O sueco Oliver Solberg (Toyota Yaris) é o líder surpresa após o primeiro dos três dias do Rali da Estónia, oitava prova do Campeonato do Mundo (WRC), no regresso à categoria principal.
O piloto de 23 anos, filho do antigo campeão mundial Petter Solberg (2003), deixou na segunda posição o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), a 12,4 segundos, com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em terceiro, a 14,2.
"Sinto-me muito bem. É, de longe, o melhor carro que já conduzi. Tenho estado apenas a desfrutar e, se tiver de abrandar, abrando. Mas, para já, vou passo a passo", disse o piloto sueco, de sorriso bem rasgado.
Solberg não pilotava um carro de Rally 1 desde que acabou a temporada de 2022, disputada aos comandos de um Hyundai i20.
De então para cá tem estado a competir na segunda classe do campeonato, a WRC2.
Agora teve a oportunidade de disputar um rali aos comandos de um Toyota Rally 1, com a equipa japonesa a pensar já no futuro e na possível reforma do francês Sébastien Ogier.
Solberg venceu duas das quatro especiais da manhã, chegando à assistência a meio do dia com 8,5 segundos de vantagem sobre Tänak, que joga em casa.
O filho do antigo campeão ainda somou novo triunfo durante a tarde, chegando a construir uma liderança de 13,7 segundos. No entanto, na última especial, cedeu 1,3 para o piloto da casa, que lamentou a "falta de confiança".
"Tenho-me debatido para me encontrar com o carro e ainda não entrei no ritmo", frisou.
Já o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) continua a sentir problemas em pisos de terra batida.
Hoje foi o quarto classificado, a 20,1 segundos do líder e atrás do campeão mundial em título, Thierry Neuville.
"Sobretudo em pisos de gravilha solta por cima de terra compacta ainda me sinto perdido. Mas temos de continuar a tentar", frisou o finlandês, campeão mundial em 2022 e 2023.
Pior esteve o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), líder do campeonato à partida desta prova e que, por isso, tem a árdua tarefa de abrir a pista no primeiro dia de cada rali. Hoje, perdeu 41,4 segundos, não indo além da sétima posição.
No sábado, disputam-se mais nove troços, com um total de 125,76 quilómetros cronometrados.
Piloto francês terminou a prova com o tempo de 2:51.16,5 horas, batendo o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) por 10,3 segundos
Britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) na 2.ª posição, com o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) em 3.º lugar
Assumiu o comando no sábado, quando Kalle Rovanperä sofreu um furo na penúltima especial
O finlandês teve um problema no pneu dianteiro que lhe custou mais de dois minutos e atirou-o para o 6.º lugar da geral
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