Holandês vence pela primeira vez na carreira as duas primeiras provas do calendário. Pérez e Lelcerc (volta mais rápida) fecham o pódio em Jeddah
RACE CLASSIFICATION (LAP 50/50)
Win #56 for Max, podium #100 #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/bE8BLxA9lp
Who else could it be?! @OllieBearman is your #F1DriverOfTheDay #F1 #SaudiArabianGP @salesforce pic.twitter.com/6PTzrvblhP
As declarações de Max Verstappen no final da corrida, após ter vencido o GP da Arábia Saudita:
"Foi um fim de semana fantástico para toda a equipa, especialmente para mim. Nas últimas voltas, com os pneus mais frios, foi um pouco escorregadio, mas mantivemos o bom ritmo."
As palavras de Leclerc sobre a exigência física do traçado de Jeddah
"Sim, é definitivamente uma das corridas mais difíceis a níveis físicos do ano."
As declarações de Sergio Pérez no final da corrida, após ter sido 2.º classificado no GP da Arábia Saudita:
"Definitivamente fizemos bons progressos. Tivemos um bom começo, mas o Charles Leclerc ripostou e guardou a posição [no início]. Mas foi uma boa luta. No final de contas, foi um bom dia para a equipa. Temos de manter este momento. Demos um passo à frente em relação ao que fizemos no Bahrain."
A penalização de 5 segundos após momento com Alonso na via das boxes
"Foi uma pena termos sido penalizados, mas felizmente o castigo não afetou o nosso resultado."
As declarações de Charles Leclerc no final da corrida, após conquistar o 3.º lugar no GP da Arábia Saudita:
"Tínhamos um bom ritmo, até porque conseguimos no final a melhor volta da corrida. Os Red Bull continuam a ser mais rápidos, mas nós conseguimos somar o maior número de pontos possíveis, então estou satisfeito."
As exigências do traçado saudita"Esta é uma das corridas mais difíceis do ano, principalmente para o nosso pescoço porque há várias curvas de alta velocidade."
A estreia de Bearman, com um 7.º lugar"Esteve incrível hoje. Foi 7.º na sua estreia na Fórmula 1, creio que é apenas uma questão de tempo até ele chegar à Fórmula 1."
50/50 - Verstappen conquista o Grande Prémio da Arábia Saudita e o pódio n.º 100 na Fórmula 1, ficando a apenas três de igualar Kimi Räikkönen no 6.º lugar dos pilotos com mais presenças nos pódios. Bearman estreia-se com um 7.º lugar na sua primeira corrida na F1.
49/50 - Estamos a apenas uma volta do final e mantém-se tudo igual.
48/50 - Hamilton está cada vez mais longe da distância mínima de ativação de DRS. Assim sendo, o experiente piloto britânico deverá terminar no 9.º lugar, atrás de Lando Norris (8.º) e do estreante Bearman (7.º). Lá na frente, Verstappen prepara-se para somar a segunda vitória consecutiva esta temporada.
47/50 - A distância entre Russell e Alonso aumenta ligeiramente e tudo indica que o espanhol conseguirá terminar entre o top-5. Mais atrás, Bearman está a fazer um trabalho fantástico e mantém o 7.º lugar na sua corrida de estreia, à frente do McLaren de Lando Norris (8.º) e do Mercedes de Lewis Hamilton (9.º). Hülkenberg (Haas) segue no último lugar pontuável.
46/50 - Lewis Hamilton bem tentou no final da reta da meta, mas Lando Norris entregou-lhe apenas o lado direito da pista (a primeira curva é para a esquerda).
45/50 - Verstappen faz gestão até ao final da corrida. O holandês diminuiu o ritmo, uma vez que Sergio Pérez está a 6.9s e muito dificilmente ameaçará a liderança do seu companheiro de equipa. Leclerc, que segue em terceiro, está a 12s do mexicano.
44/50 - Alexander Albon ultrapassa Esteban Ocon e sobe ao 12.º lugar da classificação. Entretanto, Lewis Hamilton mantém a volta mais rápida em pista. Contudo, a manter este ritmo, o britânico - tal como Lando Norris - não conseguirão apanhar o estreante Bearman (Ferrari), que prepara-se para pontuar pela Ferrari.
43/50 - George Russell vem melhorando o ritmo em comparação com Fernando Alonso (5.º), que está à sua frente em pista. Contudo, o espanhol poderá estar a regenerar para atacar quando for preciso...
