O Azores Rallye, prova pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC) e Campeonato de Portugal, foi adiado devido à pandemia de Covid-19, não existindo ainda nova data para a realização, anunciaram esta quinta-feira os organizadores.
O Grupo Desportivo Comercial, responsável pelo rali, informou em comunicado que adiou a prova que iria ocorrer de 26 a 28 de março, devido às "medidas emanadas pela reunião extraordinária do Conselho de Governo dos Açores" e face à "evolução da pandemia do coronavírus".
"A organização do Azores Rallye procura agora, com a FIA [Federação Internacional do Automóvel], o Eurosport Events e a FPAK [Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting] definir nova data para a realização da edição 55 da prova, num anúncio que será efetuado tão breve quanto possível", lê-se no comunicado.
O grupo assinala que irá manter o "contacto permanente" com o Governo dos Açores e o Governo da República e lamentou "o transtorno causado aos concorrentes, jornalistas e entusiastas em geral".
"Grupo Desportivo Comercial lamenta o transtorno causado aos concorrentes, jornalistas e entusiastas em geral, tendo tomado esta decisão unicamente baseada na preservação da qualidade de saúde pública e do bem-estar de todos os envolvidos", destaca.
O Azores Rally, marcado para a ilha de São Miguel, nos Açores, iria ser a prova inaugural do campeonato da Europa de Ralis, sendo também uma prova pontuável para o campeonato de Portugal e o campeonato dos Açores de Rali.
Na quarta-feira, em reunião de Conselho de Governo Extraordinário, para analisar a situação relacionada com o Covid-19, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou que o executivo iria adiar para data posterior a 31 de março todos os eventos por si promovidos e recomendou que os eventos promovidos por outras entidades públicas ou privadas sejam também adiados para data posterior.
O Governo dos Açores declarou também o estado de alerta no arquipélago até ao dia 31, não excluindo a prorrogação deste prazo ou a passagem às fases seguintes previstas no plano relativo ao surto de Covid-19, nomeadamente o estado de contingência.
Nos Açores, não há ainda registo de casos positivos no que refere a esta pandemia.
A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.
O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.
Em Portugal, a Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou na quarta-feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (18), ao passar de 41 para 59.
Por LusaAssumiu o comando no sábado, quando Kalle Rovanperä sofreu um furo na penúltima especial
O finlandês teve um problema no pneu dianteiro que lhe custou mais de dois minutos e atirou-o para o 6.º lugar da geral
Finlandês terminou a prova com uma velocidade média de 129,95 quilómetros por hora
Piloto espanhol ficou à frente do madeirense João Silva, o melhor português em prova
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano