Record

Markku Alén acredita que Ogier pode tirar-lhe o recorde do Rali de Portugal

Ambos contam com cinco triunfos na prova

• Foto: Raquel Costa
O antigo piloto finlandês Markku Alén acredita que o francês Sébastien Ogier pode isolar-se no topo da lista de pilotos com mais triunfos no Rali de Portugal, numa altura em que estão empatados com cinco vitórias.

"O (Sébastien) Ogier está a competir tão bem, portanto talvez consiga (chegar à sexta vitória). Por agora, estamos empatados com cinco vitórias e depende de quantos anos é que o Ogier vai continuar no rali, mas é possível", disse à agência Lusa Markku Alén, antigo piloto finlandês, de 67 anos.

Ogier e Alén também partilham o facto de terem tido a sua primeira vitória no WRC em Portugal, em 2010 e em 1975, respetivamente.

"Estou muito orgulhoso das minhas cinco vitórias (em Portugal) e tenho uma memória muito boa de cada uma delas, especialmente da primeira, quando ganhei em 1975, em que o meu carro (um Fiat 124 Abarth) parecia um foguete por ali acima. Portugal é muito importante para a minha carreira", sublinhou o piloto finlandês, que falava à agência Lusa em Coimbra, à margem da conferência de apresentação do Slalom Sprint de Figueira de Castelo Rodrigo, onde vai participar com o Fiat 131 Abarth, com que arrecadou três das cinco vitórias no Rali de Portugal.

O finlandês venceu o Rali de Portugal em 1975, 1977, 1978, 1981 e 1987, enquanto o pentacampeão do mundo Ogier venceu em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017, sendo que este ano falhou a sexta vitória ao despistar-se na quinta especial.

Para Markku Alén, o Rali de Portugal "mudou para melhor" desde que começou a competir no país, considerando que "há mais espetadores" e também mais segurança.

"É um rali muito famoso em todo o mundo", sublinha, considerando a região do norte do país a melhor, por serem corridas "rápidas" e cheia de ziguezagues.

Alén, que faz questão de frisar o "amor" que tem por Portugal, lembra outras diferenças: "Agora é sempre de dia, nós fazíamos muito de noite, com chuva e nevoeiro, porque competíamos em março ou abril".

Durante a conferência de imprensa, recordou que no seu país, a Finlândia, tem seis vitórias, e em Portugal cinco, considerando-o, assim, uma "segunda casa".

O Slalom Sprint, organizado pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Clube Escape Livre, vai na sua 20.ª edição e realiza-se no sábado e domingo, na vila daquele concelho do distrito da Guarda.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ralis

Notícias

Notícias Mais Vistas

M