Por cá as atenções vão estar centradas em Miguel Oliveira e na sua estreia na categoria intermédia, mas será impossível não dar uma espreitadela ao que se passa no MotoGP, e não apenas em termos desportivos. A polémica que em 2015 ‘apimentou’ o Mundial, com Valentino Rossi a acusar Marc Márquez de ser uma espécie de ‘escudeiro’ de Jorge Lorenzo, conduzindo-o ao título, continuou na pré-época e promete não ficar por aqui. O veterano e bem-sucedido italiano (37 anos, 9 vezes campeão mundial) perdeu o campeonato de 2015 após largar da cauda da grelha na última corrida, por alegadamente ter derrubado o espanhol de forma intencional no GP anterior, e agora acusou Márquez de traição numa entrevista. A imprensa espanhola não lhe perdoa e até há quem já fale na "rivalidade do século".
Tirando este ping pong de palavras, há um campeonato para disputar e os três homens que acima referimos estão entre os favoritos. Jorge Lorenzo (Yamaha) mostrou nos testes da Malásia e do Qatar que é o alvo a abater e que o seu estilo de condução se adaptou bem aos novos pneus Michelin – a marca francesa rende a Bridgestone no MotoGP em 2016. Mas numa simulação de corrida realizada no Qatar (22 voltas), Rossi (Yamaha) e Márquez (Honda) mostraram que estão muito próximos do campeão do Mundo e não será fácil para Lorenzo revalidar o título.
Só que num ano marcado por muitas novidades técnicas – além dos pneus, há um novo software eletrónico obrigatório, igual para todos, fornecido por uma empresa externa –, outros pilotos têm de ser tidos em conta. Se Dani Pedrosa (companheiro de Márquez na Honda) desiludiu na pré-temporada, Maverick Viñales e a Suzuki surpreenderam na Austrália e no Qatar, mostrando que a moto japonesa pode ser uma dor de cabeça para as concorrentes. E há que ter também em atenção a Ducati, que promete ocupar alguns pódios. A marca não ganha um Mundial desde 2010 e foi contratar para piloto de testes precisamente o seu último campeão: Casey Stoner. Mas será a esta aposta suficiente para colocar Andrea Dovizioso e Andrea Iannone nos primeiros lugares?
Australiano respondeu a comentário do espanhol no Instagram
Piloto português melhorou tempo da véspera, mas caiu na tabela
Piloto português foi o quinto mais rápido no segundo dia de testes no Qatar
Português foi o melhor KTM de forma bem destacada
Franco Acosta tentou atravessar um lago com o irmão
Técnico do Tottenham assume que ter encaixado diante do Crystal Palace foi importante
Espanhol Ander Mirambell contou a história num programa de televisão
O Jiangsu Suning, campeão em título, cessou a atividade
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.