O calendário definitivo do Mundial de MotoGP foi esta quinta-feira anunciado com duas mudanças ao inicialmente previsto, de forma a acomodar o adiamento do Grande Prémio da Tailândia, que passa de 22 de março para 4 de outubro.
Essa data estava originalmente atribuída ao GP de Aragão, em Espanha, que se antecipa uma semana, para o dia 27 de setembro.
As restantes datas mantêm-se, à exceção do GP do Qatar, em Losail, que deveria ter lugar este fim de semana, mas foi cancelado devido às medidas de contenção do Covid-19 adotadas naquele país.
Desta forma, o Mundial de MotoGP arranca em 05 de abril, com o GP das Américas, no Texas (Estados Unidos), contando 19 corridas na temporada.
No entanto, o espanhol Carmelo Ezpeleta, diretor geral da Dorna, empresa promotora do campeonato, admite que, se a situação mudar, também o GP texano pode ser adiado.
"É algo que não podemos prever. A situação muda todos os dias. A única coisa que posso dizer é que faremos tudo o que for possível, adiar ou o que for preciso. O nosso objetivo é manter o campeonato", disse.
O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal. Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".
Por LusaEnzo Badena sofreu um acidente fatal no circuito Red Sand Park de Vilafamés, três dias após o aniversário do pai
Estreia positiva do piloto português na BMW
Piloto da BMW Motorrad foi o oitavo mais rápido em Jerez de La Frontera
Assume misto de emoções na hora do adeus
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Golo da vitória foi apontado aos 90'+9