Segue-se Singapura
O Mundial de Fórmula 1 regressa no próximo fim de semana, com o GP de Singapura. Até lá!
Acompanhe todas as incidências da corrida
O Mundial de Fórmula 1 regressa no próximo fim de semana, com o GP de Singapura. Até lá!
1.º Max Verstappen (Red Bull), 313 pontos
2.º Lando Norris (McLaren), 254 pontos
3.º Charles Leclerc (FErrari), 235 pontos
4.º Oscar Piastri (McLaren), 222 pontos
5.º Carlos Sainz (Ferrari), 184 pontos
6.º Lewis Hamilton (Mercedes), 166 pontos
7.º George Russell (Mercedes), 143 pontos
8.º Sergio Pérez (Red Bull), 143 pontos
9.º Fernando Alonso (Aston Martin), 58 pontos
10.º Lance Stroll (Aston Martin), 24 pontos
1.º Oscar Piastri (McLaren), 1:32.58, 005 horas
2.º Charles Leclerc (Ferrari), a 10,910 segundos
3.º George Russell (Mercedes), a 31,328 segundos
4.º Lando Norris (McLaren), a 36,143 segundos
5.º Max Verstappen (Red Bull), a 1.17,089 minutos
6.º Fernando Alonso (Aston Martin), a 1.25,468 minutos
7.º Alex Albon (Williams), a 1.27,396 minutos
8.º Franco Colapinto (Williams), a 1.29,541 minutos
9.º Lewis Hamilton (Mercedes), 1.32,401 minutos
10.º Oliver Bearman, a 1.33,127 minutos
For the first time in a DECADE... @McLarenF1 are your Constructors Championship leaders! #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/s2aSouHpNA
Grande corrida esta tarde em Baku, plena de emoção até à última volta. Oscar Piastri venceu o segundo grande prémio da carreira depois de fazer uma prova limpa, em que soube defender-se muito bem dos ataques de Charles Leclerc, que saiu da pole mas não conseguiu recuperar a liderança durante a corrida.
A duas voltas do fim assistimos à dramática luta entre Carlos Sainz e Sergio Pérez pelo terceiro lugar, que terminou com os dois carros 'estampados' num muro e com o safety car virtual 'em pista'. Quem aproveitou foi George Russell, que terminou no pódio.
Nota ainda para o facto de Lando Norris, que saiu do 16.º lugar, ter terminado no 4.º lugar e com o ponto da volta mais rápida. Por isso a McLaren acabou por destronar a Red Bull da liderança do Mundial de Construtores, o que não acontecia há 10 anos.
Nota ainda para Franco Colapinto (Williams) e Oliver Bearman (Haas), ambos 'rookies', que acabaram nos pontos, em 8.º e 10.º, respetivamente.
Última volta - Os dois pilotos, que estão bem, não escondem a desilusão pelo rádio. Temos safety car virtual, com Piastri no comando, Charles Leclerc em segundo e George Russell em terceiro.
LAP 50/51
WOW.
Leclerc defends from Perez, which allows Sainz past, and then the Ferrari and Red Bull collide into the barriers on the run down to Turn 3!
VSC deployed #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/u8GzV3ONPA
49/51 - Lando Norris ultrapassa Max Verstappen, está na 6.ª posição. Nesta altura o britânico ainda tem o ponto da corrida mais rápida e a McLaren lidera o Mundial de Construtores.
48/51 - Charles Leclerc em grandes dificuldades com os pneus traseiros e Sergio Pérez está colado ao Ferrari, à espera de lhe dar 'o golpe de misericórdia'.
47/51 - Lance Stroll vai às boxes e acaba por abandonar. O Aston Martin aguentou até onde pôde as consequências do toque em Tsunoda na primeira volta.
46/51 - Carlos Sainz está também muito perto de Sergio Pérez, será que vamos ter uma luta a quatro nestas derradeiras voltas do GP em Baku?
45/51 - Charles Leclerc vai fazendo o que pode para tentar ultrapassar Oscar Piastri, mas o homem da McLaren continua a fechar-lhe todas as portas.
44/51 - Enquanto Max Verstappen se queixa do carro, o seu companheiro de equipa, Sergio Pérez, prepara-se para voltar aos pódios...
43/51 - Os três da frente seguem agora muito juntos, será que ainda vamos ter um golpe de teatro nesta corrida? Leclerc quer atacar Piastri mas também está preocupado com Sergio Pérez...
42/51 - Carlos Sainz ameaça o terceiro lugar de Sergio Pérez, mas o mexicano acelera a fundo e aumenta a distância para o espanhol; na frente segue acesa a luta entre Oscar Piastri e Charles Leclerc.
41/51 - Lewis Hamilton coloca o 'rookie' Oliver Bearman no seu lugar e posiciona-se no 12.º lugar.
40/51 - Lando Norris, que calçou médios, faz a volta mais rápida; Charles Leclerc avisa a Ferrari que o líder Oscar Piastri está em dificuldades. Será?
