Lewis Hamilton dá-se bem com o traçado do autómodro de Montreal, onde este domingo ganhou pela sexta vez na carreira o Grande Prémio de Fórmula 1 do Canadá, dominando a corrida do princípio ao fim.
O piloto inglês da Mercedes soma assim o seu terceiro triunfo na temporada, sendo acompanhado no pódio canadiano pelo finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipa, e pelo australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).
A prova começou atribulada, com toques que atiraram para fora da corrida o espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso) e o brasileiro Felipe Massa (Williams) logo na primeira volta. Quanto ao holandês Max Verstappen (Red Bull), abandonou na volta 1 com problemas de motor.
Hamilton, triplo campeão do Mundo, deu em Montreal um festival de estratégia, com uma paragem apenas. "Há dez anos fiz aqui a minha primeira 'pole' e a minha primeira vitória, reviver isso é incrível", disse.
Boa prova fez o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), atirado para os últimos lugares com os problemas do arranque, quando teve de mudar o 'aileron'.
Recuperou muito e na última volta 'arrancou' o quarto lugar ao mexicano Sergio Pérez (Force India), quinto à frente do seu companheiro de equipa, o francês Esteban Ocon.
O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o alemão Nico Hülkenberg (Renault), o canadiano Lance Stroll (Williams) - estreia nos pontos - e o francês Romain Grosjean (Haas) fecharam o top-10.
O espanhol Fernando Alonso (McLaren-Honda) partiu o motor na última volta, falhando assim os primeiros pontos da época.
Com os 12 pontos da prova deste domingo, Vettel conserva o primeiro lugar no Mundial de pilotos, agora com 141 pontos. Hamilton somou 25 e aproximou-se, totalizando agora 129.