António Jorge: «Terras D’Aboboreira é o aperitivo do Rali de Portugal»
Dani Sordo, Jan Solans, Marco Bulacia e Nikolay Gryazin são alguns dos pilotos WRC inscritos na competição
Seguir Autor:
A 5.ª edição do Rali Terras D’Aboboreira promete deixar água na boca para a maior prova de desporto motorizado em Portugal e António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante, entidade responsável pela organização do evento que se realiza nos dias 28 e 29 de abril nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, assume "o objetivo de capitalizar o evento com o máximo de pilotos de WRC".
"Na última edição já tivemos um par de pilotos WRC2, mas este ano são diversos os nomes que vão marcar presença no Rali Terras D’Aboboreira, como são, entre outros, o Dani Sordo, o Nikolay Gryazin, que acabou de vencer o Rali da Croácia [WRC2], o Jan Solans, que vai competir no Mundial de WRC2 pela Toyota, ou a promessa Marco Bulacia", referiu António Jorge, sem receio das dores de crescimento inerentes ao projeto: "Este ano temos uma lista com notoriedade, pelo que o Rali Terras D’Aboboreira é como que um aperitivo do Rali de Portugal. Tudo somado temos um plantel com 90 inscritos. São mais inscrições que o WRC, mas também costumo brincar ao dizer que estamos a fazer qualquer coisa de errada para ter tão poucos inscritos".
Ideia de afirmação que António Jorge assume "sem presunção ou medo de ter sucesso". "O Rali Terras D’Aboboreira tem vindo a afirmar-se pela qualidade da sua organização, mas o sucesso de uma boa organização é um conjunto de pequenos nadas. Temos tido a felicidade das coisas correrem bem e o que desejo para esta edição, que contará com a presença de vários observadores da FIA, é que corra como a última", asseverou o dirigente, reconhecendo que "um salto competitivo acarreta um pacote logístico e financeiro no mínimo três vezes superior": "Não há provas perfeitas, mas estamos num patamar que já é muito simpático porque somos gente de boas contas e não devemos nada a ninguém. Contudo, para a prova transformar-se em outra coisa tem de haver um crescimento exponencial de várias componentes".
Dani Sordo em Viana do Castelo
O Rali Terras D’Aboboreira vai para a estrada nos dias 26 e 27 de abril, mas o evento arranca com a sessão de autógrafos a realizar em Amarante na quinta-feira, na certeza de que Dani Sordo e o seu Hyundai i20 Rally1 já se encontram em Portugal.
O piloto espanhol vai realizar um teste oficial em Baião integrado no Rali Terras D’Aboboreira e, entre amanhã e quarta-feira, andará por Viana do Castelo a afinar a máquina que vai participar no Rali de Portugal, entre 9 e 12 de maio.