39/51 - A Ferrari avisa Charles Leclerc que está a pensar no "plano C", seja lá o que isso for... Entretanto, a McLaren pede a Lando Norris que apanhe Verstappen.
38/51 - Lando Norris pára e reentra em 7.º, atrás de Verstappen. O holandês está em dificuldade e aparentemente à mercê do McLaren do britânico...
37/51 - Hamilton segue na perseguição a Oliver Bearman para tentar chegar ao 12.º lugar... Lembramos que o sete vezes campeão mundial da Mercedes saiu da linha das boxes.
36/51 - Ponto de situação
1.º Piastri
2.º Norris
3.º Pérez
4.º Sainz
5.º Norris
6.º Russell
7.º Verstappen
8.º Alonso
9.º Hulkenberg
10.º Albon
35/51 - Carlos Sainz vai ganhando terreno em relação a Sergio Pérez, o espanhol faz de tudo para se intrometer na luta pelo pódio.
34/51 - George Russell usa o DRS e passa por Max Verstappen, assumindo o 6.º lugar.
33/51 - Charles Leclerc abre o DRS e ataca a liderança de Oscar Piastri, mas o homem da McLaren cerra os dentes e defende-se de forma eficaz. Atenção que Sergio Pérez vem logo atrás, determinado a intrometer-se nesta luta... Verstappen continua a queixar-se do carro.
32/51 - George Russell ataca Max Verstappen mas o holandês faz o que pode para defender o 6.º lugar; Alex Albon também faz a sua primeira paragem.
31/51 - Norris é chamado à boxe, o piloto da McLaren ainda não tinha parado nesta corrida em que começou com pneus duros.
30/51 - Mesmo no meio de com muitas queixas, Hamilton passa Pierre Gasly e sobe ao 13.º lugar.
29/51 - "Estão a ver como tenho de conduzir esta coisa'?", pergunta Hamilton à Mercedes. O britânico, que é 14.º, está em dificuldades...
28/51 - Piastri esteve na liderança dos últimos 7 grandes prémios e ganhu um deles, na Hungria.
27/51 - Oscar Piastri faz a volta mais rápida mas não consegue fugir a Charles Leclerc.
26/71 - Os dois da frente estão separados por pouco mais de meio segundo; George Russell quer saber quando é que Alex Albon e Lando Norris parar, a Mercedes responde-lhe que se calhar só daqui a 10 voltas...
25/51 - Max Verstappen avisa a Red Bull que está com problemas nos travões, o holandês acaba por ser ultrapassado Lando Norris e está no 7.º lugar.
24/51 - Carlos Sainz passa por Alex Albon e sobe ao quarto lugar; mais atrás Lando Norris e Verstappen lutam pelo 6.º posto, com o holandês para já a levar a melhor.
23/51 - Carlos Sainz ultrapassa Lando Norris, o espanhol da Ferrari é agora 5.º classificado, atrás de Alex Albon. Na frente, Oscar Piastri e Charles Leclerc lutam 'taco a taco' pela liderança.
22/51 - Franco Colapinto regressa aos pontos, é agora 10.º o jovem piloto argentino da Williams.
21/51 - O rookie Oliver Bearman leva a melhor sobre o veterano Lewis Hamilton e assume o 14.º lugar. Norris diz à equipa que está em dificuldades, que se passará com o McLaren? Nesta altura é 5.º.
20/51 - Oscar Piastri apanha Charles Leclerc desprevenido e faz uma bela manobra, ultrapassando o Ferrari e assumindo a liderança da corrida! Que luta entre os dois homens da frente!!
19/51 - Ponto de situação
1.º Leclerc
2.º Piastri
3.º Pérez
4.º Albon
5.º Norris
6.º Sainz
7.º Verstappen
8.º Russell
9.º Alonso
10.º Gasly
18/51 - Alex Albon é nesta altura terceiro, mas o piloto da Williams ainda não parou. Acaba por ser ultrapassado por Sergio Pérez (Red Bull).
17/51 - Charles Lecerc pára e Carlos Sainz fica na frente, mas o menegasco entra em segundo na corrida. A Ferrari parece ter tudo controlado. O espanhol Carlos Sainz é chamado às boxes e reentra em 5.º, atrás de Lando Norris.
16/51 - Yuki Tsunoda abandona o GP do Azerbaijão, o RB Honda RBPT não recuperou do incidente com Lance Stroll no arranquy.
15/51 - George Russell leva a melhor sobre Pierre Gasly e assume o 9.º lugar. Piastri pára e a Ferrari tem os dois carros na frente da corrida, mas vamos ver por quanto tempo...
14/51 - Verstappen ultrapassa Daniel Ricciardo e é agora 9.º classificado; Sergio Pérez também troca o 'calçado' e volta à pista no 6.º lugar.
13/51 - Verstappen vai à boxe, a paragem não é das mais rápidas e o holandês reentra atrás de Daniel Ricciardo, em 10.º lugar. Vamos ver o que o tricampeão mundial consegue fazer com os pneus novos...
