O Genneta Zytec da equipa lisboeta Quifel - ASM Team encontra-se no 17.º lugar da geral e em 3.º lugar na sua categoria (LMP2)
Safety Car sai de pista, reinicia a corrida
Com trinta minutos de corrida já realizados, Pedro Lamy lidera com 1,261s de vantagem sobre Franck Montagny (Peugeot)
Parece estar tudo bem com o piloto britânico
O Safety car entra em pista, e os bombeiros e médicos já estão no local
Nigel Mansell despita-se, e abandona a corrida. O experiente piloto de formula 1 (campeão do mundo em 92), abandona assim o sonho de participar em Le Mans logo nos primeiros 15 mins de prova
Primeira desistência, Michel Lewis fica fora da prova ainda na primeira volta com problemas técnicos.
Início de corrida marcado pela luta pelo 4.º lugar entre o Peugeot de Nicolas Lapierre e o Audi de Allan McNish
No fim da primeira volta, Lamy lidera a prova com 1,118s de avanço sobre o 2.º classificado, Marc Gene.
Lamy entra bem na corrida e sai à frente na primeira curva. A Audi não consegue ultrapassar nenhum Peugeot.
-E começam as 24h de Le Mans, 56 carros e 168 pilotos só vão saber quem ganhou amanhã, pelas 14h. A pista já está praticamente seca, o que significa que vamos ter muita velocidade em La Sarthe
Os carros já se estão a alinhar na grelha de partida, com bancadas completamente cheias - cerca de 250.000 pessoas espalhadas por todo o circuito. Falta menos de meia hora para o arranque da mais mítida corrida de resitência do mundo
Pilotos correm para os carros, entram nas viaturas e iniciam a marcha. Pedro Lamy, Nigel Mansell, Marc Gene e Jean Alesi estão entre os pilotos que revivem os velhos tempos em La Sarthe.
Uma curiosidade: foi durante uma corrida em Le Mans que nasceu a tradição de estourar e espirrar o champagne no pódio, em vez de o beber. Quem inventou a moda foi Dan Gurney e AJ Foyt em 1967, quando viram abaixo deles o seu chefe Henry Ford, as suas esposas e vários jornalistas que tinham previsto uma corrida sem ganhos para os dois pilotos. Naquela data não tiveram dúvidas: agitaram as garrafas e molharam toda a gente, criando assim, uma tradição que já dura mais de 40 anos.
Será Lamy o próximo a repetir esse gesto?
Faz-se ouvir "A Portuguesa" no circuito de La Sarthe. Estando a tocar os Hinos Nacionais de todos os carros, o português não foi excepção, graças à Quifel - ASM Team, que está sediada em Lisboa.
Pilotos, monolugares, mecânicos e pitbabes já fazem delirar os milhares de fãs nas bancadas junto à recta da meta. Alinhados bem de frente para o público, as marcas já mostram os bólides com que vão participar nesta dura prova.
Bandeiras de vários países estão bem alto, para assinalar a presença. Saltam à vista pela quantidade as bandeiras da França, Inglaterra e Holanda. Mas pelo menos uma portuguesa também se faz parte desta miscelânea de cores e nacionalidades.
Depois de uma noite chuvosa na região de Le Mans, a pista ainda se encontra molhada o que pode fazer com que tenhamos um início de corrida bem emocionante a partir das 14.00, hora portuguesa, nesta prova do 24h Le Mans. Neste momento, são aos milhares os espetadores que desde bem cedo se começam a sentar nas bancadas do circuito de La Sarthe para assistir à corrida.
O português Pedro Lamy, piloto do carro n.º 3 da Peugeot, irá largar da "Pole Position", depois de o seu companheiro de equipa, Sébastien Bourdais, ter conseguido o melhor tempo (3.19,711m) na quinta-feira.
A Peugeot dominou as sessões de qualificação alcançando os 4 primeiros lugares da grelha de partida, seguida pelos 3 Audi. O carro da Quifel - ASM Team (equipa Lisboeta, onde corre Miguel Pais do Amaral) larga da 11.ª linha da grelha de partida, depois de ter obtido o 4.º melhor tempo na sua classe (LMP2), e o 21.º tempo da geral.
Grelha de Partida
1.º Pedro Lamy (POR)
2.º Marc Gene (ESP)
3.º Franck Montagny (FRA)
4.º Nicolas Lapierre (FRA)
5.º Timo Bernhard (ALE)
6.º Allan McNishn (GBR)
7.º Marcel Fässler (SUI)
8.º Stefan Mucke (ALE)
9.º Darren Turner (GBR)
10.º Soheil Ayari (FRA)
(em atualização)
Piloto de Coimbra faz retrospetiva de uma carreira de quase 30 anos e aponta objetivos futuros
Italiano não consegue ficar afastado da velocidade
Última prova do Campeonato de Portugal realizou-se este domingo no Autódromo do Estoril
Treinador português vai assinar por época e meia pelo clube grego
Médio do Manchester City deixou mensagem nas redes sociais
Jean-Clair Todibo pertenceu aos quadros da equipa catalã entre 2019 e 2021, antes de rumar ao Nice
Escocês termina contrato com Vancouver Whitecaps (MLS) em dezembro de 2024