42/50 - Bearman é informado que será apanhado por Lando Norris se continuar com este ritmo.
41/50 - Lando Norris é notificado de que não poderá voltar a ziguezaguear em pista. Caso volte a repetir, o britânico será punido.
40/50 - Faltam 10 voltas para o final da corrida em Jeddah. Entretanto, a direção de corrida informa que está a analisar um ziguezaguear de Lando Norris na reta. Recorde-se que o britânico está imediatamente à frente de Lewis Hamilton. Mais à frente, George Russell está a 1.2s do 5.º lugar, que é neste momento ocupado pelo espanhol Fernando Alonso.
39/50 - Lewis Hamilton aproveita o facto de ter um novo conjunto de macios e estabelece a melhor volta em pista. Entretanto, Max Verstappen também foi às boxes trocar para um conjunto de duros. Mais atrás, Bearman está com um bom ritmo, mas a ultrapassagem sobre George Russell ainda está longe.
38/50 - Fernando Alonso informa a equipa que deu "um beijinho na parede" na curva 9, mas que está "tudo bem" com o seu Aston Martin. O espanhol até se riu pelo momento... Entretanto, Lando Norris também vai pela primeira vez às boxes e coloca macios, como os Mercedes. No regresso à pista, o britânico da papaia aguentou a posição, mas Hamilton está mais perto depois da paragem de 4.1s do McLaren.
37/50 - Verstappen vai aumentando ligeiramente a vantagem sobre Pérez (+7.9s), que também segue com um bom ritmo rumo ao segundo lugar no GP da Arábia Saudita. Entretanto, Lewis Hamilton vai finalmente às boxes e são colocados quatro pneus macios no 44 da Mercedes que vai tentar um último ataque aos McLaren.
36/50 - Lando Norris, Lewis Hamilton e Zhou continuam a ser os três pilotos que ainda não foram às boxes.
35/50 - Piastri consegue finalmente ultrapassar Hamilton no final da reta da meta, mas alarga-se demasiado e sai dos limites de pista. O australiano terá de ceder a sua posição novamente ao britânico da Mercedes, que se prepara para ir às boxes a qualquer momento.
34/50 - Sergio Pérez também está com um bom ritmo e tem neste momento uma vantagem de 10 segundos para Charles Leclerc. Mesmo que não cumpra a punição de 5 segundos, o mexicano da Red Bull não perde a vice-liderança da corrida. Tudo aponta para termos dois Red Bull no pódio do Circuito Urbano de Jeddah.
33/50 - Lewis Hamilton continua a defender-se de Oscar Piastri (McLaren) e mantém, para já, o 5.º lugar na classificação. Entretanto, Alexander Albon ultrapassa Yuki Tsunoda e sobe ao 14.º lugar na grelha.
32/50 - Lando Norris é informado pela equipa que deverá avançar para o Plano A. Ou seja, colocar pneus macios e avançar pelo meio do pelotão. O britânico concorda, mas diz que a ida às boxes terá de esperar...
31/50 - Daniel Ricciardo (Visa Cash App RB) demora uma eternidade nas boxes e 'cai' para o 17.º lugar no regresso à pista.
30/50 - Estamos a 20 voltas do final e Verstappen lidera neste momento com 7.5s de vantagem sobre Sergio Pérez, que ainda não cumpriu a punição de 5 segundos. Atrás do mexicano mantém-se Leclerc (Ferrari), assim como Lando Norris (McLaren) e Lewis Hamilton (Mercedes). Oscar Piastri segue atrás do britânico com DRS, mas sem conseguir ultrapassá-lo.
29/50 - Muitas movimentações na luta pelos últimos lugares que dão acesso aos pontos.
28/50 - Apesar de estar nos pontos, a 'escalada' de Bearman na classificação parece estar neste momento suspensa. O britânico da Ferrari mantém-se no 9.º lugar, à frente de Magnussen (Haas) e atrás de George Russell (Mercedes).
27/50 - Ainda vamos no início da segunda metade da corrida, mas tudo indica que Max Verstappen se encaminha para somar a segunda vitória da temporada (em duas provas realizadas)... Sergio Pérez está a 7.1s do companheiro de equipa, mas tem uma punição de 5 segundos para cumprir (ou para adicionar ao seu tempo no final da corrida). Entretanto, Charles Leclerc mantém o 3.º lugar, seguido por Lando Norris (4.º) e Lewis Hamilton (5.º).
26/50 - McLaren informa Lando Norris que terá de aguentar-se mais tempo em pista. O pior é que Charles Leclerc continua a aproximar-se do carro papaia e está neste momento a 8 décimas do britânico.
25/50 - Está cumprida a primeira metade da corrida na Arábia Saudita e Max Verstappen continua a... melhorar o tempo da volta mais rápida. Entretanto, a McLaren comunica a Oscar Piastri que Lewis Hamilton está a mover-se no momento da travagem e que vai informar a direção de corrida.
24/50 - Batalha entre Lewis Hamilton e Oscar Piastri está bastante divertida. O australiano continua a aproximar-se muito da traseira do 44 da Mercedes, mas sem conseguir ultrapassá-lo. A troca de posições entre ambos em pista poderá estar para breve...
23/50 - Leclerc vai-se aproximando, ainda que lentamente, do carro de Lando Norris. O monegasco está neste momento a 1.1s do britânico da McLaren. Atrás, Hamilton vai conseguindo aguentar os constantes ataques de Oscar Piastri (6.º).
22/50 - Kevin Magnussen novamente punido com 10 segundos, agora por ultrapassar para lá dos limites de pista. No total, já são 20 segundos de penalização para o piloto dinamarquês da Haas. É uma corrida... a andar para trás.
21/50 - Kevin Magnussen com uma corrida para esquecer. O dinamarquês recebe alertas sobre ter novamente ultrapassado os limites de pista.
20/50 - Verstappen aumenta ligeiramente a vantagem para o companheiro de equipa Sergio Pérez. O holandês lidera agora o GP da Arábia Saudita com 6s de vantagem sobre o mexicano, que está com 3.6s de vantagem sobre Lando Norris. Leclerc ocupa a 4.ª posição, enquanto que Lewis Hamilton fecha o top-5.
19/50 - Bearman (Ferrari) e Hülkenberg (Hass) vão trocando de posições, entre o 9.º e 10.º lugar.
18/50 - Pérez está neste momento a 5.4s de Max Verstappen. Contudo, com a punição de 5s cairia neste momento para o 4.º lugar, atrás de Lando Norris e Charles Leclerc. Mais atrás, Oscar Piastri mantém a perseguição a Lewis Hamilton e está a 4 décimas do britânico da Mercedes.
17/50 - Lewis Hamilton diz que os McLaren têm melhor velocidade de ponta do que os Mercedes, afirmando que será difícil manter uma posição de vantagem sobre os papaia. Piastri está imediatamente atrás do britânico em pista. Entretanto, Sergio Pérez ultrapassa Lando Norris e é neste momento segundo colocado.
16/50 - Sergio Pérez punido com 5 segundos por 'Unsafe Release' na zona das boxes. Entretanto, Kevin Magnussen (Haas) também é punido... com 10 segundos, após colisão com Alexander Albon (Williams).
15/50 - Fernando Alonso apela ao Plano B da Aston Martin, afirmando que a concorrência está "claramente noutra liga".
LAP 14/50
Get in there @OllieBearman
He's get past Zhou and into the top 10! #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/7UGwDD7iMO
13/50 - Max Verstappen ultrapassa Lando Norris e estabelece a melhor volta da corrida. Entretanto, Lewis Hamilton aproxima-se de Sergio Pérez, que ocupa neste momento o 3.º lugar.
12/50 - Sergio Pérez sob investigação após situação com Fernando Alonso na zona das boxes. Punição para o mexicano da Red Bull em perspetiva.
LAP 11/50 CLASSIFICATION
Norris, who hasn't pitted, leads!
Stroll and Gasly (who retired shortly after the race started) are out ?#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/tcRkt8v6fN
10/50 - Lando Norris arranca e preserva a liderança do GP da Arábia Saudita. Max Verstappen mantém uma distância menos a 1s para o britânico da McLaren. Hamilton (3.º) está neste momento a 1.5s do carro papaia.
9/50 - Safety Car vai sair de pista e o GP da Arábia Saudita vai 'recomeçar'.
8/50 - Lewis Hamilton também optou por não trocar de pneus e ocupa neste momento o 3.º lugar na corrida, atrás de Max Verstappen. Zhou (Kick Sauber) e Hülkenberg (Haas) foram os outros dois pilotos que não foram às boxes.
Entretanto, na 'loucura' da via das boxes, Fernando Alonso ficou muito perto de bater no Red Bull de Sergio Pérez.
7/50 - Muitas movimentações na zona das boxes. As equipas aproveitam a entrada do Safety Car em pista para irem mudar para novos conjuntos de pneus. Lando Norris foi dos poucos pilotos que optou por não rumar às boxes e lidera neste momento o Grande Prémio da Arábia Saudita.
6/50 - Lance Stroll bate contra as barreiras e também abandona. Há bandeiras amarelas em pista e o safety car vai entrar em ação. O canadiano da Aston Martin bateu no muro quando se preparava para curvar à esquerda, mas acabou por danificar a roda da frente esquerda e embater de frente no muro.
5/50 - Entretanto, confirmada a desistência de Pierre Gasly. Alpine tem apenas um carro em pista, nas mãos de Esteban Ocon, que para já ocupa a 16.ª posição da tabela. Lá na frente, Max Verstappen estabelece a volta mais rápida, mas Pérez mantém a distância de 2.5s para o seu companheiro de equipa, que venceu a primeira prova do calendário deste ano.
4/50 - Sergio Pérez ultrapassa Charles Leclerc e sobe ao segundo lugar na corrida. O mexicano está a 2.4s de Max Verstappen. Já o monegasco da Ferrari cai para o terceiro posto, à frente de Piastri (McLaren) e Fernando Alonso (Aston Martin).
3/50 - Entretanto, surge via rádio uma comunicação de George Russell a informar que Lando Norris fez falsa partida. Caso se comprove, o britânico da McLaren será penalizado.
2/50 - Verstappen ganha vantagem suficiente para que Charles Leclerc não consiga acionar o DRS e aproximar-se do holandês da Red Bull. Teremos mais uma corrida solitária de Verstappen?
1/50 - Arranca o Grande Prémio da Arábia Saudita! Grande arrancada dos Red Bull de Max Verstappen e Sergio Pérez. O mexicano ainda subiu ao segundo lugar, mas Charles Leclerc regressou à sua posição.
Entretanto, más notícias para a Alpine. Pierre Gasly informa a equipa que terá de abandonar a corrida devido a uma problema mecânico.
#F1 #SaudiArabianGP José Mourinho... ALONSISTApic.twitter.com/iRIWOxI0pj
O dia está ganho. Um prazer enorme receber alguém que sempre foi um exemplo e inspiração para mim e poder falar um bocadinho de corridas. Grande Mou. The Special One #F1naSPORTTV pic.twitter.com/eeR6WY69Ww
THIRD YOUNGEST DRIVER EVER TO START A RACE!!!
Only Max Verstappen and Lance Stroll were younger #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/uw5zMLUF6B
Everyone on the grid had at least one new set of hard tyres, apart from McLaren and Aston Martin, who simply scrubbed them on for a lap. #Fit4F1 #Formula1 #Pirelli @F1 pic.twitter.com/a6m8zVa1Zi
A one-stop strategy is almost mandatory in Saudi Arabia. On paper, the quickest one is to use the C3 at the start before switching to the C2, but what could happen with a safety car? #Fit4F1 #Formula1 #Pirelli @F1 pic.twitter.com/bPKcyr9YDv
Alonso on the second row, Bearman starting from P11 in his first F1 race
Expect the unexpected on the charge down to Turn 1 in Jeddah #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/kZTOdH8PID
O Circuito Urbano de Jeddah tem um total de 27 curvas, três zonas de deteção DRS e os pilotos deverão percorrer uma distância total de 308,450 quilómetros, divididos pelas 50 voltas ao circuito, o que significa que cada uma das voltas têm uma distância de 6,174 quilómetros.
A melhor volta dada no circuito, durante uma corrida, pertence a Lewis Hamilton, quando, em 2021, o piloto britânico completou uma volta no seu W04 em 1:30.734s.
Seja bem-vindo/a ao acompanhamento em direto do Grande Prémio da Arábia Saudita, a segunda prova do Mundial de Fórmula 1. A corrida tem início agendado para as 17 horas, no Circuito Urbano de Jeddah. A corrida terminará assim que todos os pilotos completem as 50 voltas que estão previstas, salvo algum imprevisto durante a sua realização.
Momento caricato em Singapura
Jornada inaugural marcada pelo ritmo interessante do Aston Martin de Fernando Alonso
Roscoe, o buldogue que acompanhou o piloto em várias corridas da Fórmula 1, morreu no fim de semana
Roscoe esteve "quatro dias em suporte de vida"
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Jackson Irvine vive experiência invulgar no St. Pauli
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior