Em declarações à agência Lusa antes do arranque do campeonato, em que participa pela 14.ª temporada consecutiva, Tiago Monteiro admite que, "por um lado, é pena não ir a Vila Real, por todo o ambiente, pelo carinho dos fãs, é uma experiência incrível".
O piloto português, no entanto, diz "entender" a mudança de local para a prova portuguesa, a segunda das oito previstas no calendário.
"Temos de nos adaptar a estas novas regras da pandemia. É impossível controlar o público no circuito citadino. É uma boa escolha ir ao Estoril", frisou Monteiro.
Contudo, o piloto do Honda Civic tem consciência que, ao contrário do que acontecia em Vila Real, o Estoril "não é o circuito ideal" para o carro nipónico.
"O nosso Honda foi sempre muito forte nos circuitos citadinos. É uma vantagem com o nosso chassis. E eu tenho tendência a uma performance muito boa nos citadinos, resulta bem. Vamos ver o que acontece com Macau", disse Tiago Monteiro, antes de enaltecer que "o Algarve também seria uma boa escolha".
Sobre a pista do Estoril, Tiago Monteiro explica que é "mais uma pista clássica, à antiga." "Recebeu F1. Tem curvas a alta velocidade, subidas e descidas. O sítio é agradável".
O francês Yann Ehrlacher (Lynk & Co) sagrou-se campeão em 2020, num ano atípico, com apenas seis rondas, em que Tiago Monteiro terminou na 15.ª posição, com 75 pontos.
Em 2021, prevê-se um regresso condicionado à normalidade, com a substituição de dois circuitos citadinos (Marraquexe e Vila Real) por dois em autódromos (Estoril e Adria, em Itália), para um melhor controlo das entradas do público, por causa da pandemia de covid-19.
Este ano, regressa ao campeonato o britânico Rob Huff, antigo campeão, bem como o espanhol Jordi Gené, que já passou pela Fórmula 1.
Tiago Monteiro volta a competir pela Honda ALL-INKL.DE da Münnich Motorsport.
O campeonato terá oito rondas, começando em 3 de junho, no circuito de Nurburgring, na Alemanha, e terminando em 21 de novembro, em Macau, no Circuito da Guia.
Rui Santos antecipou a 51.ª edição do Circuito Internacional de Vila Real
O piloto português (Acura) venceu a sexta prova do campeonato americano de resistência (IMSA)
Francisco Mora e Francisco Abreu (Porsche 991 GT3 Cup) conseguiram duas 'pole positions' este fim de semana
O piloto português (Acura) cortou a meta com 0,861 segundos de vantagem sobre o sueco Tom Blomqvist
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos do Mundo
Entrou em colisão com Allan Jesus depois de ter sido vítima de burla
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos