A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 disputa-se já no próximo fim de semana, no Japão.
1.º Max Verstappen (Red Bull), 374 pontos
2.º Sergio Pérez (Red Bull), 223 pontos
3.º Lewis Hamilton (Mercedes), 180 pontos
4.º Fernando Alonso (Aston Martin), 170 pontos
5.º Carlos Sainz (Ferrari), 142 pontos
6.º Charles Leclerc (Ferrari), 123 pontos
7.º George Russell (Mercedes), 109 pontos
8.º Lando Norris (McLaren), 97 pontos
9.º Lance Stroll (Aston Martin), 47 pontos
10.º Pierre Gasly (Alpine), 45 pontos
RACE CLASSIFICATION (LAP 62/62)
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
And breathe... #F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/xcn3B1azKl
Grande corrida em Singapura, certamente a mais empolgante da presente temporada. Até aqui tínhamos tido um domínio absoluto da Red Bull, mas nesta prova assistimos a uma luta acesa entre a Ferrari, a McLaren e a Mercedes.
É verdade que Carlos Sainz - que conquistou o segundo triunfo da carreira - andou sempre na frente mas, contrariamente a outros grandes prémios, aqui não houve lugar a bocejos. George Russell - que saiu da primeira linha da grelha - andou sempre a morder os calcanhares do Ferrari e fez uma corrida muito segura... até à última volta, quando embateu nas barreiras.
Tivemos dois 'safety car' em pista, um deles virtual, e isso acabou por ser determinante. No último, a Ferrari não foi às boxes e a Mercedes reentrou a precisar de ganhar terreno para voltar às posições, mas teve Lando Norris pela frente.
O piloto da McLaren colou-se no segundo lugar e resistiu, contra tudo e contra todos. Depois do azar de Russell, acabou por ser Lewis Hamilton a fechar o pódio.
E Verstappen? O bicampeão do Mundo saiu do 13.º lugar, no primeiro safety car chegou a ser segundo, mas minimizou os estragos e acabou por terminar a corrida na 5.ª posição.
CARLOS SAINZ WINS IN SINGAPORE!!!#SingaporeGP @ScuderiaFerrari pic.twitter.com/bd2MzhOFW6
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
62/62 - Sainz faz de tudo para fugir aos outros três e garantir a segunda vitória da carreira. Russell comete um erro e despista-se, acaba a corrida para o britânico da Mercedes. Temos bandeira amarela. Sainz vence, seguido por Norris e Hamilton. Verstappen acaba em 5.º.
61/62 - Tudo pode acontecer nestes últimos quilómetros de prova, Lando Norris defende-se muito bem dos ataques dos Mercedes.
60/62 - Russell ataca Norris mas o piloto da McLaren defende bem a segunda posição. Quem aproveita é Sainz, que vê tudo pelo retrovisor e tenta ganhar terreno.
59/62 - Bandeira amarela por breves instantes, Albon foi forçado a parar. Na frente continua a luta a quatro, com Sainz, Norris, Russell e Hamilton.
58/62 - Verstappen passa Gasly e é agora 6.º classificado, atrás de Charles Leclerc. Na frente continua a luta pelas posições do pódio.
57/62 - Verstappen cola-se a Pierre Gasly, mas para já não consegue ultrapassar o francês da Alpine.
56/62 - A corrida está ao rubro, vamos ver se Sainz mantém a liderança e o que fazem os dois Mercedes no ataque a Norris.
55/62 - Atenção que Lando Norris está coladinho a Carlos Sainz, será que o espanhol vai conseguir perder esta corrida nas últimas voltas depois de ter andado sempre na frente? Atrás seguem os dois Mercedes, com Russell e Hamilton.
54/62 - Hamilton ultrapassa Leclerc e é 4.º, neste momento temos os dois Mercedes atrás de Lando Norris e Carlos Sainz.
53/62 - Valtteri Bottas é forçado a parar, há bandeiras amarelas por breves instantes. George Russell ultrapassa Charles Leclerc e está agora na terceira posição o homem da Mercedes.