12/51 - Fernando Alonso também pára e a Aston Martin opta por pneus duros nesta fase da corrida. Outros pilotos começam igualmente a ir às boxes.
11/51 - Franco Colapinto é o primeiro a trocar os quatro pneus, os mecânicos da Williams montam duros no seu monolugar.
10/51 - Nico Hulkenberg (Haas) ultrapassa o colega de equipa, Oliver Bearman, e é agora 11.º, atrás de Lando Norris.
9/51 - Charles Leclerc é o homem mais rápido em pista e ganha 6 décimas a Oscar Piastri.
8/51 - Aí está, Lando Norris ultrapassa Oliver Bearman e entra no top 10. Agora tem os dois Williams à sua frente, vamos ver o que consegue fazer o britânico da McLaren.
7/51 - Norris vai encurtando distâncias para Oliver Bearman, não tarda nada o homem da McLaren entra no top 10...
6/51 - Lando Norris, que está em 11.º, diz à McLaren que os pneus estão em bom estado. O britânico ainda tem Bearman à sua frente, lembramos que está em corrida 'de trás para a frente'...
5/51 - Charles Leclerc tenta ganhar terreno para Oscar Piastri, mas até agora não conseguiu ir além das 7 décimas... O homem da Ferrari faz de tudo para não ser atacado pelo DRS, mas não está fácil porque o McLaren já provou esta época que tem ritmo para se bater com os melhores...
4/51 - Tsunoda, que sofreu um toque com Lance Stroll na partida, parece estar com problemas no seu RB Honda RBPT e 'cai' para 15.º; Hamilton passa o japonês e é agora 15.º.
3/51 - Lando Norris passa Yuki Tsunoda e é agora 11.º classificado, tem o rookie Oliver Bearman (Haas) à sua frente. Na cabeça da corrida não há alterações.
2/52 - Lance Stroll é forçado a ir à boxe, o Aston Martin tem um pneu furado; Lando Norris, que saiu do 16.º posto, já galgou quatro posições e está agora atrás de Yuki Tsunoda.
1.ª de 51 voltas - Bom arranque de Sergio Pérez, que passa Carlos Sainz e é agora terceiro classificado, Verstappen ultrapassa George Russell e posiciona-se no 5.º lugar; os da frente seguram as posições, com Charles Leclerc no comando.
Arranca o GP do Azerbaijão, os pilotos vão dar 51 voltas ao circuito citadino de Baku!
Os pilotos saem para a volta de formação, o GP do Azerbaijão começa dentro de instantes.
1?5?0?
The race start in Baku today marks another career milestone for Esteban Ocon #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/0Z9mN6oFGn
1.º Charles Leclerc (Ferrari) - 2.º Oscar Piastri (McLaren)
3.º Carlos Sainz (Ferrari) - 4.º Sergio Pérez (Red Bull)
5.º George Russell (Mercedes) - 6.º Max Verstappen (Red Bull)
7.º Fernando Alonso (Aston Martin) - 8.º Franco Colapinto (Williams)
9.º Alex Albon (Williams) - 10.º Oliver Bearman (Haas)
11.º Yuki Tsunoda (RB Honda RBPT) - 12.º Pierre Gasly (Alpine)
13.º Nico Hulkenberg (Haas) - 14.º Lance Stroll (Aston Martin)
15.º Daniel Riccardo (RB Honda RBPT) - 16.º Lando Norris (McLaren)
17.º Valtteri Bottas (Sauber) - 18.º Zhou Guanyu (Sauber)
Pit lane - Esteban Ocon (Alpine)
Pit lane - Lewis Hamilton (Mercedes)
With Lewis Hamilton starting from the pit lane due to a new power unit...
We've got a mixed up grid in Baku!
Bring. It. On! ??#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/NIp6juWRce
Lando Norris não conseguiu passar da Q1 e foi 17.º na qualificação. Vai hoje largar do 16.º lugar, mercê da penalização imposta a Hamilton. O britânico da McLaren cometeu um erro e foi contra um passeio, um sério revés na estratégia do segundo classificado do Mundial, que vai ter de galgar muitos lugares para se colocar entre os da frente.
Lewis Hamilton foi 7.º na qualificação, mas terá de sair do pitlane para esta corrida, devido à mudança de alguns componentes do seu Mercedes. O mesmo aconteceu com Esteban Ocon.
Only two drivers have ever converted pole into victory at Baku
Will Charles Leclerc make it three tomorrow? #F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/a6EUNjYFPu
Momento caricato em Singapura
Jornada inaugural marcada pelo ritmo interessante do Aston Martin de Fernando Alonso
Roscoe, o buldogue que acompanhou o piloto em várias corridas da Fórmula 1, morreu no fim de semana
Roscoe esteve "quatro dias em suporte de vida"
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Afastado das funções de treinador, o alemão de 58 anos continua muito atento ao futebol internacional