Há 42 candidatos a Carro do Ano, quase metade são eletrificados

Vencedor do galardão principal, assim como os das várias classes, serão conhecidos em março de 2025

Abarth 600e
Alfa Romeo Junior
Audi A5 Avant
Audi Q6 e-tron
BYD Seal U
BYD Sealion 7
BYD Tang
Citroën C3
Cupra Tavascan
Cupra Terramar
Dacia Duster
Dongfeng Box
Fiat Grande Panda
Hyundai Ioniq 5 N
Hyundai Santa Fe
Hyundai Tucson
KGM Torres EVX
KIA EV3
KIA Picanto
Lexus LBX
Mazda CX-80
MG Cyberster
MG HS
MG ZS
Opel Grandland
Peugeot 3008
Polestar 3
Polestar 4
Renault 5
Renault Rafale
Renault Scénic
Skoda Kodiaq
Skoda Superb
Smart #3
Toyota Land Cruiser
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.7 Tourer
Volkswagen Passat
Volkswagen Tiguan
Xpeng G6
Xpeng G9
Xpeng P7
Abarth 600e
Alfa Romeo Junior
Audi A5 Avant
Audi Q6 e-tron
BYD Seal U
BYD Sealion 7
BYD Tang
Citroën C3
Cupra Tavascan
Cupra Terramar
Dacia Duster
Dongfeng Box
Fiat Grande Panda
Hyundai Ioniq 5 N
Hyundai Santa Fe
Hyundai Tucson
KGM Torres EVX
KIA EV3
KIA Picanto
Lexus LBX
Mazda CX-80
MG Cyberster
MG HS
MG ZS
Opel Grandland
Peugeot 3008
Polestar 3
Polestar 4
Renault 5
Renault Rafale
Renault Scénic
Skoda Kodiaq
Skoda Superb
Smart #3
Toyota Land Cruiser
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.7 Tourer
Volkswagen Passat
Volkswagen Tiguan
Xpeng G6
Xpeng G9
Xpeng P7
Abarth 600e
Alfa Romeo Junior
Audi A5 Avant
Audi Q6 e-tron
BYD Seal U
BYD Sealion 7
BYD Tang
Citroën C3
Cupra Tavascan
Cupra Terramar
Dacia Duster
Dongfeng Box
Fiat Grande Panda
Hyundai Ioniq 5 N
Hyundai Santa Fe
Hyundai Tucson
KGM Torres EVX
KIA EV3
KIA Picanto
Lexus LBX
Mazda CX-80
MG Cyberster
MG HS
MG ZS
Opel Grandland
Peugeot 3008
Polestar 3
Polestar 4
Renault 5
Renault Rafale
Renault Scénic
Skoda Kodiaq
Skoda Superb
Smart #3
Toyota Land Cruiser
Volkswagen Golf
Volkswagen ID.7 Tourer
Volkswagen Passat
Volkswagen Tiguan
Xpeng G6
Xpeng G9
Xpeng P7

A eletrificação do setor automóvel veio para ficar. Mais de metade dos carros novos vendidos em Portugal são elétricos ou híbridos. Também a eleição do Carro do Ano em Portugal está fortemente dominada por modelos elétricos. Dos 42 modelos que concorrem ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025, quase metade são eletrificados.

A iniciativa que agora foi lançada regista o maior nível de participação de sempre com um total de 71 inscrições nas várias classes a concurso, a saber: Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV.

Uma das novidades da edição deste ano é o prémio para o Design do Ano que se junta a mais dois prémios especiais – um dedicado à Inovação e Tecnologia e outro que distinguirá a Personalidade do Ano.

O grupo IMPRESA organiza a iniciativa Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025 através da SIC Notícias e do Expresso.

O júri integra jornalistas de 19 meios de comunicação social em que o Record também participa e terá a tarefa de nos próximos meses analisar as propostas candidatas aos diversos prémios em testes que avaliarão fatores tão diversos como comportamento dinâmico, consumos, preço, equipamento ou segurança.

O vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025, assim como os vencedores das várias classes, serão conhecidos no mês de março de 2025, altura em que será revelado o sucessor do BYD Seal 100 por cento elétrico como Carro do Ano em Portugal.

Classes do Carro do Ano

Citadino do Ano

Alfa Romeo Junior Ibrida

Citroën ë-C3 Max

Dongfeng Box Plus

Fiat Grande Panda La Prima

KIA Picanto 1.0 MT Urban

Renault 5 E-Tech Iconic

Design do Ano

Alfa Romeo Junior

BYD Sealion 7 Excellence

Fiat Grande Panda La Prima

Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard

Polestar 4 Long Range Dual Motor

Renault 5 Iconic E-Tech

Xpeng G6 Performance

Desportivo/Lazer do Ano

Abarth 600e Scorpionissima

Alfa Romeo Junior Veloce

Cupra Tavascan VZ

Hyundai Ioniq 5 N

MG Cyberster GT

Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI 265cv

 

Elétrico do Ano

Alfa Romeo Junior Elletrica

Audi Q6 e-tron Performance

BYD Seal U Design

BYD Sealion 7 Excellence

BYD Tang Flagship

Citroën ë-C3 Max

Cupra Tavascan Endurance

Dongfeng Box Plus

Fiat Grande Panda La Prima

Hyundai Ioniq 5 N

KIA EV3 Tech

Peugeot E-3008 GT

Polestar 4 Long Range Single Motor

Renault 5 E-Tech Iconic

Renault Scénic E-Tech Iconic 60kW 220cv

Smart #3

Volkswagen ID.7 Tourer Pro Urban 286cv 77kWh

Xpeng G6 Performance

Xpeng G9 Performance

Xpeng P7 Performance

Familiar do Ano

Audi A5 TDI Avant

BYD Seal U Design

KGM Torres EVX K5

Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV

Volkswagen Passat 1.5 TSI 272cv DSG R Line

 

Híbrido Plug-in do Ano

BYD Seal U DM-i Boost

Cupra Terramar PHEV 272cv

Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard

Hyundai Tucson PHEV

Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV 327cv

MG HS Luxury PHEV

Renault Rafale E-Tech 4x4 300cv Plug-in hybrid

Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV

Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV

Toyota C-HR Plug-in Hybrid Lounge

Volkswagen Tiguan 1.5 TSI 204cv DSG

SUV Compacto do Ano

Dacia Duster Extreme Hybrid 140

Hyundai Tucson PHEV

KIA EV3 Tech

Lexus LBX Cool Full-Hybrid

MG ZS Luxury HEV

Opel Grandland GS electric 73kW

Peugeot E-3008 GT

Smart #3

 

Grande SUV do Ano

Audi Q6 e-tron Performance

BYD Tang Flagship

Hyundai Santa Fe PHEV Vanguard

Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 200cv

Polestar 3 Long Range Dual Motor

Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv PHEV

Toyota Land Cruiser 250 VX-L

Xpeng G9 Performance

Candidatos elegíveis ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025

Abarth 600e

Alfa Romeo Junior

Audi A5 Avant

Audi Q6 e-tron

BYD Seal U

BYD Sealion 7

BYD Tang

Citroën C3

Cupra Tavascan

Cupra Terramar

Dacia Duster

Dongfeng Box

Fiat Grande Panda

Hyundai Ioniq 5 N

Hyundai Santa Fe

Hyundai Tucson

KGM Torres EVX

KIA EV3

KIA Picanto

Lexus LBX

Mazda CX-80

MG Cyberster

MG HS

MG ZS

Opel Grandland

Peugeot 3008

Polestar 3

Polestar 4

Renault 5

Renault Rafale

Renault Scénic

Skoda Kodiaq

Skoda Superb

Smart #3

Toyota Land Cruiser

Volkswagen Golf

Volkswagen ID.7 Tourer

Volkswagen Passat

Volkswagen Tiguan

Xpeng G6

Xpeng G9

Xpeng P7

Por Rui Pelejão
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Record Auto
Notícias
Notícias Mais Vistas