52/62 - George Russell, que ainda há pouco queria 'atacar' a liderança de Sainz, é agora quarto. Tem pela frente Leclerc e Lando Norris.
51/62 - Verstappen ultrapassa Liam Lawson e é agora 8.º o líder do Mundial.
50/62 - Estamos a 12 voltas do final e continuamos com o Ferrari de Carlos Sainz na frente. Lembramos que a Ferrari não parou aquando da entrada em cena do VSC, vamos ver como aguentam os pneus dos dois monolugares.
49/62 - Verstappen já é 9.º, está em cima de Liam Lawson, o piloto que rende o lesionado Daniel Ricciardo neste grande prémio.
48/62 - Verstappen ultrapassa Zhou e é agora 10.º. Está nos pontos.
47/62 - Ponto da situação
1.º Sainz
2.º Norris
3.º Leclerc
4.º Russell
5.º Hamilton
6.º Gasly
7.º Piasly
8.º Lawson
9.º Hulkenberg
10.º Zhou
11.º Verstappen
45/62 - Alonso troca os pneus que corre muito mal à Aston Martin. 25 segundos, uma eternidade! Recomeça a corrida e Norris é agoras segundo, atrás de Sainz. A Ferrari não parou durante o VSC.
44/62 - Há safety car virtual para retirar o carro de Ocon da pista. Isto é mau para a Red Bull, que tinha acabado de trocar os pneus dos seus dois monolugares. George Russell e Hamilton trocam os pneus.
43/62 - A Mercedes avisa George Russell que Norris já tem DRS e está na altura de começar a pressionar Carlos Sainz. Ocon pára à saída das boxes e há bandeiras amarelas.
42/62 - Alonso queixa-se do seu Aston Martin, diz que está "inconduzível".
41/62 - Verstappen troca os pneus numa paragem muito lenta, de 3 segundos; o holandês reentra no 15.º lugar.
39/62 - Esteban Ocon passa por Sergio Pérez, o mexicano é depois ultrapassado por Alonso e vai à box.
38/62 - Carlos Sainz avisa a Ferrari que pode andar um segundo mais rápido. Será um recado para George Russell? A Mercedes avisa o britânico e a resposta não se fez esperar: "Estou surpreendido que não tenha dito dois segundos"...
37/62 - Os quatro da frente seguem juntinhos; Alonso abre o DRS e passa Sergio Pérez, mas a eles junta-se Esteban Ocon e acaba por relegar o espanhol para o 9.º lugar.
35/62 - Esteban Ocon, que hoje faz 27 anos, está a travar um interessante duelo com Fernando Alonso na luta pelo 8.º lugar.
34/62 - Sergio Pérez parece estar a fazer de 'tampão' atrás de Verstappen, para dar espaço de manobra ao líder do Mundial mais à frente.
33/62 - Russell diz à Mercedes que quer ir "para a vitória", ou seja, quer atacar já Carlos Sainz. Da box dizem-lhe que todos querem o mesmo, ou seja, tem de ter mais paciência.
32/62 - Verstappen diz que parece que está a "pilotar sobre gelo". Está em 6.º o piloto da Red Bull, atrás de Leclerc e à frente do companheiro de equipa, Sergio Pérez.
31/62 - Lewis Hamilton está na peugada de Lando Norris, o antigo campeão do Mundo quer um lugar no pódio. Os quatro primeiros estão muito próximo uns dos outros.
30/62 - Na frente a Ferrari faz de tudo para manter Sainz na cabeça da corrida, Russell está a pouco mais de um segundo do espanhol. A Mercedes pede ao britânico que acautele os pneus.
28/62 - Definitivamente os Red Bull não estão na 'forma' de outros tempos... Verstappen é agora ultrapassado por Leclerc e 'cai' para a 6.ª posição.
27/62 - Hamilton leva a melhor sobre Verstappen e o bicampeão do Mundo desce ao 5.º lugar. Atrás do Red Bull o holandês tem agora o Ferrari de Charles Leclerc.
26/62 - Ponto da situação
1.º Sainz
2.º Russell
3.º Norris
4.º Verstappen
5.º Hamilton
6.º Leclerc
7.º Pérez
8.º Alonso
9.º Ocon
10.º Magnussen
25/62 - Verstappen é agora ultrapassado por Lando Lorris, está para já fora do pódio o líder do Mundial.
24/62 - George Russell passa Verstappen e é agora o homem da Mercedes quem pressiona Sainz.
23/62 - Este safety car e a ida às boxes baralhou completamente a corrida, Verstappen é segundo, com Russell em terceiro e Sergio Pérez em quarto. Leclerc caiu para 7.º. Alonso é penalizado em 5 segundos.
22/62 - O safety car está de saída mas ainda há pequenos pedaços de carbono na pista. Carlos Sainz pergunta qual é o plano, orque agora tem Verstappen nas costas.
21/62 - Continuamos com safety car em pista.
20/62 - O Williams de Sargeant deixou pequenos destroços na pista; entra o safety car. Quase toda a gente aproveita para trocar os pneus.
19/62 - A McLaren avisa Piastri que pode chover durante a corrida. Entretanto, há bandeiras amarelas devido a um despiste de Logan Sargeant.
18/62 - "Que preciso fazer para ganhar esta corrida?", pergunta George Russell ao seu engenheiro. "Continuar a pressionar a Ferrari", repondem-lhe da boxe.
17/62 - A Ferrari pede agora a Charles Leclerc que dentro de cinco voltas tenha 5 segundos de diferença para Carlos Sainz. A ideia será atrasar George Russell relativamente a Sainz para o espanhol poder parar e reentrar em primeiro após trocar os pneus?
16/62 - Ponto da situação
1.º Sainz
2.º Leclerc
3.º Russell
4.º Norris
5.º Hamilton
6.º Alonso
7.º Ocon
8.º Verstappen
9.º Magnussen
10.º Hulkenberg
15/62 - A Ferrari volta a avisar Leclerc para deixar uma margem de 3 segundos para Carlos Sainz; mais atrás George Russell aproxima-se do menegasco.
14/62 - Não se assistem a muitas ultrapassagens, este circuito citadino não é propício a isso... As atenções prometem centrar-se nas trocas de pneus.
13/62 - Charles Leclerc avisa a Ferrari que Carlos Sainz parece que está a andar mais devagar. Será mesmo? O monegasco é segundo, atrás do espanhol.
12/62 - Verstappen faz de tudo para chegar mais perto de Esteban Ocon, mas não está a ser fácil. O piloto da Red Bull é 8.º e está a 10 segundos e meio do líder, Carlos Sainz.
11/62 - A Mercedes diz a George Russell que a Ferrari "parece que vai sacrificar Leclerc"... A aposta parece ser mesmo na vitória de Carlos Sainz em Marina Bay.
10/62 - A Ferrari pede a Charles Leclerc para se afastar 3 segundos de Carlos Sainz!! Qual será a estratégia da 'scuderia' nesta fase da prova?
9/62 - Max Verstappen segue a um segundo e meio de Esteban Ocon, está de olho no 7.º lugar o bicampeão e atual líder do Mundial. Sergio Pérez, por sua vez, é nesta altura 13.º, atrás de Lawson.
8/62 - Lando Norris é nesta altura um dos pilotos mais rápidos em pista, mas continua em 4.º o piloto da McLaren, atrás de George Russell (Mercedes).
7/62 - Ponto da situação
1.º Sainz
2.º Leclerc
3.º Russell
4.º Norris
5.º Hamilton
6.º Alonso
7.º Ocon
8.º Verstappen
9.º Magnussen
10.º Hulkenberg
6/62 - Verstappen é agora 8.º classificado, depois de ultrapassar o Haas Kevin Magnussen. Está agora atrás de Esteban Ocon.
5/62 - Os comisários esclarecem que Hamilton não cometeu nenhuma ilegalidade no arranque e termina a investigação.
4/62 - Nesta altura temos os dois Ferrari na frente, seguidos pelos dois Mercedes e pelo McLaren de Lando Norris. Entretanto, Tsunoda abandonou com um furo e garante a a culpa foi é de Sergio Pérez.
3/62 - Zhou Gouanyu é o primeiro a trocar de pneus e calça duros. Lando Norris queixa-se do arranque de Hamilton e exige que o britânico lhe devolva a posição. A direção da corrida analisa o sucedido.
2/62 - Yuki Tsunoda acaba por abandonar a corrida; na frente Carlos Sainz continua na liderança, seguido pelo companheiro de equipa, Charles Lecerc, logo atrás.
1.ª de 62 voltas - Carlos Sainz arranca bem, George Russell nem por isso. O piloto da Mercedes acaba por ser ultrapassado por Charles Leclerc, temos dois Ferrari na frente! Nesta altura temos Hamilton em terceiro e Russel em quarto. Mais atrás, Verstappen sobe ao 10.º lugar. Yuki Tsunoda pára na curva 14 e há bandeiras amarelas.
Começa o GP de Singapura, vamos ter 62 voltas ao circuito citadino de Marina Bay!
Os pilotos saem para a volta de aquecimento. O GP de Singapura começa dentro de instantes.
We pause for a minute’s silence to remember the victims of the natural disasters in Morocco and Libya#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/uI2R4zxTHe
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
Only the 11th driver to start 250 races
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
Congratulations @SChecoPerez #F1 pic.twitter.com/hkVuU4VqF0
Joyeux Anniversaire @OconEsteban
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
See you out on track later pic.twitter.com/P6JNxLt6Qr
Depois do aparatoso acidente sofrido durantye a qualificação, a Aston Martin informou esta manhã que Lance Stroll não vai alinhar na corrida de hoje.
Singapore Grand Prix statement.
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) September 17, 2023
A pole position foi para Carlos Sainz (Ferrari), que a seu lado na primeira linha da grelha vai ter o Mercedes de George Russell. Com os Red Bull colocados a meio do 'pelotão', será que vamos ter um novo vencedor no Mundial deste ano?
Sunday's revised grid*
— Formula 1 (@F1) September 17, 2023
*Zhou starts from the pit lane, Stroll is withdrawn >> https://t.co/x9RYSVYrWx#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/pKHtGV5aVM
A Red Bull sentiu problemas em Singapura, tanto nos treinos de sexta-feira como na qualificação. Ontem, Max Verstappen e Sergio Pérez não conseguiram passar à Q3 e vão largar do meio da grelha, dos 11.º e 13.º lugares, respetivamente. Lembramos que todas as corridas disputadas esta época no Mundial de Fórmula 1 foram ganhas pela Red Bull - Max totaliza 12 triunfos, 10 deles consecutivos, e Pérez os outros dois -, vamos ver o que acontece esta tarde (em Portugal)/noite (em Singapura).
First time since 2018 neither of the Bulls have been in Q3 #SingaporeGP #F1 pic.twitter.com/1jZyu4EjNB
— Formula 1 (@F1) September 16, 2023
Boa tarde, seja bem vindo ao direto da corrida de Fórmula 1 do Grande Prémio de Singapura, que se disputa a partir das 13 horas portuguesas no circuito citadino de Marina Bay. Desta vez não temos nenhum Red Bull nas primeiras linhas da frente e a corrida promete!
Chefe de equipa da Red Bull diz, em entrevista à 'Sky Sports', que a equipa só pensa em manter sequência de vitórias na Fórmula 1
Mulher do diretor da Mercedes é diretora-executiva da F1 Academy
Áustria, Estados Unidos, Brasil e Qatar serão as outras quatro etapas
Shohei Ohtani ruma aos Los Angeles Dodgers
Jorge Gómez, de 42 anos, é acusado de abusar das atletas no seu apartamento
Exerce a função nas camadas jovens do emblema das Caldas da Rainha
Internacional argentino fez revelação numa entrevista à revista à ‘Time’