Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Grande Prémio de Portugal estará de regresso em 2027 e 2028
Seguir Autor:
O Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve congratularam-se esta terça-feira com o anúncio oficial do regresso a Portugal do Grande Prémio de Fórmula 1, afirmando que representa "um renovado voto de confiança internacional na capacidade organizativa do país".
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, anunciou hoje que o Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, por dois anos seguidos, em 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).
Em comunicado, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve referem que "esta decisão, aguardada com expectativa, concretiza o esforço conjunto de uma 'task force' nacional que, ao longo dos últimos meses, integrou o Governo de Portugal, o promotor Parkalgar, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve".
Para as duas entidades, a confirmação de Portugal no calendário mundial de Fórmula 1 traduz um renovado voto de confiança internacional na capacidade organizativa do país e excelência do AIA.
Durante o contexto pandémico, em 2020 e 2021, AIA desempenhou um papel determinante ao garantir a continuidade do campeonato, constituindo um verdadeiro caso de sucesso para Portugal.
Relacionadas
Neste período, registou-se um elevado retorno económico e promocional associado ao evento, estimando-se que o impacto tenha atingido cerca de 100 milhões de euros por cada Grande Prémio e um reforço do destino enquanto palco global com 827 milhões de fãs em todo o mundo e 70 milhões de espetadores por corrida.
Desta forma, a confirmação das edições de 2027 e 2028 leva o Turismo de Portugal e Turismo do Algarve a anteciparem um impacto económico e retorno mediático superiores aos de 2020 e 2021.
"O regresso da Fórmula 1 a Portugal em 2027 e 2028 confirma o reconhecimento crescente do país como destino de referência para eventos de nível mundial e está plenamente alinhado com a estratégia do Governo para o setor do turismo e para a economia nacional", afirma no comunicado o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
Já o Presidente do Turismo de Portugal destaca no mesmo comunicado que "a Fórmula 1 volta a colocar Portugal no centro das atenções globais, reforçando a imagem do país como um destino vibrante, moderno e capaz de acolher eventos de escala mundial".
"O regresso da Fórmula 1 a Portimão é uma excelente notícia para o Algarve e para Portugal. Confirma a visão estratégica que temos defendido para o Autódromo Internacional do Algarve e para o reforço da projeção internacional do destino", rematou o Presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, citado no mesmo comunicado.
Lando Norris e Max Verstappen ficaram logo atrás do monegasco
Piloto britânico fez questão de partilhar também um 'post' da Confederação Brasileira de Futebol
Circuito belga das Ardenas estará no calendário nos anos ímpares, em 2027, 2029 e 2031
Campeão do mundo diz até que se diverte bastante com os novos F1, ao contrário do holandês
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027