O Grand Slam Antalya 2023 arrancou esta sexta-feira, com quatro judocas portugueses em ação.
Maria Siderot (-52kg), atleta de 26 anos do Sporting, começou o torneio na segunda eliminatória, contra Fabienne Kocher (15.ª do ranking mundial), que eliminou por 'wazari' no período de 'golden score'.
Na ronda seguinte, a portuguesa defrontou a belga Charline Van Snick, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres'2012. Apesar do equilíbrio, a lusa conseguiu levar a melhor sobre a adversária superando-a no 'ponto de ouro' com um 'wazari'.
Nos quartos de final, a uzbeque Sita Kadamboeva (27.ª do ranking mundial) surpreendeu Maria Siderot com um 'wazari' durante o tempo regulamentar, obrigando a portuguesa a seguir para a repescagem, onde acabou por vencer a cipriota Sofia Asvesta (56.ª do ranking mundial) por desclassificação - a atleta do Chipre utilizou uma técnica proibida.
Na discussão pelo bronze, a húngara Reka Pupp (4.ª do ranking mundial) surpreendeu a portuguesa nos primeiros segundos do 'golden score' pontuando 'ippon'. Assim, Maria Siderot termina no 5.º lugar.
À imagem de Maria Siderot, a multimedalhada Telma Monteiro (-57kg) também se estreou na segunda ronda do Grand Slam Antalya 2023, onde superou a britânica Nekoda Smythe-Davis (38.ª), por 'wazari'.
Na ronda seguinte, a olímpica do Benfica superou a italiana Giulia Caggiano (91.ª), que acabou por perder por acumulação de 'shidos' nos primeiros segundos de 'golden score'.
Nos quartos de final, sofreu 'wazari' da brasileira Jéssica Lima (18.ª e atual campeã Panameriana) e não conseguiu equilibrar o marcador até final. Nas repescagens, perdeu para a chinesa Qi Cai (31.ª, vice-campeã asiática em 2022) por 'ippon' em 'golden score', terminando assim na 7.ª posição.
Raquel Brito (-48kg) estreou-se em Grand Slams com uma derrota na ronda inaugural diante na norte-americana Maria Celia Laborde (20.ª do ranking mundial).
Já Rodrigo Lopes (-60kg) também cedeu no combate inaugural, contra o azeri Nazir Talibov (108.º) por 'wazari' em período de 'golden score'.
Este sábado, Bárbara Timo, Joana Crisóstomo, João Fernando e Anri Egutidze entram em ação por Portugal.
Única dos cinco judocas lusos presentes no Japão a subir a um pódio
Judoca português derrotado pelo sul-coreano Joonhwan Lee, que viria a conquistar a medalha de ouro
A olímpica da Académica, 5.ª em Tóquio'2020, nunca subiu ao pódio no Japão, mas desta vez apresenta-se como candidatas às medalhas
Paragem para estar a 100% nos Jogos Olímpicos de Paris'2024
Treinador português vai assinar por época e meia pelo clube grego
Médio do Manchester City deixou mensagem nas redes sociais
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Escocês termina contrato com Vancouver Whitecaps (MLS) em dezembro de 2024