GP San Marino: Miguel Oliveira cai, regressa à pista e acaba em 16.º

Marc Márquez vence a corrida após batalha de estratégia com Quartararo

• Foto: EPA

Classificação do Mundial

1.º Marc Márquez (Espanha), Honda, 275 pontos
2.º Andrea Dovizioso (Itália), Ducati, 182 pontos
3.º Danilo Petrucci (Itália), Ducati, 151 pontos
4.º Alex Rins (Espanha), Suzuki, 149 pontos
5.º Maverick Viñalez (Espanha), 134 pontos
(...)
18.º Miguel Oliveira (Portugal), 26 pontos

Classificação da corrida


1.º Marc Márquez (Espanha), Honda, 42.25,163 minutos
2.º Fabio Quartararo (França), Yamaha, a 0,903 segundos
3.º Maverick Viñalez (Espanha), Yamaha, a 1,636 segundos
4.º Valentino Rossi (Itália), Yamaha, a 12,660 segundos
5.º Franco Morbidelli (Itália), Yamaha, a 12,770 segundos
(...)
16.º Miguel Oliveira (Portugal), KTM, a 1.07,831 minutos

13h58 - Marc Márquez é muito assobiado pelo público italiano na cerimónia do pódio.

13h53 - "Sabia que não tinha necessariamente de vencer, mas o que aconteceu ontem [incidente com Rossi] foi uma motivação extra para mim. Disse para mim 'vou tentar na última volta'. Foi bom vencer aqui em Itália, mas é melhor ainda ter 93 pontos devantagem", explicou Marc Márquez.



13h52 - "Foi uma corrida dura, mas ele tinha a experiência de lutar pela vitória na última volta. Esta luta com o campeão do Mundo foi o melhor momento da minha carreira", reconheceu Fabio Quartararo.



Miguel Oliveira teve azar, pois foi vítima da 'maldição da curva 4', onde caíram uma série de pilotos. O português foi ao chão na volta 8 e a maior preocupação era se não teria agravado a lesão no ombro. Mas tudo correu bem nesse aspeto. O piloto português da Red Bull Tech3 levantou a moto, regressou à pista e acabou em 16.º.


Que corrida fez Marc Márquez. O espanhol da Honda largou da 5.ª posição - depois de uma qualificação acidentada - mas acabou por vencer a prova, mercê da sua inteligência tática. O espanhol nunca atacou a liderança de Quartararo; analisou-o ao pormenor durante grande parte da corrida e avançou para a estocada final apenas na última volta.

27/27 - Márquez passa por Quartararo na reta da meta! Quartararo responde e o espanhol volta a colocar-se na liderança. Que duelo!!!! Márquez fecha bem e anula os ataques do francês e vence o Grande Prémio! Miguel Oliveira acaba em 16.º.

26/27 - Maverick Viñalez aproxima-se de Márquez, mas a duas voltas do fim é pouco provável que consiga surpreender o compatriota. Entretanto, Márquez parece que está a guardar a ultrapassagem para a última volta.

25/27 - Márquez coloca-se ao lado de Quartararo e continua a controlar o francês. Conseguirá passá-lo?

24/27 - Grande expectativa para ver o que Márquez conseguirá fazer nas últimas voltas...

23/27 - Márquez continua a estudar Fabio Quartararo, segue na traseira da moto do francês mas não tenta ultrapassar. Entretanto, queda para Cal Crutchlow e Miguel Oliveira sobe a 16.º.

22/27 - Michele Pirro também vai ao chão.

21/27 - Rossi e Viñalez lutam acerrimamente pelo pódio; na frente tudo na mesma.

20/27 - Marc Márquez mantém-se na 'cola' de Quartararo mas não o ataca. O espanhol parece estar a guardar-se para os últimos instantes desta corrida...

19/27 - Miguel Oliveira tem agora o companheiro de equipa, o malaio Hafizh Syahrin, à sua frente.

18/27 - No duelo entre os dois italianos, Valentino Rossi passa por Morbidelli e sobe ao quarto lugar.

17/27 - Miguel Oliveira galga mais um 'degrau' e é 18.º; Alex Rins teve mesmo de abandonar. Na frente continua a luta entre o líder Quartararo e o seu perseguidor, Marc Márquez.

16/27 - Queda de Alex Rins na curva 4; entretanto Miguel Oliveira sobe uma posição e é 19.º.

15/27 - Pol Espargaró é agora 7.º; o homem da KTM tinha saído do segundo lugar...

14/27 - Curioso o duelo pelo quarto lugar, com Valentino Rossi a tentar ultrapassar o seu pupilo Franco Morbidelli. Levará o 'professor' a melhor?

13/27 - Viñalez saiu da pole e perdeu posições, mas faz de tudo garantir um lugar no pódio. Entretanto, Miguel Oliveira está na 'cola' de Karel Abraham.

12/27 - Francesco Bagnaia cai, também na curva 4; Miguel Oliveira continua em prova, o português está no 20.º lugar.

11/27 - Márquez já cheira a traseira da moto do francês; o espanhol saiu do quinto lugar e está lançado na luta pela vitória na corrida.

10/27 - Rossi luta com Morbidelli pelo quarto lugar. Miguel Oliveira regressou à pista, resta perceber se para continuar a corrida ou para se dirigir à boxe...

9/27 - Queda de Miguel Oliveira na curva quatro... Esperemos que não tenha agravado a lesão no ombro direito.

8/27 - Fabio Quartararo começa a ser seriamente ameaçado por Marc Márquez, o espanhol é exímio neste jogo de perseguição...

7/27 - Miguel segue colado a Bagnaia, à espera de subir mais um lugar; na frente continuam Quartararo, Márquez, Viñalez, Morbidelli e Rossi, que já ultrapassou Pol Espargaró. 

6/27 - Pol Espargaró é agora quinto, seguido bem de perto por Valentino Rossi. Na frente Quartararo só pensa em livrar-se de Marc Márquez mas o espanhol não desarma.

5/27 - Marc Márquez está de olhos postos na traseira da moto de Fabio Quartararo. Entretanto Oliveira sobe uma posição e é 15.º. 

4/27 - Marc Márquez ultrapassa Maverick Viñalez e já é segundo! Impressionante o que o piloto espanhol faz com esta Honda no Mundial de MotoGP... Nakagami vai ao chão.

3/27 - Quartararo 'ataca' a liderança de Viñalez, passa o espanhol e assume a primeira posição; Miguel Oliveira está ainda no 16.º lugar. 

2/27 - O piloto português tem à sua frente Francesco Bagnaia; Marc Márquez vai galgando terreno e já é terceiro. Pol Espargaró foi ultrapassado pelo campeão do Mundo e por Franco Morbidelli.

1.ª volta de 27 - Miguel Oliveira sobe a 16.º no arranque; na frente Maverick Viñalez segura a primeira posição, agora seguido por Quartararo. Pol Espargaró perde a segunda posição.



Arranca a corrida!


12h58 - Os pilotos partem para a volta de aquecimento.

12h50 - A atriz Cláudia Vieira, uma amante das duas rodas, está na grelha de partida junto de Miguel Oliveira.

12h49 - "Espero que o ombro não venha a condicionar muito, fizemos todos os esforços para acalmar as dores. Temos o nosso trabalho feito e vamos continuar positivos. Quero fazer um bom arranque e controlar as coisas até ao final", disse Miguel Oliveira aos microfones da SportTV.

12h43 - Miguel Oliveira já está na grelha de partida.

12h42 - Já esta manhã o japonês Tatsuki Suzuki (Honda) venceu a corrida de Moto3 e o espanhol Augusto Fernandez (Kalex) a prova de Moto2.

12h40 - No warm up desta manhã Miguel foi 17.º; Marc Márquez fez o melhor tempo.

- A prova vai disputar-se em 27 voltas ao traçado, num total de 114,1 km. Cada volta tem 4,2 km, com 6 curvas à esquerda e 10 à direita. A reta mais longa tem 530 metros.

- Marc Márquez (Honda), campeão do mundo em título, sai da 5.ª posição, depois de dse ter envolvido em mais uma polémica com Valentino Rossi. Na parte final da Q2 quase colidiram e no final houve troca de acusações. Um 'conflito' que vem mdesde 2015...

- A pole position foi para Maverick Viñalez (Yamaha), com a KTM a colocar Pol Espargaró na segunda posição. Fábio Quartararo (Yamaha) vai largar da terceira posição. 

- "Lutei bastante com a falta de tração na traseira. Fizemos algumas alterações na mota que não funcionaram a 100%. De qualquer forma, não depositava grandes esperanças num bom resultado este fim de semana, pelo que espero apenas fazer um bom arranque e, se possível, terminar dentro dos lugares pontuáveis [os 15 primeiros]", disse o piloto de Almada, citado pela assessoria de imprensa.

- Seja como for, Miguel Oliveira tem conseguido ir para a pista em San Marino e na qualificação foi 19.º. Vai largar da penúltima linha da grelha. 

- O piloto português apresenta-se nesta corrida algo limitado fisicamente, mercê da queda que sofreu no GP Grã-Bretanha, a 25 de agosto. Tem uma lesão no ombro direito. 

- Boa tarde, seja bem-vindo à corrida de MotoGP do GP San Marino, prova onde vai participar o português Miguel Oliveira, aos comandos de uma KTM.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de MotoGP

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.