Nuno Saraiva bronze no Grande Prémio de Samsun

Português foi terceiro na categoria de -73 kg

• Foto: IJF

O português Nuno Saraiva conquistou este sábado a medalha de bronze na categoria de -73 kg no Grande Prémio de Samsun, na Turquia, o que lhe permitirá subir posições no ranking mundial.

É o melhor resultado dos últimos tempos deste judoca, de 22 anos, 46.º do Mundo, que está fora da zona de qualificação olímpica e que tinha sido este ano terceiro classificado no Open de Tunis, competição menos cotada do que o Grande Prémio.

Numa categoria muito concorrida e competitiva, Nuno Saraiva realizou seis combates, perdendo apenas no acesso à vitória no seu grupo de apuramento para as meias-finais com o polaco Damian Szwarnowiecki, a grande surpresa e que viria a ser medalha de ouro.

Pelo caminho, Nuno Saraiva conseguiu vencer os três primeiros combates por 'shidos' (castigos), entre os quais o holandês Dex Elmont (13.º do mundo), um judoca na zona de qualificação olímpica.

Na repescagem, depois de bater o italiano Esposito, por 'ippon', Nuno Saraiva discutiu o bronze com o francês Guillaume Chaine (26.º do mundo) e após estar a perder por waza-ari, pontuou para 'ippon' a 1.32 minutos do final, garantindo a medalha.

Este sábado na Turquia estiveram também em competição os judocas Ana Chachola (-63 kg) e André Alves (-73 kg), que perderam ao segundo combate, além de Diogo Lima (-81 kg), derrotado logo na primeira ida ao tapete.

No domingo será a vez de entrarem em prova Yahima Ramirez (categoria de -78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), este depois de ter sido recentemente medalha de bronze na Geórgia.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas