Marc Márquez é o novo campeão do Mundo de MotoGP! Depois de uma dura batalha contra as lesões, que chegaram a colocar em causa a sua presença no Mundial de velocidade, o piloto espanhol está de regresso aos títulos, somando 7 no MotoGP, 9 no total das categorias igualando os números de Valentino Rossi. A coroação aconteceu em Motegi, este domingo, no Japão.
Márquez foi segundo no GP do Japão, atrás de Francesco Bagnaia, que conseguiu repetir o triunfo da véspera, da sprint, mas o foco do espanhol não era o italiano, mas sim o seu irmão Alex, segundo nas contas do Mundial, que podia impedir a celebração já em Motegi. Mas o 'mano' acabou a corrida em 6.º e a festa foi mesmo de Marc, que saiu do terceiro lulgar, ultrapassou Pedro Acosta e fixou-se no segundo posto até ao final.
No final, o piloto recordou os difíceis tempo por que passou, devido à lesão num ombro, que foi depois agravada com um acidente doméstico. "A primeira coisa que posso dizer é que agora estou em paz comigo mesmo. Sem querer entrar num ciclo vicioso, houve muitas pessoas me ajudaram muito. Sozinho era impossível. Depois, obviamente, as decisões que tem de se tomar com base no que se sente. Mas o que quero é aproveitar, agora que estou em paz, isso é o mais importante. Não quero dizer nomes nem agradecer individualmente porque isto não ia acabar, mas eles sabem quem são."
E prosseguiu: "O ser humano tem uma grande capacidade para esquecer o mal e lembrar-se apenas do bem, ou pelo menos os otimistas são assim. Sempre fui otimista nesse sentido. Sempre vi uma luz ao fundo do túnel, embora as pessoas à minha volta me fizessem 'levantar a persiana e ver um pouco mais' com aquela venda nos olhos. Tentei responder às perguntas que tinha dentro de mim de forma egoísta, olhando apenas para mim, porque era isso que o meu povo me aconselhava e foi isso que fiz naquele ciclo, que começou com a queda de Jérez, mas piorei tudo com uma decisão completamente minha. Estou em paz. Marc contra Marc em paz."
Miguel Oliveira terminou a corrida no 14.º lugar.
Por Isabel DantasEspanhol conquistou o Mundial de MotoGP
Espanhol garantiu o título Mundial de MotoGP este domingo, no Japão
Fisiologista português coordena a preparação do novo campeão do mundo de MotoGP e diz que piloto espanhol está "ao nível de Ronaldo, Messi ou Jordan"
Iguala os 7 títulos de Valentino Rossi
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º