WRC: Latvala bate recorde de presenças em ralis

Rali da Suécia será o 197.º do finlandês, numa prova que terá a participação de... Marcus Grönholm

• Foto: EPA

Esta quinta-feira será um dia especial para Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês, de 33 anos, está prestes a iniciar a sua 197.ª presença em provas do Mundial de Ralis, o que representa um novo recorde no WRC, anteriormente pertencente ao espanhol Carlos Sainz, com 196 provas disputadas.

Este feito será consumado no Rali da Suécia, entre estradas e florestas cobertas de neve, curiosamente o mesmo evento onde Latvala alcançou a sua primeira vitória, em 2008. Na altura era o mais jovem piloto a vencer uma prova do Mundial de Ralis, então com 22 anos e 313 dias. Latvala iniciou o seu percurso no WRC em 2002, sendo que esta é a 12.ª época como piloto de uma equipa oficial.

"É uma grande honra. Quando comecei, tão jovem, não era esta a minha meta. O objetivo foi tentar vencer o campeonato de pilotos, mas isso ainda não aconteceu até agora. É especial atingir esta marca na Suécia, onde eu consegui a primeira primeira vitória", referiu o piloto da Toyota na véspera do arranque do evento escandinavo.

Ao longo da carreira, Latvala somou 18.º triunfos em provas do WRC, entre eles o Rali de Portugal, em 2015.

Grönholm vs Loeb

Um dos grandes aliciantes para este Rali da Suécia diz respeito ao regresso, por convite, de Marcus Grönholm, campeão do WRC em 2000 e 2002. O finlandês, de 51 anos, fará uma participação esporádica nesta prova escandinava, ao volante de um Toyota Yaris.

Será altura para os amantes da modalidade reviverem uma batalha que marcou alguns anos, entre Grönholm e Sébastien Loeb (atualmente na Hyundai). Ambos estarão em competição a partir desta quinta-feira, com a super-especial de abertura a realizar-se no hipódromo de Karlstad, a partir das 19h08, na hora de Portugal continental.

Por André Gonçalves
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Ralis

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.