Rali da Finlândia: Surpreendente Esapekka Lappi continua a liderar

Jari-Matti Latvala desistiu no decurso deste segundo dia

• Foto: Reuters

O jovem Esapekka Lappi (Toyota Yaris) lidera o Rali da Finlândia, encabeçando o trio de pilotos finlandeses que concluiu a jornada deste sábado no pódio, em dia marcado pelo abandono de Jari-Matti Latvala quando comandava.

Estreante no Mundial de ralis, Lappi parte domingo para a jornada decisiva da nona prova do campeonato com 49,1 segundos de avanço sobre o compatriota Teemo Suninen (Ford Fiesta) e 53,4 sobre Juho Hanninen (Toyota Yaris).

"Sinto-me muito bem, embora dececionado por Jari-Matti (Latvala). Mas não foi minha culpa o carro ter avariado, pelo que quero disfrutar este momento. Agora tenho de concentrar-me e manter a cabeça fria", disse o piloto de apenas 28 anos.

Latvala, outro finlandês que venceu em casa em 2014 e 2015, liderava com oito segundos de avanço para Lappi, que iniciara a jornada na frente, quando um problema elétrico na 19.ª especial o obrigou a abandonar, depois de longos minutos a tentar resolvê-lo.

Este foi o segundo abandono de peso, depois de o francês Sebastien Ogier (Ford Fiesta), tetracampeão do mundo e líder do campeonato, se ter despistado na sexta-feira.

A lutar pelo pódio está ainda o britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta), a 54,7 segundos, sendo que o top 5 fica completo com o irlandês Craig Breen (Citroen C3), já a 1.16,09.

Domingo disputam-se apenas quatro troços, num total de 33 quilómetros, a distância que Lappi tem de percorrer para tentar garantir o seu primeiro triunfo no Mundial de ralis.

Se o conseguir, fará como os seus compatriotas Tommi Makinen, agora diretor desportivo da Toyota, e Marcus Gronholm, que venceram o seu primeiro rali sem ter subido ao pódio em qualquer prova anterior.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Ralis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0