Quarteto de luxo

Telma Monteiro, Jorge Fonseca, Anri Egutidze e Sergiu Oleinic candidatos ao pódio no Europeu

O segundo contingente da Seleção Nacional rumou ontem a Telavive, em Israel, onde amanhã se inicia o Europeu. E Portugal apresenta quatro judocas de luxo que são candidatos às medalhas. Para além de Telma Monteiro (Benfica) e Jorge Fonseca (Sporting), 6.ºs cabeças-de-série a 57 kg e 100 kg, respetivamente, Anri Egutidze e Sergiu Oleinic também estão muito bem cotados no ranking mundial, pois os dois leões estão pré-designados na 4ª e 8ª posição, respetivamente, nos 81 e 66 kg.

"Temos uma Seleção com 15 judocas, num grupo que mistura a experiência com a juventude. Vamos para uma prova muito competitiva, com 44 países e muitos candidatos às medalhas. Temos de encarar a prova combate a combate, com uma grande garra", considerou a selecionadora nacional, Ana Hormigo.

O quarteto de luxo terá à partida um sorteio facilitado, mas outros judocas tentam neste Europeu a sua sorte, visando, por exemplo, o 7.º lugar, que poderá dar entrada no projeto de preparação para Tóquio’2020, segundo as grelhas de avaliação que visam a preparação para os Jogos Olímpicos.

"Temos quatro estreantes em Europeus com grande potencial, como Catarina Costa [48 kg/Académica], Mariana Esteves [52 kg/Of. S. José] e Patrícia Sampaio [78 kg/SFGP], que têm obtido bons resultados no circuito internacional. Só tenho pena da ausência de João Martinho [81 kg/Benfica] que se lesionou a um mês do Europeu", lamentou Hormigo.

Catarina preparada

Catarina Costa, de 21 anos, é uma das estreantes no Europeu e revelou as suas sensações: "Nunca esperei estar num Europeu de seniores tão cedo, mas é fruto do meu trabalho. Estou bem preparada, com noção das dificuldades por ir combater com algumas das melhores do mundo. Um bom resultado? Chegar a 7.ª, sem descurar chegar às medalhas", disse esta estudante de Medicina. 

Por Alexandre Reis
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas