A classificação do GP de Las Vegas
RACE CLASSIFICATION
Another victory on the board for the unstoppable Max Verstappen! #LasVegasGP #F1 pic.twitter.com/UpuYPp3vM2
Charles Leclerc foi 2.º e Checo Pérez acaba na 3.ª posição
RACE CLASSIFICATION
Another victory on the board for the unstoppable Max Verstappen! #LasVegasGP #F1 pic.twitter.com/UpuYPp3vM2
Fechamos por aqui o relato de acompanhamento da penúltima corrida do Mundial de Fórmula 1. Foi uma prova animada, com muitas incidências, mas com o desfecho de sempre. Voltamos dentro de uma semana, para o Grande Prémio de Abu Dhabi. Teremos a 19.ª vitória de Max Verstappen esta época? Cá estaremos para confirmar. Até lá, fique por aí e acompanhe toda a informação no nosso site. Bom domingo!
Estamos habituados a vê-los numa sala, com um ecrã a mostrar as incidências da corrida, mas em Las Vegas é tudo diferente. O trio que ficou no pódio vai de Rolls Royce para a zona das entrevistas e dá-nos um episódio do 'podcast' de Max Verstappen distinto. Interessante a troca de impressões entre os três pilotos.
INACREDITÁVEL, LECLERC
Charles guardou a melhor cartada para as últimas curvas e passou Pérez #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #LasVegasGP #Leclerc pic.twitter.com/0M5ia8lCKd
Pela quinta vez esta época, Charles Leclerc partiu da 'pole' e foi Max Verstappen a ganhar. Nem mesmo uma penalização de 5 segundos por causa do incidente na primeira volta impediu o triunfo do holandês, que confirma a sua supremacia perante os demais, seja em que condições for. Nem mesmo o desconhecido, com um novo traçado em condições que podiam ser traiçoeiras, tiraram ao holandês mais uma vitória.
Lá atrás, Checo Pérez teve tudo para um segundo lugar - até mesmo uma pouco vista ajuda de Max -, mas deixou fugir essa posição para Charles Leclerc. Mesmo assim, o mexicano consegue assegurar o 2.º posto final no Mundial de pilotos.
MAX VERSTAPPEN WINS IN LAS VEGAS!
The World Champion fought back hard to re-take the race lead, and never looked back #LasVegasGP #F1 @redbullracing @Max33Verstappen pic.twitter.com/ZyQF8htNN1
50/50 - Não valeu de muito a ajuda de Max... Pérez perde a posição e Leclerc acaba em 2.º!
50/50 - É raro, mas Verstappen aceita um pedido para ajudar Pérez, levanta o pé e o mexicano segura-se na 2.ª posição.
49/50 - E com Charles Leclerc coladinho a Checo Pérez...
48/50 - Charles Leclerc não desistiu e vai lutar até final pelo 2.º lugar com Checo Pérez. Vamos ter animação!
47/50 - Num duelo de campeões, Hamilton ultrapassa Alonso e sobe a 8.º.
46/50 - Pérez não conseguiu fugir e continua sob a ameaça de Leclerc. Veremos se ainda há ataque nesta fase final.
45/50 - O espanhol consegue passar Pierre Gasly, que logo a seguir é também superado por Lewis Hamilton. Lá na frente, Verstappen tem 4 segundos e pode começar a gerir.
44/50 - O australiano estava a fazer uma corrida incrível - ia em 4.º -, mas teve de ir às boxes para trocar de duros para médios. Com isto, cai para 11.º.
43/50 - O monegasco comete um erro na travagem e abriu totalmente a porta para o mexicano subir a 2.º. Vamos ter 1-2 da Red Bull em Las Vegas...
43/50 - Charles Leclerc vai aguentando a pressão de Checo Pérez...
40/50 - Albon comete um erro e perde três posições - para Sainz, Alonso e Hamilton. O tailandês é agora 12.º...
Informação da McLaren: Norris, que tinha sido levado para o Centro Médico do circuito, foi transferido para um hospital para mais exames #f1 #formula1 #LasVegasGP
38/50 - O holandês, bem ao seu jeito, ultrapassou e foi logo embora, fixando pelo caminho a melhor volta da corrida: 1:36.100.
37/50 - Max Verstappen tenta e consegue facilmente a ultrapassagem para a liderança.
36/50 - Pérez comete um erro e Verstappen não perdoa. O holandês é agora segundo e já vai na perseguição a Leclerc.
35/50 - No mesmo local onde tinha perdido a liderança, Charles Leclerc devolve a manobra e assume o comando por troca com Checo Pérez.
34/50 - São colegas de equipa, mas Ocon e Gasly estão em luta direta (e quentinha) pela 5.ª posição. Veremos se não estragam uma corrida que vem sendo fantástica para a Alpine.
ESTÁ PELÍCULA YA LA VIMOS
Checo chocando en la primera vuelta y ahora con altas chances de ganar la carrera.
Viene en modo dios. ¡Písale, Checo! ¡Como en Sakhir!#LasVegasGP
32/50 - O mexicano consegue aproveitar a zona DRS e no final da reta consegue ultrapassar Charles Leclerc. Agora é agora de Checo fugir para segurar a liderança.
31/50 - Pierre Gasly ainda resistiu, mas Verstappen sobe a quarto.
31/50 - O mexicano aproxima-se, está a menos de 1 segundo de Leclerc e prepara o ataque em DRS.
29/50 - Checo Pérez não consegue propriamente um ataque e Leclerc mantém a liderança. Lá atrás, Oscar Piastri ultrapassa Gasly e ascende ao terceiro posto. Verstappen já está de olho no francês...
O britânico tem 5 segundos de penalização por conta do incidente com Max Verstappen.
27/50 - Já passamos o meio da corrida e voltamos à ação! Charles Leclerc tem a palavra.
As coisas estão acesas entre Max e Russ #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #LasVegasGP #BetanoF1 #Russell #Verstappen pic.twitter.com/DdYHUtzhG7
O incidente que levou ao mais recente Safety Car está a ser revista pelos stewards. Se houver mais uma penalização... Verstappen vai ficar 'doido'!
26/50 - O acidente entre Russell e Verstappen deixou muitos detritos na pista e é accionado o Safety Car. Situação aproveitada pelos homens da frente para parar. Checo Pérez foi um deles, tal como Verstappen, que ficou com o seu Red Bull algo mal-tratado.
25/50 - O holandês ataca e consegue a ultrapassagem, mas houve um toque entre os dois pilotos. Veremos se não há danos.
25/50 - O espanhol é ultrapassado numa questão de segundos por Russell e Verstappen, passando agora a ser 6.º. Os pneus duros do Ferrari parecem estar a ir embora...
24/50 - Max Verstappen não consegue ultrapassar George Russell nos primeiros ataques e até falha uma travagem no final da reta da meta.
23/50 - Num grupo que tem ainda Verstappen, o britânico ascende a 5.º, deixando o espanhol exposto a um ataque de Verstappen... que acontece logo depois. O campeão do mundo é agora 6.º.
22/50 - O monegasco troca pneus médios por duros e cai para 3.º. Foi uma péssima paragem para a Ferrari, quando menos interessava!
20/50 - Apesar de terem estado envolvidos no 'bowling' da primeira curva, Carlos Sainz e Fernando Alonso estão muito bem na primeira parte do pelotão, em 5.º e 6.º, respetivamente. O veterano da Aston Martin tem a volta mais rápida.
Leclerc sobe a P1 #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #LasVegasGP #Leclerc #BetanoF1 pic.twitter.com/dkBmq0r9OB
19/50 - O mexicano Checo Pérez, que tinha parado por conta do incidente da primeira volta, ultrapassa Esteban Ocon e está agora em segundo. Charles Leclerc está a 14.5 segundos na frente, mas vai ter de parar...
18/50 - O britânico, que tinha tocado há pouco em Oscar Piastri, queixa-se de que o carro não está a travar como devia e acaba por ir à boxe. O incidente com o australiano está em análise.
17/50 - A paragem nas boxes faz o campeão do mundo descer até à 11.ª posição. O holandês teve de cumprir os 5 segundos de penalização e ficou 7.7 segundos parado nas boxes.
16/50 - O holandês queixa-se dos pneus e é chamado à boxe. Quase no imediato, Leclerc assume a ponta.
16/50 - O monegasco aproxima-se mais e está agora a preparar uma eventual investida. Veremos o que dá...
14/50 - Com 5 segundos de penalização a cumprir, Max Verstappen continua sem conseguir desenvencilhar-se da pressão de Charles Leclerc. O monegasco está a menos de 2 segundos da frente.
13/50 - Estão menos de 20 graus, mas o Ferrari de Carlos Sainz entra em sobreaquecimento. O engenheiro do espanhol pede para levantar ligeiramente o pé, caso contrário a corrida ficaria comprometida.
13/50 - Checo Pérez anda lá para trás, em 12.º. Mas o mexicano já parou e pode beneficiar com isso...
12/50 - Se a coisa está aborrecida na frente, lá atrás há muito motivo de interesse. Carlos Sainz, por exemplo, acaba de ultrapassar Fernando Alonso para subir a 16.º, ao passo que Oscar Piastri ascendeu a 8.º, por troca com Lewis Hamilton.
10/50 - A voar na terceira posição, George Russell faz 1:39.561 e fixa a melhor volta até ao momento. O britânico está a 1 segundo de Leclerc e tem Gasly a menos de um segundo.
