Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
53/53: Termina o Grande Prémio de Itália, em Monza. Vitória para Max Verstappen, a terceira da temporada para o tetracampeão mundial de Fórmula 1. O n.º1 da Red Bull largou da pole position, chegou a perder a liderança para Lando Norris, mas depois voltou a reconquistá-la com todo o mérito - foi o melhor em pista hoje. Dia 'não' da McLaren que, a quatro voltas do final, decidiu levar os dois carros às boxes para a troca de pneus, numa altura em que Lando Norris era 2.º classificado e Oscar Piastri era 3.º colocado. O australino, atual líder do Mundial de F1, foi o primeiro a ser chamado, numa paragem sublime. O mesmo não se pode dizer da paragem de Lando Norris, que perdeu demasiado tempo e acabou por regressar à pista atrás do companheiro de equipa. Apesar de não ter tido qualquer inferferência nesse episódio, Oscar Piastri recebeu indicação da equipa, via rádio, para ceder a posição ao companheiro de equipa. E foi o que o australiano fez, recebendo de seguida luz verde para atacar o 2.º lugar, desde que não comprometesse o resultado da equipa este fim de semana. A verdade é que o 81 da McLaren não conseguiu ultrapassar Lando Norris até ao final e terminou no 3.º lugar.
Quanto a Max Verstappen, coloca um ponto final no jejum de vitória que já durava desde a ronda 7 do campeonato. A última vitória que o holandês tinha alcançado esta temporada havia sido conquistada no Grande Prémio de Emilia Romagna, também em Itália, em 18 de maio. O tetracampeão mundial iguala Michael Schumacher e Lewis Hamilton com 8 vitórias em Itália.
53/53: Max Verstappen entra na última volta do GP de Itália e prepara-se para vencer a corrida.
51/53: Verstappen é avisado sobre troca de posições nos McLaren e atira: "Só porque tiveram uma paragem lenta nas boxes?". O holandês riu-se na comunicação via rádio.
50/53: Três voltas de qualificação para os dois McLaren. Norris e Piastri lutam entre si pelo 2.º lugar no GP de Itália, cuja vitória já não deverá fugir a Max Verstappen.
49/53: Max Verstappen tem neste momento 18 segundos de vantagem sobre Piastri, que está no 2.º lugar. Entretanto, Piastri recebe indicação da equipa para deixar Lando Norris passar em pista. Depois, os dois pilotos estão livres de lutar pelo 2.º lugar, desde que não comprometam o resultado da equipa.
47/53: Pit stop de Lando Norris foi um fracasso e o britânico sai atrás... de Oscar Piastri. A equipa tinha comunicado a Oscar Piastri que não haveria 'under cut' a Lando Norris... mas um erro nas boxes trocou as voltas à McLaren.
46/53: Piastri foi o primeiro dos McLaren a ir às boxes. O australiano, atual líder do campeonato, reentra na pista no 3.º lugar, a cerca de 17 segundos de Max Verstappen, em 2.º. O carro 81 da McLaren colocou um conjunto de macios.
44/53: Oscar Piastri continua a melhorar os seus tempos em relação a Lando Norris e encurta as distâncias para o companheiro de equipa para os 3,6 segundos. É importante referir que os dois McLaren ainda não foram às boxes, já Max Verstappen, que segue em 3.º, já parou para trocar os conjuntos de pneus.
42/53: Lewis Hamilton está em modo 'Hammer Time' e sobe ao 6.º lugar. Entretanto, Verstappen volta a estabelecer a volta mais rápida da corrida. O holandês é neste momento 3.º classificado, atrás dos dois McLarens, que ainda não foram às boxes.
41/53: Acidente entre Sainz e Bearman. O espanhol é neste momento 14.º classificado, enquanto que o britânico é 15.º. Entretanto, Lewis Hamilton leva a melhor sobre Lance Stroll na reta da meta e sobe ao 8.º lugar. Bortoleto 'imita' o 44 da Ferrari e também ultrapassa Pierre Gasly, subindo ao 11.º posto.
40/53: Kimi Antonelli volta a fazer uma boa ultrapassagem e chega ao 10.º lugar, o último de acesso aos pontos. O francês Pierre Gasly, que recentemente renovou contrato com a Alpine, foi a vítima do jovem italiano da Mercedes.
39/53: Lewis Hamilton também faz uma boa paragem nas boxes e regressa à pista no 9.º lugar, atrás de Lance Stroll (8.º) e à frente de Pierre Gasly (10.º).
38/53: Verstapen é o primeiro a parar. Paragem de 2,3 segundos e um conjunto de duros no carro número 1. Lando Norris lidera por enquanto o GP de Itália, mas ainda precisa de ir às boxes.
36/53: Verstappen 'responde' e faz o melhor 3.º setor da corrida. Entretanto, Charles Leclerc faz a melhor volta da corrida até ao momento, na primeira tentativa com os duros.
35/53: Lando Norris consegue diminuir a vantagem para Max Verstappen em cerca de 1 segundo. O britânico da McLaren está neste momento a 5,4 segundos do holandês da Red Bull. Entretanto, George Russell levou a melhor sobre Lance Stroll no final da reta da meta e subiu ao 8.º lugar da corrida.
34/53: Afinal, é Charles Leclerc o primeiro dos Ferrari a entrar nas boxes. O monegasco entrou de forma muito ríspida no pit lane e poderá até ser penalizado. Poderá ter dito aqui adeus ao 4.º lugar...
33/53: Lewis Hamilton vai perdendo tempo para Charles Leclerc. Talvez o britânico seja o primeiro do top-5 a ir às boxes para colocar um novo conjunto de pneus. Entretanto, Hadjar colocou um novo conjunto de médios novos no seu RB. Russell, que segue em 9.º, mantém a melhor volta da corrida.
31/53: Perspetiva para tentar saber quem dos 3 primeiros irá primeiro às boxes para trocar pneus. Entretanto, Albon (Williams) está neste momento num fantástico 6.º lugar.
30/53: Lewis Hamilton faz a sua melhor volta na corrida. O britânico da Ferrari está neste momento no 5.º lugar, atrás do companheiro de equipa Charles Leclerc (6.º). Os dois pilotos da Ferrari ainda não foram às boxes. George Russell fez, à terceira volta com duros, a melhor volta da corrida. Entretanto, Antonelli recebeu um aviso de bandeiras branca e preta.
28/53: Russell é o primeiro a parar do grupo da frente. O piloto da Mercedes colocou um conjunto de pneus duros e entra em pista no 12.º lugar, à frente de Franco Colapinto (Alpine) e atrás de Isack Hadjar (RB).
26/53: Fernando Alonso abandona a corrida após um problema na suspensão dianteira, que partiu. Espanhol da Aston Martin estava a fazer uma corrida muito interessante, tendo em conta o desempenho que o carro tem tido esta temporada.
25/53: Lewis Hamilton continua a retirar algumas décimas à distância para Russell. O piloto da Ferrari está neste momento a 1,7 segundos do 63 da Mercedes. Entretanto, Piastri está numa terra de ninguém, a 6 segundos de Norris e com 6 segundos de vantagem sobre Leclerc. Russell tenta aproximar-se do monegasco, que está a 3,4 segundos.
23/53: Verstappen já leva 6 segundos de vantagem sobre Lando Norris. Mais atrás, Piastri está a 6 segundos do companheiro de equipa e com 5 segundos de vantagem sobre Charles Leclerc, que segurou a ameaça de George Russell (5.º). Lewis Hamilton está a encurtar distâncias para o ex-companheiro de equipa na Mercedes - está a cerca de 1,9 segundos do 63.
21/53: Fernando Alonso e a Aston Martin levaram a melhor na jogada das boxes com Bortoleto e a Kick Sauber. O espanhol é neste momento 15.º classificado virtual, com o brasileiro na 17.ª posição em pista.
20/53: Tsunoda é o primeiro dos Red Bull a ir às boxes para evitar o undercut de Bearman. Inicialmente, o japonês conseguiu porque saiu das boxes primeiro que o britânico, mas depois o 'rookie' da Haas levou a melhor, fruto da temperatura nos pneus duros.
19/53: Bearman é o primeiro a ir às boxes para trocar de pneus. Jovem da Haas montou um conjunto de pneus duros.
18/53: Kimi Antonelli 'mergulha' no final da reta da meta e conquista a posição que pertencia a Yuki Tsunoda (Red Bull), subindo à 9.ª posição em pista. Segue-se o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin).
15/53: Verstappen já construiu uma distância de 4 segundos para Lando Norris. O holandês está a voar em Monza! George Russell continua a ameaçar o 4.º lugar de Charles Leclerc, que tem sentido dificuldades para manter o ritmo do seu Ferrari. Através do rádio, Leclerc recebe elogios: "O que estás a fazer é ótimo", ouviu o piloto monegasco.
14/53: Mini comboio na luta pelo 8.º lugar. Fernando Alonso leva a melhor, mas tem Tsunoda (9.º) e Kimi Antonelli (10.º) no seu encalce.
13/53: Lewis Hamilton continua a aumentar a vantagem sobre Bortoleto (7.º). O sete vezes campeão do mundo, que está a cumprir a primeira temporada com os tiffosi, está atrás do antigo companheiro de equipa na Mercedes, George Russell. O mais jovem dos britânicos leva 2,3 segundos de vantagem sobre o 44 da Ferrari.
12/53: Max Verstappen continua a distanciar-se de Lando Norris. O holandês já leva 3,6 segundos de vantagem sobre o britânico da McLaren. Teremos nova vitória do tetracampeão? Max Verstappen já não vence uma corrida há 8 provas consecutivas...
9/53: Verstappen continua a carregar no acelerador e já leva 2,5 segundos de vantagem sobre Lando Norris. Atrás, George Russell (Mercedes) está neste momento mais perto de 'assaltar' o 4.º posto de Charles Leclerc. O britânico está a cerca de 4 décimas do monegasco.
Atrás, Lewis Hamilton alcançou mais uma ultrapassagem e vai em 6.º lugar. O brasileiro Bortoleto está neste momento no 7.º lugar.
Entretanto, Esteban Ocon (Alpine) foi punido com 5 segundos após um incidente com Lance Stroll (Aston Martin) na curva 4.
8/53: Verstappen está com um ritmo incrível e já lidera com mais de 2 segundos. Lando Norris mantém-se no 2.º lugar em pista, com Oscar Piastri no 3.º lugar.
6/53: Isto está animado! Oscar Piastri volta a levar a melhor sobre Charles Leclerc e regressa ao 3.º lugar em pista. Atrás, Lewis Hamilton - a par de Liam Lawson - já subiu três posições e ocupa neste momento o 7.º posto, atrás de Bortoleto (6.º). Russell é 5.º classificado.
4/53: Verstappen volta a conquistar a liderança da corrida. Lando Norris com dificuldades para manter a perseguição ao holandês, que está neste momento a pouco mais de 1 segundo de diferença. Piastri continua a ameaçar o 3.º lugar de Charles Leclerc. O australiano, atual líder do Mundial, é neste momento 4.º classificado. Mais atrás, grande surpresa para o facto de Bortoleto estar no 6.º posto.
2/53: Max Verstappen devolveu a posição a Lando Norris, que assume assim a liderança da corrida. Na sequência desta mudança na frente, Charles Leclerc conseguiu voltar a levar a melhor sobre Oscar Piastri, que volta ao 4.º lugar. Através da comunicação via rádio com a equipa, o australiano alertou para o facto de o monegasco ter alegadamente mudado de direção durante a travagem para a curva.
1/53: Grande arranque de Charles Leclerc, que sobe ao 3.º lugar, deixando Piastri no 4.º lugar. Lá na frente, Max Verstappen levou Lando Norris para a relva, impedindo o britânico de ganhar o espaço interior na curva 1. Holandês segue, assim, na liderança da corrida. O atual tetracampeão recebeu indicação para devolver a posição a Lando Norris.
1/53: Arranca o GP de Itália!
Atualização de última hora na grelha de partida para o Grande Prémio de Itália, em Monza. Isack Hadjar (RB) e Pierre Gasly (Alpine) vão largar do pit lane.
Isack Hadjar tinha sido 16.º classificado na sessão de qualificação de ontem, enquanto Pierre Gasly tinha alcançado o 19.º tempo. Assim, Stroll (16.º) e Colapinto (17.º) sobem uma posição. Liam Lawson mantém a 20.ª e última posição. Isack Hadjar sairá à frente de Pierre Gasly.
Boa tarde! Seja bem-vindo(a) ao acompanhamento em direto do Grande Prémio de Itália em Fórmula 1. A 16.ª prova do calendário da categoria em 2025 tem início agendado para as 14 horas de Lisboa.
Max Verstappen, atual tetracampeão mundial de Fórmula 1, irá partir da pole position, depois de ontem ter dado espetáculo no Autodromo Nazionale di Monza. Lando Norris irá largar ao lado do piloto holandês da Red Bull, com o outro McLaren, que pertence ao atual líder do Mundial Oscar Piastri, a partir da 3.ª posição da grelha. Ao lado do australiano estará o monegasco Charles Leclerc, o n.º16 da Ferrari.
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United