Miguel Oliveira cai e abandona o GP Catalunha

Fabio Quartararo vence a corrida e assume a liderança do Mundial

• Foto: EPA
A próxima prova do Mundial será o GP França, a 11 de outubro, em LeMans.

Classificação do Mundial

1.º Fabio Quartararo (França), Yamaha, 108 pontos
2.º Joan Mir (Espanha), Sukuki, 100 pontos
3.º Maverick Viñales (Espanha), 90 pontos
4.º Andrea Dovizioso (Itália), 84 pontos
5.º Franco Morbidelli (Itália), 77 pontos
(...)
9.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, 59 pontos

Classificação da corrida


1.º Fabio Quartararo (França), Yamaha, 40.33,176 minutos
2.º Joan Mir (Espanha), Sukuki, a 0,928 segundos
3.º Alex Rins (Espanha), Suzuki, a 1,898 segundos
4.º Fanco Morbidelli (Itália), Yamaha, a 2,846 segundos
5.º Jack Miller (Austrália), Ducati, a 3,391 segundos 

Fabio Quartararo vence o GP Catalunha - é o seu terceiro triunfo da época - e assume a liderança do Mundial, mercê da desistência de Andrea Dovizioso, que foi ao chão logo na primeira volta. Miguel Oliveira teve azar, caiu na curva 2 - no mesmo local onde caíra Valentino Rossi pouco antes - quando faltavam seis voltas para o final e teve de abandonar a corrida. 



24/24 - Fabio Quartararo vence a corrida, seguido por Joan Mir e Alex Rins. Franco Morbidelli, que saiu da 'pole', foi vítima dos pilotos da Suzuki nestas últimas voltas e termina em quarto.

23/24 - Joan Mir passa Franco Morbidelli e assume o segundo lugar! O italiano fica com Alex Rins na traseira, que lhe rouba o último lugar do pódio!

22/24 - Quartararo parece lançado para a vitória; Franco Morbidelli tenta manter a segunda posição, tem Joan Mir na traseira.

21/24 - Alex Rins já é quarto e está na 'cola' de Joan Mir, a tentar chegar ao pódio. Jack Miller caiu para o quinto lugar.

20/24 - Quartararo mantém-se no comando.

19/24 - Miguel Oliveira também cai na curva 2 e abandona a corrida!

18/24 - Joan Mir faz de tudo para chegar ao segundo lugar; Oliveira descola de Binder e é 9.º, atrás de Nakagami. 

17/24 - Miguel Oliveira volta a passar Brad Binder, mas o sul africano responde. Quem ganha com isto é Nakagami, que é 8.º e foge aos homens da KTM. Quartararo segue no comando. 

16/24 - Valentino Rossi vai ao chão na curva 2 e ainda não é desta que alcança o pódio 200 da carreira! Morbidelli é segundo, Joan Mir terceiro e Jack Miller quarto. Miguel Oliveira volta ao top 10.



15/24 - Miguel Oliveira passa Brad Binder e é 9.º classificado, mas acaba por ser ultrapassado pelo sul africano e por Nakagami, voltando ao 11.º lugar. Mais à frente Jack Miller ataca o terceiro lugar de Franco Morbidelli.

14/24 - Franco Morbidelli desiquilibra-se ligeiramente, sai da pista e Valentino Rossi aproveita para ocupar o segundo lugar. Pode alcançar hoje o pódio 200 da carreira... 

13/24 - Pol Espargaró cai na curva 1, sozinho, e está fora da corrida o piloto da KTM. Com isto Miguel Oliveira é outra vez 10.º.



12/24 - É o sobe e desce entre Oliveira e Bagnaia, o português é ultrapassado pelo italiano e volta ao 11.º lugar. Na cabeça da corrida Quartararo lidera, seguido por Morbidelli.

11/24 - Francesco Bagnaia comete um erro e Miguel Oliveira recupera o 10.º lugar. Tem agora Brad Binder à sua frente.

10/24 - Miguel Oliveira é 11.º mas está num grupo que luta pelo 5.º lugar; na frente Fabio Quartararo lidera com algum conforto.

9/24 - Fabio Quartararo ataca Morbidelli e passa para a frente da corrida; Valentino Rossi segue em terceiro, com Jack Miller por perto. Brad Binder passa por Bagnaia e é 9.º; Oliveira tem outra vez o homem da Ducati à sua frente.

8/24 - Fabio Quartararo tem sido mais rápido do que Franco Morbidelli nas últimas voltas; mais atrás Binder passa Miguel Oliveira e o português é agora 11.º.

7/24 - Miguel Oliveira tem a KTM de Brad Binder nas costas; Pol Espagaró trava uma luta intensa com Alex Rins pela sexta posição.

6/24 - Fabio Quartararo passa por Valentino Rossi e é agora segundo; Miguel Oliveira continua atrás de Bagnaia. 

5/24 - Maverick Viñalez teve problemas no arranque, o espanhol saiu da quinta posição e é agora 15.º. Oliveira tem Bagnaia à sua frente.

4/24 - O português passa Aleix Espargaró, o português já está dentro do top 10! Na frente seguem Franco Morbidelli, Valentino Rossi e Fabio Quartararo.

3/24 - Miguel Oliveira passa por Nakagami e tem agora Aleix Espargaró à sua frente. 

2/24 - Rossi pressoina Morbidelli, Miguel Oliveira segue em 12.º na cola de Nakagami.

1.ª de 24 voltas - Dovizioso, líder do Mundial, e Zarco caem à primeira curva, Franco Morbidelli mantém a liderança, mas Rossi passa para segundo e Jack Miller é agora terceiro. Miguel Oliveira cai para 13.º mas recupera o 12.º lugar.

Começa a corrida!


13h58 - As motos saem para a volta de aquecimento.

13h56 - Os pilotos já ligaram os motores e preparam-se para a volta de aquecimento.

13h55 - Sai o safety car.

13h44 - "A nossa escolha de pneus está feita, temos de ganhar posições nas primeiras voltas. Acho que vamos fazer uma boa corrida", disse Miguel Oliveira, já em pista, à SportTV.

13h43 - A temperatura do asfalto oscila entre os 20 e os 23 graus.

13h41 - A maioria dos pilotos escolheram o pneu macio à frente, a exceção são os homens da KTM, incluindo Miguel Oliveira, que vai sair com médio à frente e macio atrás.

13h39 - Na primeira linha da grelha estão três Yamaha. Será que alguma delas vai ganhar? 

13h35 - Os pilotos começam a deixar o pit lane e dirigem-se para a pista.

13h34 - Miguel Oliveira coloca o capacete e as luvas; o português prepara-se para fazer uma corrida de trás para a frente.

13h32 - Os pilotos do MotoGP estão nas respetivas boxes, a definir os últimos detalhes da estratégia para a corrida.

13h10 -  Luca Marini vence a corrida de Moto2. O italiano consegue o terceiro triunfo da temporada e aumenta a vantagem na classificação geral. A luta com Sam Lowes foi renhida. Fabio Di Giannantonio acabou em 3.º.

12h41 - No warm up do Moto2 a moto do espanhol Augusto Fernández incendiou-se.

Ver essa foto no Instagram

Turn up the heat! @augustofernandez37 finds alternative ways to warm up in the morning #CatalanGP #MotoGP #Motorcycle #Racing #Motorsport

Uma publicação compartilhada por MotoGP (@motogp) em



12h05 - Darryn Binder ganhou a corrida de Moto3.



- A corrida de MotoGP vai ser disputada de 24 voltas ao traçado, num total de 111 quilómetros. 

- No warm up desta manhã o português registou o 15.º tempo; Fabio Quartararo foi o piloto mais rápido.

- O Mundial é liderado por Andrea Dovizioso; Miguel Oliveira é 8.º, a 25 pontos do italiano.

- A pole potion foi para Franco Morbidelli (Yamaha), que a seu lado na primeira linha da grelha terá Fabio Quartaro e Valentino Rossi.

- "Caí na minha volta mais rápida da qualificação. Perdi um pouco de ‘feeling’ na moto durante a qualificação e isso deixou-me desapontado. A corrida vai ser difícil, mas acreditamos que andaremos perto do topo", confessou o português no final.

- Oliveira perdeu tempo e dinâmica e acabou por ficar no 12º e último lugar da segunda qualificação, que ainda assim lhe garante um lugar na quarta linha da grelha, com perspetivas de lutar por uma boa classificação e muitos pontos.

- O piloto português da Red Bull KTM Tech3 brilhou na terceira sessão de treinos, ao ficar com o terceiro melhor tempo combinado e apurar-se diretamente para a segunda qualificação (Q2), mas acabou por cair numa fase crucial da Q2, quando até estava a fazer uma volta rápida.

- Miguel Oliveira vai partir do 12.º lugar da grelha, em Barcelona, depois de um dia de um sábado com altos e baixos.

- Bom dia, seja bem-vindo à corrida de MotoGP do GP Catalunha, prova do Mundial de velocidade que conta com a participação do português Miguel Oliveira.
Por Record
15
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de MotoGP

Notícias