Confrontado com a penalização, Max Verstappen não protestou... e puxou da ironia. "Enviem os meus cumprimentos", atirou via rádio.
Max e Leclerc não arredaram roda na 1ª curva #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #LasVegasGP #BetanoF1 pic.twitter.com/JmV1hbTUX8
8/50 - Max Verstappen abriu 2.2 segundos na frente da corrida e acaba penalizado pelos stewards devido ao incidente da primeira volta. O holandês tem 5 segundos de penalização, a cumprir na próxima paragem nas boxes.
Norris Out
Lando perde a traseira e vai às barreiras #sporttvportugal #f1nasporttv #F1 #LasVegasGP #BetanoF1 pic.twitter.com/GXEr9HsOOv
6/50 - Max Verstappen consegue escapar rapidamente e continua na frente sem surpresas.
A questão da temperatura dos pneus está a preocupar os pilotos neste Safety Car e Lewis Hamilton protesta.
"O Safety Car tem de acelerar ou temos de parar a corrida", reclamou o britânico.
Lewis: “The Safety Car needs to speed up or we need to stop this race.”
5/50 - Com o Safety Car a comandar o pelotão, temos Max Verstappen, Charles Leclerc e George Russell nas três primeiras posições. Seguem-se Gasly, Albon e Sargeant. Hamilton é 12.º, Pérez 16.º e Sainz 17.º.
Así ha sido el TROMPO de Fernando Alonso en la salida del Gran Premio.#F1 #LasVegasGP pic.twitter.com/WZJrbM3Baq
3/50 - Pista limpa e estamos de volta em "full gas". Verstappen segue na frente, apesar das queixas de Charles Leclerc, que pedia a devolução da posição por ter havido ultrapassagem fora de pista.
1/50 - O toque da primeira volta leva a um Safety Car virtual, por conta de alguns detritos na pista. Checo Pérez, um dos envolvidos nesse incidente, vai à boxe, tal como Fernando Alonso, que terá sido o que saiu pior desse momento.
1/50 - Primeira curva deu... bowling. Como se previa, os primeiros metros foram algo atribulados, com alguns pilotos a ficarem bem fora de trajetória. Na frente, com um movimento agressivo para com Leclerc, Max Verstappen salta para primeiro.
Com as temperaturas baixas, esta é uma volta muito importante para a definição daquilo que sucederá no arranque. Quem não conseguir colocar temperatura... vai ter problemas!
You okay, Checo??? #LasVegasGP #F1 @SChecoPerez @redbullracing pic.twitter.com/wcOJMmXmK1
A Vegas-special for the American national anthem
It's nearly time to go racing! #LasVegasGP #F1 pic.twitter.com/FRJRr0Vd0I
Our grid is set for lights out in Las Vegas! #LasVegasGP #F1 pic.twitter.com/YiIgzpxRms
Las Vegas (ainda) é território ainda desconhecido para todos os pilotos e isso também acaba por ver-se na forma como a grelha ficou desenhada atrás de Charles Leclerc e Max Verstappen. No top-10 temos sete equipas diferentes, com a maior surpresa a ser, talvez, a entrada de Valterii Bottas, que vai partir de 7.º. Há ainda o brilharete da Williams, com Albon a sair de 5.º e Sargeant de 6.º. No lado inverso surge a McLaren, que vai ter Lando Norris a sair de 16.º e Oscar Piastri de 19.º.
As previsões diziam que este era um traçado para a Ferrari e, até ver, está tudo a confirmar-se. Os dois bólides da marca italiana foram os mais rápidos na qualificação, com Charles Leclerc a garantir a 'pole' e Carlos Sainz a ficar logo atrás. Contudo, por causa da tampa de esgoto de sexta-feira, que lhe deixou o monolugar em péssimas condições, o espanhol vai sair de 12.º, por conta da penalização de 10 lugares.
Assim, ao lado de Leclerc partirá o intratável Max Verstappen, que está à espreita para fazer aquilo que normalmente faz sempre que o monegasco consegue a 'pole': ganhar a corrida. Foi assim já em quatro ocasiões esta época. Será esta a quinta?
Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do Grande Prémio de Las Vegas, a etapa mais extravagante (e polémica) do calendário de Fórmula 1. Em estreia no Mundial, a corrida norte-americana deu bastante que falar nos últimos dias e este domingo, daqui a poucos minutos, será momento de saber se valeu ou não a pena tanto falatório...
Kym Illman viu toda transmissão do GP de Singapura para perceber se as críticas têm razão de ser
O sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1 continua com um diagnóstico muito reservado desde o grave acidente sofrido em 2013
A irritação do espanhol em Singapura mereceu finalmente um 'toque' do britânico
Acordo alcançado entre as duas partes impede que todos os conteúdos trocados entre ambos seja divulgado em tribunal
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão