes colossos e voltar a fazer história", considerou Pedro Soares, treinador dos leões. Das equipas em parada, destaque para os georgianos do Fighter Tbilissi, campeões em título, assim como os alemães do TSV Abensberg, finalistas vencidos em 2015. O Sporting defende o bronze, à semelhança dos russos do Yawara Newa de São Petersburg, clube patrocinado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, um aficionado do judo.

Os anfitriões do Edelweiss Grozny, os russos do KBR Green Hill Nalchik, e as equipas georgianas do Sagaredjo FF Superstars e Shevardeni 2005 também não prometem facilidades.

Para contrariar, o Sporting, sem o retirado João Pina (olímpico e bicampeão europeu), apresenta um plantel jovem, com muito talento e ambicioso, de onde se destaca o azeri Rustam Orujov, vice-campeão olímpico no Rio’2016. Os olímpicos portugueses Sergiu Oleinic e Jorge Fonseca, Anri Egutidze (vice-campeão europeu de juniores), o espanhol Nikoloz Sherazadishvili (vice-campeão mundial e europeu de juniores) e o ucraniano Iakiv Khammo (bronze no Mundial e Europeu) prometem dar consistência aos leões, que tem no palmarés o já referido bronze em 2015 e a conquista do mesmo lugar na Liga dos Campeões (2014), resultado que permitiu ascender à elite europeia.

"Vai ser complicado, com a pressão do público [n.d.r.: os chechenos são mundialmente conhecidos pela sua permanente revolta contra o domínio russo], que adora desportos de combate, e dos árbitros de Leste. Gostaria que a prova fosse mais perto, pois a logística vai dar o dobro do trabalho", referiu Soares.

Golden League no João Rocha

No dia em que a equipa profissional foi apresentada em Alvalade (Fonseca, Oleinic, Egutidze, Alves, Joana Ramos e Taciana Lima), Pedro Soares manifestou satisfação por a próxima Golden League ser em Lisboa: "Graças ao nosso patrocinador, a Iguarivarius, conseguimos projeção na Europa. Estamos orgulhosos de trazer a prova o novo Pavilhão João Rocha em 2017."

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0