Classificação do Mundial
45 points down! @88jorgemartin gains 5 points on @PeccoBagnaia in the standings #SanMarinoGP pic.twitter.com/Sh4rOIRPSz
Vitória para Jorge Martin, que saiu da pole e manteve a liderança até ao fim
45 points down! @88jorgemartin gains 5 points on @PeccoBagnaia in the standings #SanMarinoGP pic.twitter.com/Sh4rOIRPSz
Three #TissotSprint victories for @88jorgemartin in 2023!
He beats Bezzecchi as @PeccoBagnaia claims 3rd ahead of @26_DaniPedrosa and @BradBinder_33 #SanMarinoGP pic.twitter.com/GHqJdvUDUK
Jorge Martin fez uma corrida 'limpa', saiu da pole position e cortou a meta no primeiro lugar, amealhando mais uns preciosos pontos na luta com Francesco Bagnaia pelo Mundial de MotoGP.
Mas a verdade é que o italiano foi muito eficaz a minimizar os 'estragos' causados pelo acidente que sofreu na semana passada. Ainda a recuperar de uma lesão na perna direita, Pecco acabou a sprint em terceiro, depois de defender a posição com unhas e dentes dos ataques das KTM de Dani Pedrosa e Brad Binder até à última volta.
Quanto a Miguel Oliveira, o piloto português saiu o 10.º lugar, chegou a ser 9.º mas terminou no 12.º lugar.
Pole + #TissotSprint win
A perfect Saturday for @88jorgemartin! #SanMarinoGP pic.twitter.com/3dLzkflnAB
Última volta - Jorge Martin vence a corrida sprint, com Marco Bezzecchi em segundo e Pecco Bagnaia a ser terceiro. O líder do Mundial defende-se dos ataques das KTM de Dani Pedrosa e Brad Binder. Miguel Oliveira caba no 12.º lugar.
2 voltas para o fim - Binder junta-se a Dani Pedrosa na perseguição a Pecco Bagnaia, que faz de tudo para não perder a concentração e a terceira posição. Miguel Oliveira desce uma posição e é agora 12.º.
3 voltas para o fim - Miguel Oliveira é apertado por Joahnn Zarco; mais à frente Dani Pedrosa continua agarrado à Ducati de Bagnaia, na luta pela terceira posição. Vários pilotos vão sendo penalizados com long laps.
4 voltas para o fim - Vários pilotos vão sendo avisados sobre os limites de pista. Miguel Oliveira continua em 11.º, atrás de Marc Márquez e à frente de Johann Zarco. Na frente seguem Jorge Martin, Bezzecchi e Bagnaia.
5 voltas para o fim - Marco Bezzecchi tem já quase 3 segundos de vantagem para Pecco Bagnaia, mas o líder do Mundial tem mais em que pensar, pois faz de tudo para segurar a terceira posição. Dani Pedrosa e Brad Binder não o largam...
6 voltas para o fim - Pecco Bagnaia faz de tudo para segurar a 3.ª posição, tem nas costas Dani Pedrosa e Brad Binder ansiosos por passar à sua frente; Alex Márquez passa o irmão, Marc Márquez, que é agora o 10.º classificado, à frente de Miguel Oliveira.
7 voltas para o fim - Miguel Oliveira continua em 11.º, na frente Jorge Martin não larga a liderança, tem pouco mais de meio segundo de vantagem para Marco Bezzecchi.
8 voltas para o fim - Binder passa outra vez Maverick Viñales e agora segura mesmo a 5.ª posição; Bagnaia é avisado sobre os limites de pista. Entretanto, Joan Mir tem de cumprir uma long lap.
9 voltas para o fim - Dani Pedrosa, 'artista' convidado da KTM este fim de semana, faz de tudo para chegar ao pódio, mas para isso vai ter de apanhar Pecco Bagnaia. Brad Binder passa Maverick Viñales e sobe ao 5.º lugar, mas o espanhol responde e relega o sul-africano de novo para 6.º posto. Está animada a luta destes dois...
10 voltas para o fim - Bezzecchi vai fugindo a Bagnaia, o líder do Mundial está a quase dois segundos do compatriota; Oliveira continua em 11.º.
11 voltas para o fim - Bezzecchi faz a volta mais rápida e faz de tudo para alcançar o líder, Jorge Martin. Miguel Oliveira roda em 11.º, na cola de Alex Márquez.
12 voltas para o fim - Miguel Oliveira é ultrapassado por Alex Márquez e é agora 11.º; na frente Bezzecchi recupera o segundo lugar e Bagnaia cai para terceiro. Atenção a Brad Binder, o piloto da KTM já é 6.º e pressiona Viñales.
13 voltas para o fim - Morbidelli não consegue arrancar à primeira; há um toque de Brad Binder com Marc Márquez, mas nada de grave. Miguel Oliveira sobe uma posição, é 9.º classificado o piloto português, mas acaba por ser ultrapassado por Brad Binder. Na frente rodam Jorge Martin, Pecco Bagnaia e Marco Bezzecchi.
Os pilotos saem para a corrida sprint, lembramos que vão dar 13 voltas à pista.
Os pilotos saem para a volta de aquecimento. Estão 29 graus em San Marino.
Misano is buzzing at the sight of @ValeYellow46! #SanMarinoGP pic.twitter.com/LD4ThEugLh
Os pilotos já estão posicionados na pista, faltam poucos minutos para o arranque da prova. Vão dar 13 voltas à pista nesta corrida sprint.
A corrida de sprint disputa-se apenas no MotoGP e foi criada com o intuito de dinamizar os sábados de competição. Eis algumas regras:
1 - Tem metade das voltas da corrida de domingo.
2 - Distribuem-se metade dos pontos de uma corrida, sendo que apenas pontuam os 9 primeiros classificados: o vencedor recebe 12 pontos, o segundo 9, o terceiro 7, o quarto 6, o quinto 5, o sexto 4, o sétimo 3, o oitavo 2 e o nono 1. Estes pontos contam para a classificação do Mundial.
3 - A grelha de partida é definida pela qualificação e será a mesma de domingo.
4 - As motos podem ter no máximo 12 litros de gasolina, em vez dos 22 habituais em dia de prova.
5 - Os pilotos que tenham sanções de Grandes Prémios anteriores não as poderão cumprir na corrida sprint.
6 - O vencedor do grande prémio será o vencedor da corrida de domingo.
1:30.390! @88jorgemartin roars to a new all-time lap record in qualifying as Bezzecchi and @PeccoBagnaia join him on the front row #SanMarinoGP pic.twitter.com/sUKsLakFWE
A big round of applause for our @peccobagnaia! P3 in Qualy for the #SanMarinoGP#ForzaDucati #DucatiLenovoTeam pic.twitter.com/6rVjDtTKVY
Depois de duas sessões de treinos que não correram da melhor forma - não foi além o 22.º tempo - Miguel Oliveira conseguiu esta manhã apurar-se para a Q2, onde acabou por ser 10 classificado. É da quarta linha da grelha que o piloto português vai largar para a corrida sprint de hoje e para a corrida de amanhã.
Boa tarde, seja bem-vindo ao direto da corrida sprint do GP de San Marino, 12.ª prova do Mundial de velocidade que conta com a participação de Miguel Oliveira.
Português admitiu ter vários construtores interessados nos seus serviços
Marco Bezzecchi deu luta ao espanhol mas não conseguiu roubar-lhe a liderança
O piloto português terminou a corrida de sprint no 16.º lugar, depois de ter perdido três lugares no arranque
Marc Márquez sofreu uma queda e não terminou
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele