Miguel Oliveira entra na luta pelo pódio mas acaba GP França no 6.º lugar

Danilo Petrucci venceu em LeMans; Alex Márquez alcançou o seu primeiro pódio

• Foto: EPA

A próxima prova do Mundial será o GP Aragão, dia 18 de outubro.

Classificação do Mundial
1.º Fabio Quartarato (França), Yamaha, 115 pontos
2.º Joan Mir (Espanha), Suzuki, 105 pontos
3.º Andrea Dovizioso (Itália), 97 pontos
4.º Maverick Viñales (Espanha), Yamaha, 96 pontos
(...)
9.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, 69 pontos


Classificação da corrida

1.º Danilo Petrucci (Itália), Ducati, 45.54,736 minutos
2.º Alex Márquez (Espanha), Honda, a 1,273 segundos
3.º Pol Espargaró (Espanha), KTM, a 1,711 segundos
4.º Andrea Dovizioso (Itália), Ducati, a 3,911 segundos
5.º Johann Zarco (França), Ducati, a 4,310 segundos
6.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, a 4,466 segundos

Foi uma grande corrida para Miguel Oliveira, que com inteligência soube escapar às quedas, mas não deixou de ser inglório o facto de ter sido surpreendido por Johann Zarco na reta da meta, perdendo, assim, o 5.º lugar. O português saiu da 12.ª posição, chegou a ser 18.º, andou na luta pelo pódio e acabou em 6.º. Soma 10 pontos nas contas do Mundial.

Danilo Petrucci é o sétimo piloto a vencer uma prova este ano. O italiano alcançou o segundo triunfo da carreira.



Numa prova disputada em piso molhado, foi uma boa corrida  também para Alex Márquez, o irmão do campeão do Mundo, Marc Márquez, que recupera de uma lesão e está ausente do Mundial. O jovem espanhol saiu do 18.º lugar e alcançou em Le Mans o seu primeiro pódio, deixando a KTM de Pol Espargaró no terceiro lugar. 




26/26 - Miguel Oliveira faz de tudo para chegar à quarta posição, mas o italiano é uma velha raposa e defende-se muito bem. Entretanto, Zarco ameaça o português ultrapassa-o na reta da meta, com o português a terminar em 6.º. Venceu Danilo Petrucci, seguido por Alex Márquez e Pol Espargaró. 

25/26 - Pol Espargaró passa por Dovizioso e é agora terceiro, o italiano fica à frente de Oliveira. O português passa para 4.º mas 'Dovi' defende-se bem e recupera.

24/26 - Alex Márquez passa por Dovizioso e é segundo, o pai do espanhol sofre na boxe... Miguel Oliveira continua em 5.º, atrás de Pol Espargaró.

23/26 - São cinco os pilotos que lutam pelos lugares do pódio e Miguel Oliveira é um deles!

22/26 - Danilo Petrucci vai perdendo terreno para Dovizioso na frente; Miguel continua em 5.º.

21/26 - Reedita-se a luta entre Miguel Oliveira e Pol Espargaró, com o português a tentar passar a KTM oficial! Que corrida está a fazer o português!

20/26 - Alex Rins cai e também é forçado a abandonar a prova. Miguel Oliveira é quinto e já cheira o pódio! Lidera Danilo Petrucci, seguido por Dovizioso e Alex Márquez. 

19/26 - Jack Miller tem um problema na moto e tem de abandonar; Miguel Oliveira sobe à 6.ª posição! Agora tem Pol Espargaró à sua frente.

18/26 - Cal Crutchlow cai e Miguel Oliveira sobe ao 7.º lugar. Tem agora Alex Márquez de novo à sua frente. No grupo da frente, Dovizioso assume a liderança, mas cai para quarto, depois de uma impressionante ultrapassagem de Alex Rins. Fantástica esta a luta pelo pódio, Petrucci volta ao topo.

17/26 - Franco Morbidelli cai na curva 3 e abandona a corrida; os quatro da frente estão mais colados do que nunca, as posições estão longe de estar definidas...

16/26 - Alex Márquez está 'em cima' de Pol Espargaró, na luta pelo quinto lugar; Miguel segue atrás da Honda
de Crutchlow.

15/26 - Alex Rins passa por Jack Miller, mas o australiano responde e volta a ocupar o terceiro lugar. Miguel Oliveira em 8.º, continua atrás de Cal Crutchlow e de Alex Márquez.

14/26 - Oliveira segue na cola de Crutchlow, na frente tudo na mesma.

13/26 - Alex Rins está a dar muitas dores de cabeça a Jack Miller na luta pela terceira posição; os quatro primeiros têm quase dois segundos de vantagem para o grupo seguinte. Alex Márquez passa por Cal Crutchlow e o britânico é o homem agora à frente do português. 

12/26 - Na frente seguem Petrucci, Dovizioso, Miller e Alex Rins. Vai ser renhida a luta pelo pódio... 

11/26 - Miguel Oliveira vai fugindo de Nakagami, pelo que o português concentra-se quase exclusivamente em Alex Márquez. 

10/26 - Alex Rins aproxima-se mais dos três primeiros, Miguel Oliveira está a meio segundo de Alex Márquez.

9/26 - Quartararo, entretanto desce para 11.º; Miguel Oliveira segue em 8.º, atrás de Alex Márquez e Cal Crutchlow. Bradley Smith cai e abandona a corrida.

