Piloto do dia: Lando Norris
He gave it everything
Lando Norris is your #F1DriverOfTheDay#F1 #AustrianGP @salesforce pic.twitter.com/jWt9jC2yZb
Piloto da Mercedes aproveitou da melhor forma luta titânica que deu para o torto nas últimas voltas
He gave it everything
Lando Norris is your #F1DriverOfTheDay#F1 #AustrianGP @salesforce pic.twitter.com/jWt9jC2yZb
RACE CLASSIFICATION (LAP 71/71)
Russell takes his second victory in F1
Bravo, George #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/NJTVKXMDNh
GEORGE RUSSELL WINS A CRAZY AUSTRIAN GRAND PRIX!! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/FiqMp2nfFT
71/71 - Russell vai vencer o Grande Prémio...
70/71 - Norris já deixou o carro e entrou nas boxes da McLaren. O piloto britânico está visivelmente indignado com este final, após sonhar (e muito) com a vitória.
69/71 - Russell está bem encaminhado para vencer o Grande Prémio da Áustria...
68/71 - Verstappen é penalizado em 10 segundos por causar a colisão com Lando Norris, que 'acabou' com a corrida para os dois pilotos.
67/71 - Já voltámos ao ritmo normal de corrida. Vamos recapitular: Norris abandonou o Grande Prémio e Verstappen, que já trocou de pneus, regressou à pista no 5.º lugar. Agora, o líder é Russell, que leva 3 segundos de vantagem para Piastri, o 2.º. O 3.º, Sainz, segue 1.2 segundos atrás do australiano. Hamilton é 4.º.
66/71 - Entra o virtual safety car por destroços na pista. "George, podes vencer isto! Podes vencer isto!", atirou Toto Wolff para Russell, que responde: "Deixem-me conduzir!". Lando Norris abandona o Grande Prémio.
LAP 65/71
It's all over for Norris - he's out of his car and out of the race ?#F1 #AustrianGP pic.twitter.com/0Px2oqhQsk
NORRIS E MAX COLIDEM #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #AustrianGP #Norris #Verstappen #BetanoF1 pic.twitter.com/zmk9ZdDpMU
63/71 - Verstappen queixa-se que Lando Norris se está a 'atirar' para cima de si nas curvas.
62/71 - Entretanto, e numa altura em que a luta pela liderança está intensa, refira-se que Piastri e Sainz também estão a disputar o 4.º lugar. Por enquanto o espanhol ocupa esse posto com pouco menos de 1 segundo de vantagem para o australiano.
61/71 - Verstappen e Norris estão totalmente 'colados', mas o holandês continua a levar a melhor e a defender-se bem das tentativas de ultrapassagem do britânico.
60/71 - Norris continua muito próximo de Verstappen mas, nesta altura, deve saber que vai ser penalizado por exceder os limites de pista pela 4.ª vez. O britânico queixa-se que o holandês está sempre a mover-se na zona de travagem.
LAP 59/71
Norris gets through at Turn 3 but goes off track!
He gives the place back to Verstappen
This is EPIC! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/to1Uk8knxc
58/71 - Lando Norris excedeu os limites de pista e recebe o aviso da bandeira preta e branca...
57/71 - "Há algo errado com este carro, não tem aderência...", lamenta Verstappen, numa altura em que está a ser cada vez mais pressionado por Lando Norris.
56/71 - Verstappen aproveitou o facto de ter dobrado Fernando Alonso para poder ter DRS e fugir a Lando Norris. Estes dois pilotos, entretanto, afastaram-se muito de Russell (3.º).
55/71 - Norris tenta ultrapassar Verstappen, mas o holandês defende-se muito bem. O britânico até sugere que aquilo que o piloto da Red Bull fez foi... ilegal.
54/71 - Lando Norris consegue aproximar-se de Verstappen de forma a poder tirar proveito do DRS.
53/71 - Norris está cada vez mais perto de Max Verstappen e, ao que tudo indica, vamos ter um final de corrida muito interessante! Há pouco mais de 1 segundo a separar os dois pilotos.
LAP 52/71
Verstappen and Norris pit for fresh rubber
It's a slow stop for the Dutchman. Norris is right behind him now! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/gdW3HoxaWN
51/71 - Verstappen é finalmente chamado à box depois... de se queixar novamente dos pneus. O piloto holandês troca para médios. Norris também pára e até vai beneficiar, uma vez que a paragem da Red Bull foi algo lenta.
50/71 - Chegámos à 50.ª volta e eis o ponto de situação: Verstappen (1.º), Norris (2.º), Piastri (3.º), Hamilton (4.º), Russell (5.º), Sainz (6.º), Pérez (7.º), Hulkenberg (8.º), Magnussen (9.º) e Ricciardo (10.º).
49/71 - Russell 'rouba' finalmente a volta mais rápida a Lando Norris, rodando em 1:09.164 minutos. Entretanto, o outro McLaren, Piastri, vai ocupando o último lugar do pódio.
48/71 - Verstappen diz à Red Bull que não consegue aguentar muito mais tempo com os pneus que tem. De facto, o piloto holandês tem vindo a perder algum tempo na frente, mas parece continuar confortável com os 7.1 segundos de vantagem para Norris.
47/71 - Russell vai às boxes quando seguia em 3.º e troca para pneus duros, que deverão durar até ao final do Grande Prémio. O piloto britâncio da Mercedes regressa à pista no 6.º posto atrás de Piastri e à frente de Sergio Pérez.
46/71 - Albon penalizado em cinco segundos por exceder os limites de pista na entrada para a via das boxes. Entretanto, Leclerc recuperou algum tempo e já está no 11.º lugar, apesar de, ao que tudo indica, precisar de parar mais uma vez.
45/71 - Por esta altura, o top-6 leva uma grande vantagem para os restantes pilotos. Piastri é quem 'divide' os dois grupos.
44/71 - Albon está a ser investigado por, tal como Hamilton, ter excedido os limites de pista à entrada da via para as boxes.
43/71 - Ao que tudo indica, Sergio Pérez vai novamente fazer uma corrida solitária. O mexicano, que partiu do 8.º lugar, vai rodando em 7.º e já tem mais de 15 (!) segundos de desvantagem para Piastri, que roda em 6.º.
42/71 - Entretanto, Verstappen perdeu algum tempo na liderança e leva agora 7.2 segundos de diferença para Lando Norris. Este, por sua vez, já tem mais de 9 segundos de vantagem para Russell.
41/71 - Ocon (9.º) perde finalmente a posição para Pierre Gasly (8.º), depois da enorme luta travada pelos dois pilotos da Alpine.
40/71 - Verstappen queixa-se que os pneus duros do seu Red Bull estão a piorar a olhos vistos, mas a verdade é que, a julgar pelo tempo que o holandês leva na frente... ninguém diria.
39/71 - Ocon e Gasly aproveitam as paragens de Ricciardo e Magnussen e sobem aos lugares pontuáveis, 9.º e 10.º respetivamente.
38/71 - Gasly e Ocon estão 'pegados', com o primeiro a referir que o companheiro de equipa o empurrou para fora de pista.
37/71 - Os pilotos do top-3 continuam relativamente distantes uns dos outros. Além da vantagem de Verstappen para Norris, de quase 8 segundos, este último também tem quase 7 segundos de diferença para Russell (3.º). Atrás deles vem Sainz, também algo distante.
36/71 - Ocon (11.º) e Gasly (12.º) conseguem ultrapassar Fernando Alonso (13.º) com relativa facilidade.
35/71 - Leclerc volta a parar nas boxes... É uma corrida para esquecer para o monegasco, que parece cada vez mais distante da tal previsão de acabar nos pontos.
34/71 - Gasly 'pede' a Ocon para ultrapassar Fernando Alonso rapidamente, uma vez que os dois pilotos da Alpine estão a perder algum tempo para o comboio que segue atrás.
33/71 - Lando Norris supera a sua volta mais rápida mas, ainda assim, continua a rodar muito longe de Verstappen. São 7.8 segundos entre os dois.
32/71 - Sargeant, refira-se, foi o único piloto que já parou por duas vezes. Sergio Pérez é penalizado em 5 segundos por ter excedido a velocidade permitida na via das boxes.
31/71 - Ricciardo (10.º) segue, neste momento, à frente de um enorme comboio de pilotos. Imediatamente atrás do australiano da RB seguem Alonso, Ocon, Gasly e Albon, que apesar de estar um pouco mais longe, vai espreitando uma oportunidade.
LAP 30/71
Verstappen is in control of this race at the moment #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/r3qlJciONw
29/71 - Verstappen vai lançado e, depois de ter recuperado a liderança, já tem mais de 7 segundos de vantagem para Norris. O piloto holandês parece bem encaminhado para um fim-de-semana de sonho...
28/71 - Alonso, que arrancou do 15.º lugar, já roda em 11.º e está cada vez mais perto dos lugares pontuáveis. Ricciardo, que se encontra no 10.º posto, é o primeiro piloto nessa condição.
27/71 - Toto Wolff incentiva Lewis Hamilton (5.º), 'pedindo' ao piloto britânico para não ter medo de lutar pelas posições cimeiras.
26/71 - Lando Norris estabelece a volta mais rápida da corrida, com 1:09.434 minutos. Lewis Hamilton, em conversa com os engenheiros da Mercedes, reconhece o erro que lhe valeu a penalização.
25/71 - E por falar em penalizações, sai uma também para Lewis Hamilton, que passou os limites da pista antes da entrada na via das boxes. Piastri, que por esta altura liderava a corrida, vai finalmente encostar para trocar de pneus.
24/71 - Alonso penalizado em 10 segundos por causar a tal colisão com Zhou. Verstappen também é chamado para trocar de pneus e, graças à paragem algo lenta, regressa à pista em 2.º a 3.5 segundos de Piastri, que agora lidera.
23/71 - Carlos Sainz e George Russell também páram e, com isto, Piastri (3.º) aproveitou para finalmente se colar a Norris (2.º). No entanto, vale a pena lembrar que o australiano ainda não parou.
22/71 - O acidente entre Alonso (12.º) e Zhou (15.º) está a ser investigado. Hamilton e Pérez páram nas boxes, assim como Tsunoda.
21/71 - Fernando Alonso acerta no carro de Zhou e o chinês não esconde o desagrado: "Que c... está ele a fazer?", questiona, pelo rádio.
20/71 - Piastri continua a rodar no 6.º lugar e está com algumas dificuldades em ultrapassar os pilotos que seguem à sua frente para se juntar a Lando Norris (2.º), o outro McLaren. Pelo meio, o australiano ainda tem Russell (3.º), Sainz (4.º) e Hamilton (5.º).
19/71 - Magnussen (14.º), que tinha sido ultrapassado por Zhou (15.º), volta a levar a melhor sobre o oponente e regressa à luta com o companheiro de equipa, Hulkenberg (13.º).
18/71 - A título de curiosidade, Max Verstappen, o 1.º, está prestes a dobrar Charles Leclerc, o último colocado. Nesta altura há cerca de 68 segundos de diferença entre os dois pilotos.
17/71 - Já há quase 6 segundos entre Verstappen e Norris. Este último, de resto, já recebeu um aviso por exceder os limites de pista. Leclerc vai às boxes e troca para pneus médios.
16/71 - Leclerc continua a não conseguir dar luta aos pilotos que estão à sua volta e vai rodando em 19.º, à frente de Sargeant e atrás de Albon, os dois Williams.
15/71 - Ocon (8.º) e Gasly (9.º), os dois Alpine, vão rodando lado a lado. Entretanto, Magnussen (15.º) fica muito indignado quando lhe pedem para gerir os pneus, numa altura em que segue imediatamente atrás do companheiro de equipa, Hulkenberg.
