Sergiu Oleinic termina em sétimo no Grande Prémio de Tbilisi

Apesar de ter vencido apenas um combate

• Foto: Vítor Chi

O judoca português Sergiu Oleinic classificou-se esta sexta-feira no sétimo lugar no Grande Prémio de Tbilisi, na categoria de -66 kg, apesar de ter vencido apenas um combate, frente ao britânico Nathon Burns.

Oleinic ficou isento da primeira eliminatória, razão pela qual o triunfo frente a Burns, por decisão dos juízes, lhe permitiu entrar na discussão pela vitória na poule C e, após perder o combate seguinte, a possibilidade de entrar na repescagem.

O judoca do Sporting viria a perder com adversários menos cotados na classificação mundial, primeiro com o cazaque Yeldos Zhukamanov, 31.º, por 'ippon', na decisão do grupo, e depois com o também cazaque Zhansay Samagulov (23.º), por 'waza-ari'.

Em ano de qualificação olímpica, Oleinic chegou a Tbilisi como 22.º da hierarquia mundial, uma posição que até lhe vale alguns lugares acima face à repetição de judocas do mesmo país - cada um apenas terá um atleta no Rio2016 - entre os 22 primeiros.

Com o apuramento para os Jogos Olímpicos a fechar em final de maio, existem competições que ainda podem reforçar ou mudar posições, como são os casos do Grande Prémio de Samsun, na Turquia (01 a 03 de abril), ou o Europeu em Kazan, na Rússia (21 a 24 de abril).

Em maio disputa-se também o Grand Slam de Baku, o Grande Prémio de Almaty ou o Masters, em Guadalajara (México).

Em Tbilisi, Portugal conta com oito judocas, mas sem Joana Ramos (12.ª nos -52 kg), nem lesionada Telma Monteiro (6.ª nos -57 kg) ou Carlos Luz (49.º nos -81 kg), que chegou a ser convocado, mas acabou por falhar a prova devido um acidente de viação na quarta-feira, que lhe provocou ferimentos num braço e no pescoço.

Na capital georgiana competem no sábado Ana Cachola (-63 kg), André Alves e Nuno Saraiva (-73 kg) e Diogo Lima (-81 kg), e no domingo estão previstos os combates de Yahima Ramirez (-78 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Judo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.