A Audi comandava este sábado as 24 horas de Le Mans após as primeiras quatro horas, com o Peugeot do português Pedro Lamy em terceiro, em prova marcada pelo violento acidente do escocês Allan McNish (Audi), que saiu ileso.
O Audi n.º 2, pilotado pelo japonês Benoit Treluyer, seguia destacado na frente, com 40 segundos de vantagem sobre o Peugeot n.º 7, comandado pelo austríaco Alexandre Wurz, e 50 sobre o Peugeot n.º 9, do português Pedro Lamy, pilotado na fase inicial da prova pelo francês Sébastien Bourdais.
Com os carros alemães e franceses a confirmarem o favoritismo e a arrancarem na frente da corrida, as primeiras horas da prova ficaram assinaladas por um violento acidente, à passagem do minuto 50, que envolveu o Audi n.º 2, pilotado pelo escocês Mcnish, que foi esmagar-se contra as barreiras de proteção da pista, depois de embater no Ferrari n.58 comandado pelo francês Anthony Beltoise, à entrada para a curva Chapelle, a seguir à ponte pedonal Dunlop.
Mcnish, que fazia equipa com o dinamarquês Tom Kristensen, oito vezes vencedor de Le Mans, tentou forçar a ultrapassagem a Beltoise, acabando por colidir com o Ferrari, perder aderência e embater nos pneus de proteção, ficando imobilizado de rodas para o ar.
Os destroços espalharam-se por uma zona onde se encontravam fotógrafos e comissários, que saíram ilesos, e durante alguns momentos viveram-se alguns momentos de tensão até Mcnish sair do Audi pelo seu próprio pé, sob os aplausos do patrão da equipa, Wolfgang Ullrich, que observava pela televisão, as partir das boxes.
A corrida foi neutralizada durante uma hora, com o carro de segurança em pista, enquanto se procedia à reparação da barreira de proteção e à limpeza da pista.
O segundo melhor português em prova é João Barbosa, na 17.ª posição, a seis voltas do líder, com o seu Lola Coupe-Honda, seguido de Rui Águas, no Ferrari 458, na 44.ª posição, a nove voltas.
A única equipa portuguesa em prova, a Quifel-ASM Team, de Pais do Amaral, seguia na 49.ª posição (a 14 voltas), enquanto o Pescarolo-Judd de Tiago Monteiro, com o francês Guillaume Moreau ao volante, seguia no 52.º lugar (a 23 voltas).
Piloto de Coimbra faz retrospetiva de uma carreira de quase 30 anos e aponta objetivos futuros
Italiano não consegue ficar afastado da velocidade
Última prova do Campeonato de Portugal realizou-se este domingo no Autódromo do Estoril
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Emblema turco anunciou medidas drásticas em comunicado esta segunda-feira
O que era suposto ser uma partida entre amigos, virou campo de batalha...
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento