It's still tight at the top! ??
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
With Bez second in the #TissotSprint he'll be fancying his chances of overturning that championship order tomorrow! #ItalianGP pic.twitter.com/pD5A5hsZXf
Rain drops, big moves and a brand-new top speed record!
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
Just #TissotSprint things #ItalianGP pic.twitter.com/TGXSFlr14B
His third #TissotSprint victory! @PeccoBagnaia may be struggling to walk but he knows how to sprint! #ItalianGP pic.twitter.com/2Ui2R2SXQP
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
A grandstand full of happy home fans! #ItalianGP pic.twitter.com/CdIDbWPRud
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
Última volta - Bagnaia controla o desenrolar dos acontecimentos e mantém a distância para Marco Bezzecchi, garantindo mais um triunfo numa corrida sprint. Jorge Martin é terceiro e Johann Zarco quarto. Miguel Oliveira termina na 12.ª posição.
Perfect Pecco part 3 @PeccoBagnaia picks up his third #TissotSprint success in 2023! #ItalianGP pic.twitter.com/cdNHXXJIOr
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
2 voltas para o fim - Bagnaia é avisado sobre os limites da pista, mas o italiano segue tranquilo na cabeça da corrida. Bezzecchi tem de fazer pela vida se quiser impedir a terceira vitória da época do campeão do Mundo em corridas sprint...
3 voltas para o fim - Bagnaia tem pouco menos de meio segundo de vantagem sobre Marco Bezzechi, mas o italiano faz de tudo para conquistar os 12 pontos desta sprint. Johann Zarco é terceiro. Miguel Oliveira continua de olhos postos na moto de Brad Binder.
4 voltas para o fim - Brad ultrapassa Miguel Oliveira e atinge os 366,1 km/h! O português é agora 12.º e tem Maverick Viñales nas costas.
366.1 km/h! @BradBinder_33 - The fastest Grand Prix rider ever! #ItalianGP pic.twitter.com/Au7V4eOrBx
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
5 voltas para o fim - Marco Bezzecchi assina a volta mais rápida, mas ainda não deu para passar Pecco Bagnaia; mais atrás Miguel Oliveira, que tem agora Fabio Quartararo à sua frente, faz de tudo para chegar ao top 10.
6 voltas para o fim - Os pilotos recebem autorização para trocar as motos, por causa da chuva, mas ninguém foi ainda à garagem. Na frente continuam Bagnaia, Bezzecchi e Jorge Martin.
7 voltas para o fim - Francesco Bagnaia lidera, seguido por Marco Bezzecchi, Jorge Martin e Johann Zarco. Miguel Oliveira está atrás de Aleix Espargaró, na luta pelo 10.º lugar.
8 voltas para o fim - Bagnaia recupera a liderança; Brad Binder tem de cumprir uma long lap, por causa da queda de Alex Márquez. Miguel Oliveira sobe ao 11.º lugar, após queda de Alex Rins.
9 voltas para o fim - Jack Miller vai pressionando Marc Márquez, na luta pelo terceiro lugar, mas quem aproveita esta luta é Luca Marini e Marco Bezzecchi, que passam pelos dois. Miguel Oliveira está em 'modo recuperação' e é agora 13.º, atrás de Alex Rins.
10 voltas para o fim - Jorge Martin passa Marc Márquez, sobe ao segundo lugar, depois ultrapassa Bagnaia e assume o primeiro lugar. Miguel Oliveira galga mais duas posições e é agora 14.º classificado. Começa a chover em Mugello, será que vamos ter troca de motos?
11 voltas para o fim - Alex Márquez arranca mal e sofre uma queda logo na curva 1, num incidente com Brad Binder; Bagnaia sai bem e mantém o primeiro lugar. Miguel Oliveira sobe dois lugares e é agora 16.º.
Os pilotos vão dar 11 voltas à pista. O céu está muito carregado, mas para já não chove em Mugello.
A grand reception for @ValeYellow46! #ItalianGP pic.twitter.com/4woQdnBJrm
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
Francesco Bagnaia foi o mais rápido na qualificação desta manhã e garantiu a pole position, tanto para a corrida sprint como para a prova de amanhã. a primeira linha da grelha é completada com os irmãos Márquez.
That's a tasty-looking grid!
— MotoGP™ (@MotoGP) June 10, 2023
DO NOT miss the #TissotSprint later today! #ItalianGP pic.twitter.com/HyugKcsLWP
Refira-se que a corrida de sprint disputa-se apenas no MotoGP e foi criada com o intuito de dinamizar os sábados de competição. Eis algumas regras:
1 - Tem metade das voltas da corrida de domingo.
2 - Distribuem-se metade dos pontos de uma corrida, sendo que apenas pontuam os 9 primeiros classificados: o vencedor recebe 12 pontos, o segundo 9, o terceiro 7, o quarto 6, o quinto 5, o sexto 4, o sétimo 3, o oitavo 2 e o nono 1. Estes pontos contam para a classificação do Mundial.
3 - A grelha de partida é definida pela qualificação e será a mesma de domingo.
4 - As motos podem ter no máximo 12 litros de gasolina, em vez dos 22 habituais em dia de prova.
5 - Os pilotos que tenham sanções de Grandes Prémios anteriores não as poderão cumprir na corrida sprint.
6 - O vencedor do grande prémio será o vencedor da corrida de domingo.
Miguel Oliveira ainda não está fisicamente a 100 por cento e isso tem-se notado em Mugello. Esta manhã, o piloto português não foi além do 18.º lugar na qualificação, depois de ontem não ter conseguido entrar na Q2. Oliveira esteve cinco semanas a recuperar de uma fratura na omoplata, sofrida numa queda em Jerez.
Boa tarde, seja bem-vindo à corrida sprint do GP de Itália, prova que já conta com Miguel Oliveira (Aprilia), recém-regressado de lesão.
Miguel Oliveira teve fim de semana sofrível no GP Japão. Na corrida principal foi 18.º
Fundador e diretor da CryptoDATA RNF lamenta situação no Japão
Piloto espanhol consolida liderança no Campeonato de Pilotos
Piloto espanhol lidera campeonato do mundo
Antigo avançado sueco abre o livro da sua carreira em entrevista a Piers Morgan
Médio ganês recorda a chegada ao Barcelona e a resposta 'forçada' a questão sobre o argentino e Ronaldo
Equipa de Luís Castro foi para o intervalo a perder com o Istiqlol, mas deu a volta na segunda parte
Avançado italiano foi convidado do podcast ‘PlayTv’