MotoGP: Vinãles arranca a ganhar no Qatar

Espanhol da Yamaha impõe-se face aos italianos Dovizioso e Rossi

• Foto: EPA

O espanhol Maverick Viñales venceu este domingo o Grande Prémio do Qatar em MotoGP, prova inaugural do Mundial de MotoGP. Com 22 anos, o piloto da Yamaha superou o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), que chegou a liderar algumas voltas em várias mudanças de comando.

Numa prova reduzida para 20 voltas, depois da chuva ter atrasado o início da corrida, o espanhol deixou ainda para trás o italiano e o nove vezes campeão mundial Valentino Rossi (Yamaha), que completou o pódio, depois de ter largado do 10.º lugar. Já o campeão em título, o espanhol Marc Márquez (Honda), terminou na 4.ª posição.

Apesar de ter saído da 'pole position', Viñales não entrou da melhor forma na corrida, que começou por ser liderada pelo francês Johann Zarco (Yamaha), em estreia na principal categoria do motociclismo esta temporada. Porém, o piloto gaulês, de 26, acabaria por sofrer uma queda e desistir quando liderava.

A sete voltas do fim, Dovizioso comandava a prova, mas depois de várias trocas entre os dois primeiros, já distantes dos restantes pilotos, acabou por ser o espanhol da Yamaha a conseguir a vitória inaugural da temporada.

Em Moto2, o português Miguel Oliveira (KTM) entrou na temporada 2017 com o melhor resultado de sempre na categoria, ao terminar em quarto lugar no circuito de Losail, atrás do vencedor, o italiano Franco Morbidelli (Kalex), do suíço Tomas Luthi (Kalex) e do japonês Takaaki Nakagami (Kalex).

Já em Moto3, a vitória foi para o espanhol Joan Mir (Leopard Racing), que se sobrepôs ao britânico John PcPhee, que partiu fora do 'top 10', com o espanhol Jorge Martín a fechar o pódio.

A próxima prova do calendário está marcada para 9 de abril, no circuito Termas de Rio Hondo, na Argentina.

Classificação da prova de MotoGP

1. Maverick Viñales (Espanha), Yamaha, 38:59.999
2. Andrea Dovizioso (Itália), Ducati, 39:00.460
3. Valentino Rossi (Itália), Yamaha, 39:01.927
4. Marc Márquez (Espanha), Honda, 39:06.744
5. Dani Pedrosa (Espanha), Honda, 39:07.127
6. Aleix Espargaró (Espanha), Aprilia, 39:07.660
7. Scott Redding (Grã-Bretanha), Ducati, 39:09.781
8. Jack Miller (Austrália), Honda, 39:14.485
9. Alex Rins (Espanha), Suzuki, 39:14.787
10. Jonas Folger (Alemanha), Yamaha, 39:15.068

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Motociclismo

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.