Miguel Oliveira termina GP Japão nos pontos

Piloto português foi 12.º numa corrida ganha por Marc Márquez

8h08 - A próxima prova do Mundial de velocidade disputa-se no próximo domingo, dia 27, na Austrália.

Classificação do Mundial

1.º Marc Márquez (Espanha), Honda, 350 pontos
2.º Andrea Dovizioso (Itália), 231 pontos
3.º Alex Rins (Espanha), 176 pontos
4.º Maverick Viñalez (Espanha), 176 pontos
5.º Danilo Petrucci (Itália), 169 pontos
(...)
16.º Miguel Oliveira (Portugal), 33 pontos

Classificação da corrida


1.º Marc Márquez (Espanha), Honda, 42.41,492 minutos
2.º Fabio Quartararo (França), Yamaha, a 0,870 segundos
3.º Andrea Dovizioso (Itália), Ducati, a 1,325 segundos
4.º Maverick Viñalez (Espanha), Yamaha, a 2,608 segundos
5.º Cal Crutchlow (Grã-Bretanha), Honda, a 9,140 segundos
(...)
12.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, a 27,870 segundos.

7h54 - "Não foi fácil, a estratégia era clara e passava por abrir um fosso desde o início. Tentei jogar com a eletrónica, para tentar gerir tudo até ao final, como viram estava no limite do combustível...", sublinhou Marc Márquez.



7h53 - No fim quase não tinha pneus. O Marc acelerou bem, puxei a 100 por cento para me manter com ele na frente, estou feliz, foi segundo pódio consecutivo e estou muito orgulhoso por alcançar o objetivo que traçámos no início do ano", referiu Fabio Quartararo.

7h51 - "Foi uma corrida estranha, com diferentes esolhas de pneus. Estou feliz porque lutámos durante toda a prova, na corrida fizemos uma boa escolha de pneus", disse Andrea Dovizioso.



7h47 - Situação caricata, a moto de Marc Márquez parece que ficou sem gasolina depois da corrida e o espanhol teve de apanhar uma boleia de Hafizh Syahrin para chegar ao parque fechado da Honda...



Miguel Oliveira saiu do 16.º lugar, caiu para 18.º nas primeiras voltas e acabou este GP Japão em 12.º, somando mais 4 pontos para as contas do Mundial. O piloto português fez uma boa corrida em Motegi, ganha por Marc Márquez, já sagrado campeão do Mundo, que se passeou pela liderança da corrida. Fabio Quartararo foi segundo e garantiu o título de 'rookie' do ano. Na terceira posição, depois de uma luta titânica, Andrea Dovizioso levou a melhor sobre Maverick Viñalez e se a corrida tivesse mais umas voltas, o italiano ainda se atrevia na segunda posição... A Honda garantiu o título Mundial de construtores.

Termina a corrida!


24/24 - Vitória para Marc Márquez, com Fabio Quartararo em segundo e Andrea Dovizioso, que chegou a pressionar o francês, em terceiro. Miguel Oliveira cumpre o objetivo e termina dentro dos pontos.

23/24 - Penúltima volta, as duas primeiras posições do pódio estão definidas, Andrea Dovizioso ganha terreno relativamente a Viñalez e praticamente garante o 3.º lugar.

22/24 - Miguel Oliveira passa por Francesco Bagnaia e é agora 12.º! Agora está a 4 segundos de Pol Espargaró, a moto imediatamente à sua frente, e muito dificilmente conseguirá chegar ao 11.º lugar.

21/24 - Valentino Rossi sofre uma queda quando seguia em 12.º e é forçado a abandonar a corrida, Miguel Oliveira galga uma posição e é agora 13.º. Está dentro dos pontos o piloto português da Red Bull KTM Tech3...

20/24 - Luta intensa entre Dovizioso e Viñalez, com a Ducati a conseguir manter a vantagem para Yamaha. 

19/24 - Miguel Oliveira aproxima-se um pouco mais de Bagnaia, sem no entanto conseguir ultrapassar o italiano. Na frente Marc Márquez continua o seu passeio triunfal...

18/24 - Na 3.ª posição está Andrea Dovizioso, mas Maverick Viñalez não lhe larga a traseira da moto...

17/24 - Quartararo pode sagrar-se 'rookie' do ano se mantiver esta segunda posição; Miguel Oliveira não está a conseguir aproximar-se de Bagnaia.

16/24 - Marc Márquez já tem dois segundos e meio de vantagem para Fabio Quartararo, só um grande azar o impedirá de celebrar mais uma vitória... Miguel Oliveira continua em 14.º.

15/24 - Maverick Viñalez passa por Morbidelli e é agora 4.º, está acesa a luta pelo último lugar do pódio. Jack Miller, que andou nesta 'guerra', é 8.º...

14/24 - Andrea Dovizioso assume a terceira posição, Morbidelli é agora 4.º e Viñalez 5.º. Marc Márquez já tem dois segundos de vantagem para Quartararo. Miguel Oliveira, por sua vez, perde terreno para Francesco Bagnaia, mas continua em 14.º.

13/24 - Miguel Oliveira pressiona Francesco Bagnaia na luta pelo 13.º lugar, mais à frente Morbidelli faz o que pode para se desenvencilhar de Dovizioso e Maverick Viñalez.

12/24 - Fabio Quartararo dificilmente vai perder a segunda posição, tem 4 segundos de vantagem sobre Franco Morbidelli. Já a luta pela 3.ª posição promete.

11/24 - Jack Miller cai para 5.º, depois de ser ultrapassado por Andrea Dovizioso; Miguel Oliveira ganha uma posição, é 14.º. Tem agora Francesco Bagnaia à sua frente.

10/24 - Miguel Oliveira sobe a 15.º e entra nos pontos! Na frente, Marc Márquez passeia-se na cabeça da corrida.

9/24 - Andrea Ianonne cai na curva 11 e é forçado a abandonar a corrida; a 4.ª posição de Morbidelli está a ser alvo de ataque por parte de três pilotos.

8/24 - O português passa Andrea Ianonne e assume a 16.ª posição, tem agora Mika Kallio à sua frente; na frente Marc Márquez aumenta a diferença para Quartararo.

7/24 - Miguel Oliveira pressiona Ianonne; na frente tudo na mesma: seguem Márquez, Quartararo e Miller, que tem na 'cola' Franco Morbidelli. 

6/24 - Miguel Oliveira ultrapassa Nakagami e assume o 17.º lugar, à sua frente tem agora o italiano Andrea Ianonne; Quartararo procura a sua primeira vitória mas Marc Márquez não lhe dá hipótese.

5/24 - Marc Márquez aumenta a vantagem para Fabio Quartararo, está imparável o campeão do Mundo em título. Miguel Oliveira passa por Nakagami, mas o japonês devolve a ultrapassagem e o português regressa ao 18.º lugar.

4/24 - Jack Miller assume a terceira posição, Morbidelli é quarto e está agora a ser pressionado por Dovizioso. Miguel Oliveira segue em 18.º, pressionado por Jorge Lorenzo e pelo companheiro de equipa, Hafizh Syahrin.

3/24 - Luta acesa pelo terceiro lugar, com Jack Miller a 'picar' Morbidelli; Márquez vai lançado e deixa Quartararo cada vez mais para trás.

2/24 - Miguel Oliveira está atrás de Andrea Ianone; na frente Marc Márquez ganha terreno face a Fabio Quartararo, com Morbidelli em terceiro.

1.ª de 24 voltas - Marc Márquez arranca na frente, Quartararo assume depois momentaneamente a liderança, mas o espanhol ultrapassa-o; Miguel Oliveira chega a subir uma posição, fica atrás de Nakagami, mas perde dois lugares e está em 18.º.

Começa a corrida!


6h58 - Os pilotos acabam de arrancar para a volta de aquecimento.

6h51 - O italiano Lorenzo Dalla Porta venceu a corrida de Moto3 e o seu compatriota Luca Marini impôs-se na de Moto2.

6h50 - Os pilotos já estão posicionados na pista. O tempo em Motegi está incerto e a escolha de pneus pode ter um papel determinante.



6h40 - No warm up desta manhã Marc  Márquez foi o mais rápido; Miguel Oliveira fez o 19.º tempo.

- A corrida vai disputar-se ao longo de 24 voltas ao traçado, num total de 115,2 km. 

- A pista de Motegui tem 4,8 km, 6 curvas para a esquerda e 8 para a direita. A reta mais longa tem 762 metros.

- A pole position foi para o espanhol Marc Márquez, que já se sagrou campeão do Mundo. A primeira linha da grelha completa-se com Franco Morbidelli e Fabio Quartararo.

- Nos treinos de sexta-feira, Miguel sofreu uma aparatosa queda, que felizmente não trouxe consequências físicas. 

- Miguel Oliveira admitiu, ainda, continuar a sentir algumas limitações com o ombro direito, lesionado a 25 de agosto. "Devido às condições da pista, o meu ombro doeu menos do que ontem. Por isso, acho que estamos no bom caminho para fazer uma boa corrida e terminar dentro dos lugares pontuáveis", concluiu o piloto da KTM, que completou oito voltas ao circuito nipónico.

- "No geral foi um dia positivo. Fomos bastante competitivos com chuva, o que é bom. À medida que a pista secava, foi difícil perceber até que ponto podia arriscar", começou por explicar o piloto de Almada, em declarações difundidas pela assessoria de imprensa da equipa Tech3.

- O piloto português vai sair da 16.ª posição - o equivalente à 6.ª linha da grelha -, depois de ter sido o segundo melhor piloto da KTM. Pol Espargaró larga do 15.º lugar. 

- Bom dia, seja bem-vindo à corrida de MotoGP do GP Japão, que se disputa a partir das 7 horas, e que conta com a participação de Miguel Oliveira.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de MotoGP

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.