Record

Tanak vence na Finlândia e reentra na luta pelo Mundial

Estónio está a 46 pontos do líder Thierry Neuville

• Foto: Reuters
O estónio Ott Tanak (Toyota Yaris) venceu este domingo o Rali da Finlândia, oitava prova do campeonato do mundo de ralis, que liderou desde o primeiro dia, e reentrou na luta pelo título mundial.

Tanak somou o quarto triunfo da carreira, ao vencer 12 das 23 classificativas do rali e a terminar com 32,7 segundos de vantagem sobre o norueguês Mads Ostberg (Citroën C3), segundo classificado, e 35,5 sobre o finlandês e companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.

"A equipa fez um trabalho excecional, todo o fim de semana foi perfeito para nós", admitiu o estónio, de 30 anos.

Com a segunda vitória do ano, depois do triunfo na Argentina, Tänak consolidou o terceiro lugar na classificação do Mundial de pilotos, a 46 pontos do líder, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que não foi além do nono lugar na Finlândia.

Neuville, que teve um dia azarado na sexta-feira, viu também o pentacampeão do mundo Sébastien Ogier (Ford Fiesta) reduzir a sua vantagem, de 27 para 21 pontos, apesar de o francês não ter conseguido melhor do que o quinto lugar no rali, a 2.15 minutos de Tanak.

O belga ainda minimizou os danos com os dois pontos correspondentes ao quarto lugar na 'power stage', vencida por Tanak, enquanto Ogier ficou fora dos pontos, com o sexto posto.

O finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris), vencedor da prova em 2017, foi forçado a abandonar este domingo, durante a primeira das quatro especiais do dia, quando seguia no quarto lugar.

O asfalto da Alemanha vai acolher, entre 16 e 19 de agosto, a nona das 13 provas do Mundial de ralis.
Por Lusa
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ralis

Notícias

Notícias Mais Vistas

M