Quando Chuck Liddell e Maurício "Shogun" Rua entrarem no octógono nesta noite de sábado, os fãs vão poder assistir a um combate que há poucos anos pareceria um sonho. Em 2005 Liddell era o campeão de pesos meio-pesados (-93 kg) da UFC e "Shogun" era visto como o melhor lutador da categoria no Pride FC. Chegados a 2009, Liddell já não é campeão e Rua parece não ser o mesmo, depois de duas operações ao mesmo joelho no espaço de um ano. Com apenas 27 anos (contra os quase 40 de Liddell), Rua vê-se na situação ingrata de ser ele a ter de provar que a sua carreira nas MMA não está já no fim.
A diferença de estilos entre os dois lutadores parece proporcionar-se a um confronto deveras emocionante. Liddell sempre foi um striker mais técnico, preferindo aguardar pelo erro do adversário para depois capitalizar com golpes decisivos. Já "Shogun" construiu a sua carreira à base de uma agressividade avassaladora. Liddell prefere defender, enquanto Rua prefere atacar. O combate parece feito de encomenda para ambos.
Todavia, mais que os estilos, é a condição física que pode fazer a diferença neste duelo. Liddell tem três derrotas nos seus quatro últimos combates, sendo que no último sofreu um KO fulminante às mãos de Rashad Evans. Numa altura em que caminha para os 40 anos de idade, é inevitável que os reflexos comecem a diminuir e que tenha cada vez mais dificuldades para empregar a sua estratégia de antecipação. Perdendo contra Rua, Liddell ficará com quatro derrotas em cinco combates, e em face da sua idade isso poderá significar que a sua carreira ilustre está a chegar ao fim.
Por sua vez, "Shogun" apresentou níveis cardiovasculares quase catastróficos nos seus últimos dois combates. Contra Forrest Griffin e Mark Coleman o lutador brasileiro esgotou completamente as suas energias no segundo assalto, e se isso voltar a acontecer dificilmente conseguirá evitar ser posto KO por Liddell. Nesse caso tudo fará crer que as sequelas das lesões são irreversíveis, e que Rua simplesmente nunca mais poderá ser o lutador que foi. Isso representará muito possivelmente o seu despedimento, e porventura a retirada das artes marciais mistas aos 27 anos.
Se antes Liddell e Rua teriam combatido pelo título de melhor do mundo, agora combatem pelas suas próprias carreiras. O espectáculo promete.
Prognóstico de Gonçalo Aires - Chuck Liddell pode ter passado o auge da sua carreira, mas não é Mark Coleman. Continuo com dúvidas acerca da condição física de "Shogun", por isso opto por Liddell no segundo assalto por TKO.
Prognóstico de João Seixas - Vitória no segundo assalto para Liddell por submissão da boa.
Prognóstico de Jorge Timóteo - A vitória de "Shogun" seria o melhor resultado para as MMA, dado que ao contrário de Liddell ainda pode ter uma longa carreira pela frente, mas não acredito nisso. Rua volta a esgotar as suas energias e Liddell vence por TKO no terceiro assalto.
O Record Online dispõe do endereço mmanorecord@gmail.com para onde os leitores podem enviar as suas perguntas, comentários ou sugestões. Não percam os resultados do UFC 97, muito em breve.
Lutador luso-angolano vence Brandon Royval no peso mosca UFC
Lutador contestava condenação
Astro português junta-se a Ilia Topuria, campeão do peso pluma do UFC, numa equipa de luxo
Lutador foi acusado de ter "violado e espancado brutalmente" mulher num quarto de hotel em Dublin
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9