Vem aí mais um teste à nova qualificação

Depois da controvérsia na Austrália, o GP Bahrain mantém sistema de "eliminatórias"

• Foto:  EPA

O autor da ‘pole position’ no Bahrain tem boas probabilidades de ganhar a corrida de domingo – foi assim em 5 dos 11 GP disputados na pista de Sakhir –, mas as atenções dedicadas à qualificação nem sequer atendem a este facto. O foco estará centrado na eficácia do sistema de ‘eliminatórias’ estreado na Austrália e que gerou grande controvérsia dentro e fora da F1.

"Não encontrámos o formato ideal com esta mudança e é difícil acreditar que desta vez possa tornar-se mais interessante para os adeptos", admitiu Toto Wolff, diretor da Mercedes, em declarações citadas pela página online da revista inglesa ‘Autosport’. Wolff foi, tal como a maioria dos responsáveis das equipas, crítico do novo sistema, mas não houve unanimidade quanto a um regresso imediato ao formato antigo.

A ideia passa, então, por mais um teste ao sistema de eliminação dos pilotos mais lentos em cada uma das três fases. E mais uma vez há muito quem acredite que nada vai mudar no espetáculo oferecido. Ou seja, à maior agitação da Q1 e da Q2 vai suceder uma terceira fase onde os últimos minutos podem esgotar-se sem que algum carro esteja em pista. As eventuais alterações podem acontecer no GP China, a 17 de abril – está prevista uma reunião após o GP deste fim de semana, onde serão debatidos os prós e os contras do sistema.

As chaves da corrida na pista de Sakhir

» A ‘pole position’ pode ser determinante, valeu 5 vitórias em 11 corridas

» O GP começa ao fim da tarde e termina de noite. A temperatura, naturalmente distinta ao longo da corrida, pode influenciar o rendimento dos carros

» As escolhas de pneus (dentro das três misturas definidas pela Pirelli e que são idênticas às utilizadas na Austrália) vão desempenhar papel crucial. A melhor estratégia vai render

» Os ventos cruzados e a areia que vem do deserto para sujar a pista colocam desafios adicionais em termos de aderência

» A maior parte dos pilotos deve optar por duas paragens

Por Paulo Renato Soares
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Fórmula 1

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.