O piloto britânico da McLaren estabeleceu o melhor tempo na derradeira tentativa de uma volta rápida, batendo Verstappen (Red Bull) por 0,020 segundos
Lando Norris (McLaren) conquistou este sábado a segunda 'pole position' da carreira ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, 10.ª ronda da temporada.
O piloto britânico estabeleceu o melhor tempo na derradeira tentativa de uma volta rápida, batendo Max Verstappen (Red Bull) por 0,020 segundos, com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) em terceiro, já a 0,318 segundos.
Esta é a segunda 'pole position' conquistada por Norris na sua carreira, primeira da temporada. A anterior tinha sido conseguida na Rússia, em 2021.
"Estou superfeliz. Esta é uma das minhas melhores 'pole positions', apesar de não ter muitas", brincou o britânico no final.
George Russell (Mercedes) foi o quarto classificado, seguido dos dois Ferrari. Desde a vitória de Charles Leclerc em casa, no Mónaco, que o ritmo dos carros italianos tem sofrido um retrocesso, mas, ainda assim, o monegasco foi o quinto, batendo o companheiro de equipa, Carlos Sainz.
"Desde Miami temos estado muito fortes. Foi a volta perfeita", resumiu Norris.
Max Verstappen ainda ameaçou, ao estabelecer claramente o melhor tempo na segunda fase da qualificação (Q2), mas Lando Norris acabaria por arrebatar a 'pole' na parte final.
"Temos sentido alguma dificuldade em encontrar o equilíbrio do carro. Mas estou contente com o este resultado para amanhã [domingo]", frisou o tricampeão mundial.
Pierre Gasly (Alpine), Sergio Pérez (Red Bull), Esteban Ocon (Alpine) e Oscar Piastri (McLaren) fecharam os restantes lugares no top 10, respetivamente.
Max Verstappen chega a esta ronda na liderança do campeonato, com 194 pontos. Leclerc é segundo, com 138.
A irritação do espanhol em Singapura mereceu finalmente um 'toque' do britânico
Acordo alcançado entre as duas partes impede que todos os conteúdos trocados entre ambos seja divulgado em tribunal
Britânico da Mercedes vence a 5.ª corrida da carreira, a 2.ª da temporada. 'Papaia laranja' celebra 10.º Mundial da sua história
Holandês reclamou do britânico e este não teve papas na língua
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid