O piloto português Miguel Oliveira terminou este domingo no terceiro lugar o Grande Prémio dos EUA de Moto2, terceira prova do Mundial de motociclismo de velocidade, uma prova "bastante dura", disputada em Austin.
"Sinto-me bastante cansado, foi uma corrida bastante dura. Saí da 4ª linha [na grelha de partida] e felizmente consegui evitar qualquer contacto com os meus adversários e fazer uma corrida limpa", explicou.
O piloto português repetiu o pódio alcançado na Argentina e subiu ao quarto lugar do campeonato do mundo, enquanto o italiano Francesco Bagnaia (Kalex) obteve o segundo triunfo da época, depois da vitória no Qatar, e o espanhol Alex Márquez (Kalex) terminou em segundo.
"Foi muito difícil ganhar tempo, a moto estava a deslizar muito. Não foi o fim de semana perfeito para nós, mas estamos no pódio novamente e isso deixa-me feliz", acrescentou Miguel Oliveira.
O dia amanheceu cinzento para um 'warm up' onde o piloto de Almada mostrou já ter recuperado alguma da aderência na sua KTM, mas foi debaixo de um céu azul que se apagaram as luzes vermelhas para mais uma contenda em Moto2.
Com alguma dificuldade inicial em ganhar posições num pelotão ainda bastante denso, Miguel Oliveira foi construindo a sua progressão na tabela com segurança e de forma limpa, ao longo das primeiras voltas das 18 que totalizavam esta jornada.
A oito voltas do final era já terceiro na classificação e, com um forte ritmo e a rodar consistentemente, o piloto de 23 anos 'ceifou' a distância que se havia criado previamente para os dois pilotos dianteiros.
Apesar de rodar a um ritmo superior e de a duas voltas da bandeira de xadrez ainda tirar da cartola a sua volta mais rápida da corrida, o piloto de Almada já não conseguiu chegar à distância de disputar a posição do segundo classificado, que terminou pouco mais de um segundo à sua frente.
Oliveira, que conseguiu chegar ao terceiro posto depois de ter saído do 12.º lugar da grelha, ascendeu ao quarto lugar do Mundial, com 43 pontos, menos quatro do que Alex Márquez e o italiano Mattia Pasini, enquanto Bagnaia saltou para a liderança, com 57, desalojando o seu compatriota.
As próximas rondas do Campeonato do Mundo de Motociclismo vão realizar-se em solo europeu, com data marcada já para 04, 05 e 06 de maio em Jerez de La Frontera, Espanha, onde o piloto português vai ter pela primeira vez uma bancada de fãs oficial, que vai juntar várias centenas de pessoas.
APS/PA // VR
Por LusaEspanhol será o embaixador exclusivo da marca na categoria do motociclismo
Piloto foi herói no Algarve no fim-de-semana em que subiu ao pódio pela primeira vez no Mundial de Superbikes
Italiano passa a somar 81 pontos, mais 4 do que Jorge Martin
Português conseguiu mais um pódio em Portimão
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"