O italiano Alessandro Zaccone (Aruba Cloud) sagrou-se este sábado campeão mundial de MotoE, um campeonato para motas elétricas que ficará suspenso por falta de patrocinadores, após a última ronda disputada no Grande Prémio de Portugal, em Portimão.
A segunda corrida do fim de semana e última da temporada foi vencida pelo espanhol Oscar Gutierrez (MSI), que deixou o italiano Mattia Casadei (LCR) na segunda posição, a 0,098 segundos, com o também italiano Nicholas Spinelli (Rivacold) em terceiro, a 1,281 segundos.
O quarto lugar foi suficiente para Zacone festejar, emocionado, o último título da categoria, após ter chegado ao Algarve com cinco pontos de vantagem sobre o compatriota Casadei, distância que alargou para 17 na primeira corrida do dia.
Com uma 'almofada' confortável, Zaccone optou por se resguardar e evitar as quedas, sobretudo nas últimas voltas.
O italiano Lorenzo Baldassari (Dynavolt) foi o primeiro a ser atirado ao chão, com um toque no meio do pelotão, na quarta das sete voltas.
Seguiu-se o brasileiro Eric Granado (LCR), tocado pelo seu companheiro de equipa, Mattia Casadei. O romeno Jacopo Hosciuc (MSI) foi o último a abandonar, por queda.
Zaccone terminou a temporada com 198 pontos, mais 10 do que Casadei, contando três vitórias.
"Estava superassustado com as quedas. Ser campeão é o sonho de qualquer piloto e eu consegui", sublinhou o italiano.
Piloto espanhol esteve quase 100 dias afastado, após uma queda aparatosa no Grande Prémio da Indonésia
Entre peças de motos de MotoGP e Superbikes, até merchandise da marca. Nada escapou ao meliante
Assume misto de emoções na hora do adeus
Piloto português completou a sua última prova na categoria, antes de se mudar para as Superbikes, em 2026
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Central de 29 anos, que rescindiu contrato com os leões, regressa a um emblema que representou entre 2017 e 2019
Equipa holandesa em ação (PSV) também perdeu
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Paulo Sérgio levou o clube à conquista do troféu na Escócia em 2012 e falou a Record