8/26 - Alex Rins começa a ameaçar o terceiro lugar de Jack Miller; na frente Petrucci segue relativamente tranquilo.

7/26 - Miguel Oliveira sobe ao 8.º lugar, já galgou 10 posições! Alex Márquez e o português passaram por Bradley Smith.

6/26 - Miguel Oliveira fez uma grande recuperação, esteve em 18.º e é agora 9.º, atrás de Alex Márquez e de Bradley Smith. Os três primeiros seguem em fuga.

5/26 - Quartararo está em claras dificuldades e já está atrás de Miguel Oliveira. O português é agora 9.º classificado. Na frente segue Danilo Petrucci, seguido por Andrea Dovizioso e Jack Miller.

4/26 - Fabio Quartararo parece que anda para trás, saiu da pole e está em 8.º; entretanto Miguel Oliveira segue 'na cola' de Alex Márquez.

3/26 - Miguel Oliveira está em 'modo-recuperação'. O português passa Nakagami e Aleix Espargaró e é 10.º classificado! Alex Márquez é o alvo seguinte.

2/26 - Miguel Oliveira sobe três posições e é 13.º, tem agora Nakagami à sua frente. Danilo Petrucci assume a liderança, com Dovizioso nas costas. Valentino Rossi não conseguiu regressar à corrida e teve de abandonar a prova.

1.ª de 26 voltas - Jack Miller arranca muito bem, Valentino Rossi cai e Miguel Oliveira desce para a 18.ª posição. Danilo Petrucci é segundo atrás do australiano e Dovizioso terceiro; Quartararo, que saiu da 'pole', é quarto.

Começa a corrida!


12h08 - Os pilotos arrancam para a volta de aquecimento.

12h07 - A direção da corrida informa que os pilotos podem trocar de moto a qualquer momento.



12h04 - Os pilotos regressam à grelha de partida. 



12h00 - A corrida passa a ter 26 voltas em vez das 27 inicialmente previstas.

11h58 - As equipas têm de decidir rapidamente se optam por pneus de chuva ou não. 

11h56 - É mostrada a bandeira vermelha, a partida vai ser atrasada para se proceder à troca de pneus.

11h54 - Começa a chover em Le Mans! Entretanto, sai o safty car.

11h51 - Ouve-se o hino de França, estão cinco mil espectadores nas bancadas.

11h49 - Lembra-se dele? O australiano Michael Doohan, cinco vezes campeão do Mundo, está em Le Mans.



11h44 - Os pilotos já estão posicionados na grelha; as equipas apuram os derradeiros detalhes nas motos.

11h36 - Os pilotos deixam as boxes e dirigem-se para a pista. Vão fazer uma volta de reconhecimento e assumir os respetivos lugares na grelha de partida. 

11h28 - O céu está muito carregado em Le Mans, não está previsto chuva durante a corrida, mas nunca se sabe. A temperatura ambiente é de 14 graus; a do asfalto está nos 17 graus.



11h19 - O espanhol Albert Arenas, 3.º hoje em Le Mans, voltou à liderança do campeonato de Moto3.



11h03 - O italiano Celestino Vietti (KTM) venceu a corrida de Moto3. Trata-se do segundo triunfo da sua carreira.



- No warm up desta manhã Miguel Oliveira foi 13.º. O italiano Franco Morbidelli foi o mais rápido.



- A pista em Le Mans tem 4,2 quilómetros, 5 curvas para a esquerda e 9 para a direita, com a reta mais longa a medir 674 metros. A prova de MotoGP será disputada ao longo de 27 voltas, 113 km no total.

- A pole position foi para o francês Fabio Quartararo (Yamaha), líder do Mundial de 2020, que a seu lado na grelha terá as Ducati do australiano Jack Miller e do italiano Danilo Petrucci.

- O piloto de 25 anos acredita que pode lutar pelos primeiros lugares hoje em Le Mans. "Vai ser difícil, mas precisamos de passar as primeiras voltas com segurança. O meu ritmo é bom e estou otimista. Com boa atitude, penso que conseguirei atingir os meus objetivos", assumiu o português.

- "Estou desiludido com a qualificação. As coisas estavam a correr-me muito bem até que na FP4 tive um problema com perda de óleo. A equipa fez um trabalho incrível para reparar a moto a tempo da qualificação, mas tinha um ‘feeling’ e nunca mais me senti da mesma maneira. Ainda assim fiz um melhor tempo de volta na qualificação do que nos treinos da manhã, em que tinha sido segundo", referiu Miguel Oliveira.

- O piloto português vai largar da 12.ª posição, depois de um sábado muito atribulado. Depois de ter conseguido ser segundo na 3.ª sessão de treinos livres, e carimbado a entrada na Q2, Oliveira 'perdeu' as duas motos nos quartos treinos livres. A primeira sofreu uma avaria no motor, que verteu óleo em pista; a segunda foi ao chão. Os mecânicos da Red Bull KTM Teck3 arranjaram uma delas a tempo da qualificação, onde o português não conseguiu ir além da 12.ª posição.

- Bom dia, seja bem-vindo ao direto da corrida de de MotoGP do GP França, prova que se disputa a partir das 12h00, em Le Mans, e que conta com a participação de Miguel Oliveira.

Por Record
11
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de MotoGP

Notícias

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.