UFC 102: Randy Couture vs António Rodrigo Nogueira

É já este sábado que o UFC 102 nos proporciona um combate com o qual os fãs de longa data das artes marciais mistas vêm a sonhar há vários anos. De um lado o Capitão América Randy Couture, uma das principais figuras de sempre da UFC. Do outro o brasileiro António Rodrigo "Minotauro" Nogueira, o segundo melhor peso pesado que o Japão alguma vez conheceu. Podemos argumentar que tanto um como outro já não estão no seu auge, porém a verdade é que o confronto entre ambos continua a ser uma perspectiva apaixonante.

 

Randy Couture sobe ao octógono com 46 anos de idade e depois de já se ter retirado da competição por uma vez, porém defende que está melhor que nunca. Ainda que tenha perdido o seu último combate, é um facto que chegou a colocar Brock Lesnar em dificuldades, e se não tem sido colhido com um murro no segundo assalto o desfecho podia ter sido outro. Couture é conhecido por ser um lutador altamente inteligente, capaz de adaptar a sua táctica a cada adversário. Contra "Minotauro" a estratégia deverá passar pelo jogo de pé, não enjeitando contudo quaisquer possibilidades que lhe apareçam em termos de ground and pound. Todavia não poderá cometer descuidos neste campo, dado que Nogueira é um dos atletas que melhor transporta o jiu-jitsu brasileiro para as artes marciais mistas. A forma como submeteu Tim Sylvia em poucos segundos, depois de ter sido quase torturado de pé durante dois assaltos, mostra bem o perigo da técnica do lutador de Vitória da Conquista.

 

António Rodrigo "Minotauro" Nogueira é um verdadeiro mestre de submissões, tendo obtido assim 19 dos seus 31 triunfos. Durante a sua carreira também nunca receou o jogo de pé, demonstrando um boxe sólido, uma preparação física muito apurada e sobretudo um queixo de granito. Contra Couture a sua estratégia não deverá ser muito diferente da do seu oponente, tentando levar vantagem no striking e aproveitando eventuais oportunidades para levar a contenda para o chão e tentar fazer uso do seu jiu-jitsu.

 

A chave deste confronto estará provavelmente na condição de "Minotauro". Apesar de ser 13 anos mais novo que Couture, e mais novo agora do que era o "The Natural" quando iniciou a sua carreira nas MMA, a verdade é que o brasileiro tem mais combates disputados e nos últimos tempos começa nitidamente a acusar o castigo que lhe foi infligido durante a carreira. As autênticas sovas que apanhou nos combates contra Fedor Emelianenko, Bob Sapp e Tim Sylvia, bem como os muitos golpes que foi recebendo nos combates restantes, deixaram marcas que hoje são bem evidentes. Na sua última luta sofreu um knock-out técnico pela primeira vez na sua carreira, e já nas duas anteriores tinha escapado por muito pouco a essa sorte. Em termos práticos Nogueira parece hoje consideravelmente mais velho do que é na realidade, à semelhança do que acontece por exemplo com Wanderlei Silva. Simplesmente são muitos combates e muitos golpes recebidos ao longo dos anos.

 

Sábado teremos finalmente o duelo entre Couture e Nogueira. Faça-se história!

 

Prognóstico de João Seixas - Randy ganha tranquilinho por KO no segundo assalto.

 

Prognóstico de Jorge Timóteo - Há cinco anos teria apostado noutro vencedor, mas em 2009 acredito que o Randy Couture ganha por decisão unânime.

 

Prognóstico de Sebastião Vieira - Decisão unânime para o Couture.

 

O endereço mmanorecord@gmail.com permanece à disposição de todos os leitores para receber as críticas, comentários ou sugestões que queiram enviar. Continuem atentos, que em breve teremos aqui artigos sobre os resultados deste grande evento. Até lá, fiquem com um pequeno vídeo sobre os combates principais do UFC 102:


 

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de MMA Notícias
Notícias Mais Vistas