Record

Autarca diz que Circuito de Vila Real teve tudo: público, velocidade e acidentes

Rui Santos fez um balanço "muito positivo" da etapa portuguesa do WTCR

• Foto: Lusa
O presidente da Câmara de Vila Real fez este domingo um balanço "muito positivo" do Circuito Internacional que teve de tudo: milhares de espetadores, muita velocidade, um acidente entre carros de "proporções épicas" e um herói das motos.

"Mais uma vez o público foi fantástico. Vi milhares e milhares de pessoas à volta do circuito apesar dos 38 graus que se sentiram esta tarde", afirmou o autarca, no final da última prova da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR). Este foi, na sua opinião, um fim de semana "cheio de emoção, adrenalina e muita velocidade". O autarca referiu ainda que Vila Real continua a apostar nas corridas dos campeonatos nacionais porque tem a "obrigação de puxar pelo automobilismo a nível nacional". "Há pessoas que passam o ano a imaginar a prova em Vila Real, onde depois correm durante uma hora", frisou.

Rui Santos fez questão de enaltecer a participação dos portugueses Edgar Florindo e José Rodrigues, considerando que foram "dignos representantes nacionais" no WTCR. Sublinhou ainda que Edgar Florindo "honrou Vila Real", pois até com o braço partido participou no WTCR, conseguindo ficar em 12.º lugar na corrida principal. "Vila Real continuará a ter provas do campeonato mundial de velocidade do melhor que há", garantiu o autarca.

No circuito urbano desfilaram ainda o piloto de Moto2 Miguel Oliveira e mais 60 motos de competição. Vila Real sonha com o regresso da competição de motos e Rui Santos garantiu que os "riscos estão a ser analisados". "Precisamos de algum investimento, vamos ver o que acontece no futuro", frisou.

Por fim, elencou o "trabalho extraordinário" dos "heróis anónimos" que montaram "o circo" e que conseguiram ter tudo pronto mesmo depois da "gigante tempestade" que se abateu sobre Vila Real, na quinta-feira à noite, e do acidente no WTCR que envolveu vários carros.

João Paulo Rebelo fala em prova "espetacular"

Pela terceira vez consecutiva, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, esteve presente no Circuito de Vila Real, que classificou como "espetacular" e "um sucesso".

"São milhares e milhares de pessoas a assistir ao vivo, mas, depois, é impressionante pensarmos que há 46 milhões de pessoas, em todo o mundo, a tomarem conhecimento de que Vila Real está no mapa do desporto motorizado", afirmou aos jornalistas.

O governante salientou o impacto económico do evento, sobretudo a nível da hotelaria e restauração neste e nos concelhos vizinhos.

João Paulo Rebelo referiu que a riqueza desportiva do país se marca, precisamente, pela diversidade das modalidades".

"É espetacular termos a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo, é espetacular termos já sete atletas medalhados nos Jogos Olímpicos do Mediterrâneo e é também espetacular que, no desporto motorizado, continuemos e ter esta aposta e esta notoriedade a nível internacional", salientou.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Automobilismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

M