Corrida de sprint vai ser estreada este fim de semana em Silverstone

Corrida deste fim de semana conta com várias novidades no formato

• Foto: Reuters

A Fórmula 1 regressa este fim de semana a 'casa' com muitas novidades. O GP da Grã-Bretanha é o prémio mais antigo do calendário e, por essa razão, é um dos mais desejados pelos adeptos, principalmente este ano que contará com um novo formato: a Sprint Race - corrida de sprint.

Normalmente, os Grandes Prémios recebem os treinos livres às sextas-feiras, no sábado para além da última sessão de treinos livres, realiza-se a qualificação e, por fim, no domingo é a tão esperada corrida. Contudo, este fim de semana os fãs de Fórmula 1 poderão assistir a duas corridas: uma no sábado e outra no domingo.

O GP da Grã-Bretanha vai estrear uma nova forma de qualificação para a corrida de domingo, a corrida de sprint, que se vai realizar no sábado. Este novo formato leva a que passe a existir apenas duas sessões de treinos livres, uma na sexta-feira e outra no sábado, cada uma com 60 minutos.

Este novo formato assemelha-se ao já existente na Fórmula 2, ou seja, a qualificação passa a realizar-se na sexta-feira com a realização habitual da Q1, Q2 e Q3, passando a definir os lugares de partida para a corrida de sábado. A corrida de sprint consiste numa prova mais curta, ou seja, de 100 quilómetros (um terço do perscurso), no caso de Silverstone equivale a 17 voltas e durará cerca de 25/30 minutos.

Os pneus macios passam a ser obrigatórios na qualificação de sexta-feira, dessa forma, os pilotos poderão utilizar qualquer tipo de 'borracha' na corrida de domingo e na qualificação de sábado. Neste formato de sprint não é necessária a paragem nas boxes.

Outra das grandes novidades é que os três primeiros classificados de sábado vão pontuar - o vencedor receberá 3 pontos, o segundo 2 e, por fim, o terceiro 1. Por outro lado, a classificação desta corrida de sábado definirá a grelha de partida para a corrida de domingo que se mantém nos moldes tradicionais. Note-se que esta corrida 'intermédia' não contará com uma cerimónia no pódio, embora os pilotos recebam uma coroa de flores como era habitual nas corridas de Fórmula 1 há uns anos atrás.

Este novo formato, refira-se, será realizado em alguns Grandes Prémios selecionados ao longo do Mundial de Fórmula 1, podendo ainda contar com alterações após a realização do briefing habitual de Michael Masi, diretor da FIA, com os pilotos.

Este ano, Silverstone promete contar com muita emoção, principalmente, porque são esperados 140 mil adeptos por dia no circuito. O GP que se realiza no Reino Unido começa na sexta-feira com a sessão de treinos livres às 14h30 e a qualificação a começar às 18h. No sábado a segunda sessão de treinos livres começa às 12h e a corrida de sprint às 16h30. A corrida principal realiza-se no domingo às 15h.

Por Record
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Fórmula 1

Notícias

Notícias Mais Vistas