Record

Ducati: Casamento com Bosch é para durar

Relação com marca líder de ferramentas dura já 10 anos

Nos campeonatos de MotoGP ou Superbike, nem tudo é visível para o grande público. A verdade é que a ação não decorre apenas em pista, mas sobretudo nas boxes onde mecânicos e engenheiros atentam ao desempenho das motos.

Organização é chave para manter o bom ritmo. Aos mecânicos, cabe manter o espaço o mais livre possível para facilitar os movimentos. Todas as ferramentas são cuidadosamente arrumadas e etiquetadas segundo as respetivas funções para que qualquer problema, ou afinação necessária, seja resolvido o mais depressa possível.

O tema pode não proporcionar grande entusiasmo para os fãs do desporto motorizado, mas não deixa de ser interessante perceber o quão importante é o papel das ferramentas eléctricas profissionais na preparação dos veículos nas competições. Melhor exemplo é o da Bosch, que há dez anos integra a realidade das equipas de MotoGP e Superbike da Ducati.

Marco Ventura, mecânico-chefe da equipa de Superbike da marca italiana, refere sobre a utilização das ferramentas profissionais da Bosch:

"Num fim-de-semana de corrida normal, as pinças de travão por exemplo necessitam ser instaladas, removidas, e ajustadas várias vezes. Por este motivo, as equipas necessitam de ferramentas fiáveis e precisas que nunca falhem durante o trabalho na box. A nossa especialista para as pinças de travão é a aparafusadora angular sem fio GWI 12V-5 Professional da Bosch."


Ducati: casamento com Bosch é para durar



Dos circuitos para as estradas

A Ducati aposta também nestas ferramentas industriais da Bosch, durante o processo de produção, na fábrica de Borgo Paginale e Record pôde assistir ‘in loco’ à produção dos modelos de estrada da marca italiana, em Bolonha.

Aqui os erros não são permitidos e as ferramentas industriais usadas nas linhas de montagem são cruciais. Entre outros instrumentos, entram em ação as aparafusadoras sem fio (gamas SEC-Exact e EXACT-ION). As ferramentas EXACT-ION são usadas principalmente nas linhas de montagem do modelo Scrambler e XDiavel, bem como nas áreas de montagem para os sub-conjuntos associados.

As áreas de aplicação mais importantes incluem a montagem de tubos de escape, guarda-lamas e rodas, assim como de elementos de proteção e cobertura do motor e da embraiagem.
Por Alexandra Beny
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Auto

Notícias

Notícias Mais Vistas

M