Sébastien Ogier repete triunfo no Rali da Suécia

Piloto da Volkswagen impôs-se a Hayden Paddon

• Foto: Reuters

O francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo R) venceu este domingo, pela segunda vez consecutiva, o Rali da Suécia, segunda prova do campeonato do mundo, marcada pelo cancelamento de quase metade das classificativas.

Vencedor de seis das 12 especiais disputadas, incluindo a 'power stage' deste domingo, o tricampeão mundial impôs-se perante o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20), por 29,8 segundos, e ao norueguês Mads Ostberg (Ford Fiesta RS), por 55,6, consolidando a liderança do campeonato, após a vitória em Monte Carlo.

"Tivemos condições muito difíceis no começo do rali, mas a equipa fez um bom trabalho. Estou mesmo muito contente. Este início de época não podia ser melhor", comentou o piloto francês, que arrecadou o máximo possível de pontos em Karlstad, 28, tal como tinha sucedido na prova inaugural.

Num rali que viu anuladas 11 das suas 23 classificativas previstas, devido à falta de neve, Ogier alcançou a sua 34.ª vitória em 99 provas do WRC e impôs-se pela terceira vez na Suécia, depois dos sucessos de 2013 e 2015, em quatro presenças com a Volkswagen.

O gaulês assentou a sua vitória no desempenho na sessão matinal de sexta-feira, sendo o mais rápido nas três primeiras especiais do dia, antes de gerir a vantagem na segunda passagem, marcada por condições muito mais complicadas.

Prejudicado por ser o primeiro a partir em estradas bastante mais nevadas, Ogier beneficiou dos erros do seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen e do britânico Kris Meeke, que eram os seus mais diretos perseguidores a meio da jornada.

Hayden Paddon e Mads Ostberg tornaram-se então os principais rivais de Ogier, que chegou ao fim do dia na frente, com 30 segundos de avanço. No sábado, o francês ganhou mais duas classificativas e conservou a liderança, com uma vantagem de 17 segundos sobre Paddon.

Hoje, com apenas 15 quilómetros pela frente referentes à 'power stage', a jornada foi praticamente uma formalidade para confirmar o triunfo de Ogier, que comanda o mundial com 56 pontos. O norueguês Andreas Mikkelsen é o segundo, com 33, e Mads Ostberg segue em terceiro, com 27.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ralis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.