Máximo Quiles vence na Indonésia e sagra-se campeão mundial de Moto3

Piloto espanhol fala em "momento incrível" e "concretização de um sonho"

Seguir Autor:

Maximo Quiles
Maximo Quiles • Foto: Antonio Calanni / AP
Adicione como fonte preferencial no Google

O espanhol Máximo Quiles (KTM) sagrou-se este domingo campeão mundial de Moto3, ao vencer o Grande Prémio da Indonésia, 17.ª ronda do Mundial de velocidade, garantindo o título quando faltam disputar cinco corridas.

O piloto da CFMOTO Gaviota Aspar Team completou as 20 voltas ao circuito de Mandalika em 32.36,821 minutos, impondo-se aos compatriotas David Almansa (KTM), segundo, a 2,994 segundos, e Brian Uriarte (KTM), terceiro, a 5,156.

Com a 10.ª vitória da temporada, Quiles passou a somar 351 pontos, mais 132 do que Almansa, segundo no campeonato, ficando fora do alcance dos adversários, uma vez que restam apenas 125 pontos em disputa.

"É incrível. Estou muito contente. Trabalhei para isto toda a minha vida. É um sonho", afirmou o novo campeão.

Quiles partiu do sexto lugar da grelha e recuperou três posições na primeira curva, assumindo depois o comando e afastando-se do grupo perseguidor.

Apesar de algumas saídas de trajetória terem reduzido a sua vantagem, o espanhol voltou a distanciar-se na fase final e assegurou o triunfo que lhe permitiu confirmar o título.

Almansa consolidou o segundo lugar, enquanto Uriarte ultrapassou o italiano Matteo Bertelle (KTM) na última volta para completar um pódio exclusivamente espanhol.

Bertelle terminou em quarto, a 5,250 segundos do vencedor, e estabeleceu um novo recorde de volta em corrida, com 1.37,189 minutos. O finlandês Rico Salmela (KTM) foi quinto, a 10,967, à frente do indonésio Veda Pratama (Honda), sexto, a 12,017.

O espanhol Álvaro Carpe (KTM), que discutia os primeiros lugares, abandonou após uma queda, enquanto o compatriota David Muñoz (KTM) regressou às boxes e desistiu.

Na classificação do campeonato, Uriarte subiu ao terceiro lugar, com 203 pontos, ultrapassando Carpe, que manteve os 191.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Motociclismo
Notícias
Notícias Mais Vistas