14/71 - A volta mais rápida continua a pertencer a Lando Norris (2.º), mas Verstappen vai controlando e não parece sentir-se ameaçado pelo piloto da McLaren. Russell continua no 3.º posto, com Sainz a persegui-lo.
13/71 - Verstappen já está mais de 5 segundos na frente de Lando Norris...
12/71 - Alonso e Hulkenberg são dois dos pilotos que páram nas boxes.
11/71 - Alguns pilotos recolhem às boxes e há uma mudança geral na tabela. Na frente, porém, Verstappen continua confortável com 4.6 segundos de vantagem para Lando Norris. Russell, por sua vez, está a 2.6 do piloto da McLaren.
10/71 - Ricciardo (11.º) e Tsunoda (12.º), assim como Bottas (15.º) e Zhou (16.º), são os únicos pilotos da mesma equipa que seguem lado a lado na classificação.
9/71 - Curiosamente, e no que diz respeito à escolha de pneus, todos os pilotos rodam com médios à exceção de Zhou (18.º), Leclerc (19.º) e Sargeant (20.º), os três últimos (que estão de duros).
The laps just fly by in Spielberg!
Here's how things stand after 8/71 laps #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/DJi2j9a7Rd
7/71 - Verstappen já abriu mais de 3 segundos de vantagem para Norris (2.º). Atrás deste, vai rodando Russell (3.º). Sainz (4.º) já voltou a ultrapassar Hamilton (5.º) e vai perseguindo o pódio. Piastri ultrapassa Pérez e regressa ao 6.º posto.
6/71 - Piastri queixa-se de ter sido empurrado por Charles Leclerc logo no início da corrida, no incidente que levou o monegasco às boxes.
5/71 - Hamilton (4.º), Sainz (5.º), Pérez (6.º) e Piastri (7.º) estão muito próximos uns dos outros e tentam ao máximo manter distâncias.
4/71 - Carlos Sainz (5.º) está a ser investigado por, alegadamente, ter saído de pista para ganhar vantagem relativamente a Hamilton no duelo entre os dois pilotos de há pouco. Entretanto, Leclerc sofreu um contratempo após ter levado um toque e desceu à 19.ª posição. Vai ser uma corrida difícil para o monegasco...
3/71 - Norris estabelece a volta mais rápida da corrida. Entretanto, Sergio Pérez, que largou da 8.ª posição, já ganhou duas posições e é neste momento 6.º. Verstappen afasta-se de Norris para impedir que este tire proveito do DRS.
2/71 - Hamilton (4.º) já ultrapassou Sainz (5.º) e está neste momento a aproximar-se de George Russell, espreitando o 3.º lugar. Tal como referido na última volta, Verstappen já tem mais de 1 segundo de vantagem para Norris. O outro McLaren, Oscar Piastri, roda no 7.º lugar.
1/71 - Grande arranque de Max Verstappen, que se consegue desde logo afastar dos restantes pilotos. Atrás dele, Norris e Russell lutam pelo 2.º lugar, com o McLaren a levar a melhor e a manter a posição.
Os pilotos já arrancaram para a volta de formação!
Grandstands are stacked Let's go!! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/5najiHVdh3
The gang's all here for race day! #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/Xmxzt1f0pB
Verstappen and Norris share the front row again ??
We're all set for a sizzling Sunday in Spielberg #F1 #AustrianGP pic.twitter.com/Ps9JNmCHYx
Poucas horas depois do triunfo na corrida sprint de ontem, Max Verstappen garantiu também a pole position para o Grande Prémio. O piloto holandês da Red Bull, tricampeão do Mundo e atual líder do Campeonato do Mundo, voltou a dominar em toda a linha, com uma volta em 1.04,426 minutos, sem hipóteses para a concorrência.
Arranca este domingo, pelas 14 horas, o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, 11.ª prova do Mundial da categoria. Fique connosco e acompanhe, volta a volta, todas as incidências da corrida.
Líder do Mundial Oscar Piastri não vai além do oitavo tempo
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Holandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus