Nuno Delgado lança alerta

Antigo judoca considera que a federação cometeu um erro grave ao deixar de fora Beatriz Barata

• Foto: Fernando Ferreira

Nuno Delgado deu o sinal de alerta em relação ao processo que levou à não convocação da atleta Beatriz Barata para o Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) e espera que os erros cometidos pela federação de judo possam servir de lição para outros judocas e treinadores não serem prejudicados.

"O que posso dizer é que foi cometido um erro grave, ninguém consegue demonstrar que a Beatriz Barata não tem nível para ficar de fora e continuo a dizer que os critérios invocados pela federação são desajustados", disse Nuno Delgado em declarações ao nosso jornal, admitindo estar muito preocupado em relação ao futuro.

"A preocupação existe e receio que a federação possa vir a cometer os mesmos erros para com outros judocas e consequentemente para com outros treinadores. É um aviso e um alerta que deixo", afirma o diretor da Escola Nuno Delgado, que enviou uma carta à federação contestando a decisão federativa por não ter convocado a judoca Beatriz Barata, que ocupa a melhor posição no ranking (28.ª), em detrimento de Mafalda Ezequiel (62.ª).

Delgado, medalha de bronze nos Jogos de Sydney (2000), considera que a modalidade enfrenta um grande desafio e responsabilidade para os Jogos de Tóquio (2020), dado que no Rio de Janeiro, em 2016, Telma Monteiro foi a única portuguesa a subir ao pódio (medalha de bronze).

"A Beatriz Barata tinha os seus sonhos e esta era uma etapa intermédia. Qualquer atleta nesta situação fica marcado por ficar de fora da primeira experiência olímpica", frisou Delgado.

Em resposta a Nuno Delgado, a federação de judo lembrou que só poderia escolher uma judoca e recordou a existência de novos critérios que considera "mais justos" e recorda que em caso de igualdade "prevalecem os resultados das provas nacionais", segundo escreveu o presidente federativo Jorge Fernandes.

Por Norberto Santos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0