Renault 5 E-Tech: Um ícone pop

A marca francesa tem em curso uma autêntica ‘Renaulution’. Depois do 5 E-Tech chegam os Renault 4L e o Twingo

O ano de 2024 foi fértil no lançamento de modelos com um design diferenciado, daqueles carros que não deixam ninguém indiferente. Exemplos? O Alfa Romeo Junior, o Citroën C3, o Kia EV3 e o Renault 5 E-Tech.  

A Renault tem em curso uma autêntica ‘Renaulution’ que, como dizem os seus responsáveis, terá continuidade este ano com os lançamentos do Renault 4L e mais tarde o Twingo. Os principais rivais do Renault 5 E-Tech são o Fiat 500E e o Mini Cooper E.

O Renault 5 foi produzido de 1972 a 1996. Em 1980 foi lançada a versão R5 Turbo e, depois, em 1984, o Super 5.

A silhueta e o design não deixam margem para dúvidas! O citadino revelado no verão de 2024 presta homenagem ao ´best-seller’ que todos conhecemos, mas, agora, com versões exclusivamente 100% elétricas.

No lançamento, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico foi proposto com a bateria de 52 kWh e com uma autonomia combinada até 410 km WLTP. A autonomia Comfort destina-se aos que procuram um veículo elétrico adaptado tanto à condução em cidade como a deslocações mais longas. Foi esta versão que conduzimos no ensaio do Record Auto.

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico conta, ainda, com o pack de baterias de 40 kWh, que permite uma autonomia até 312 km (ciclo de referência WLTP). Está disponível a partir de 27.500 euros em três níveis de equipamento: evolution, techno e iconic cinq. A versão evolution tem preços a partir de 27.900 euros. Os níveis de potência são igualmente três: 95, 120 e 150 CV.

A autonomia associada a esta bateria, denominada "autonomia urbana", começa com o nível de equipamento evolution, seguido das versões techno e iconic cinq. A versão FIVE, equipado com a mesma bateria de 40 kWh e com um preço a partir de 25.000 euros, chega este ano bem como a série especial Roland-Garros.

O R5 E-Tech 100% elétrico está disponível a partir de 33.000€ na versão Techno. A versão ensaiada, Iconic Cinq está disponível a partir de 35.000€.

Este automóvel elétrico com a opção de "autonomia urban", mantém a essência do ícone pop, combinando um design emocional, que não deixa ninguém indiferente por onde passa, com um comportamento dinâmico e uma experiência de condução eficaz e ao mesmo tempo divertida. Não se julgue que tem um arranque veloz, como alguns 100% elétricos "mais crescidos", cujos condutores fazem questão de mostrar a sua energia nos arranques nos semáforos citadinos, de qualquer forma, deixa para trás muitos automóveis a combustão que demoram mais tempo a colocar a potência e o binário no asfalto.

A plataforma AmpR Small com o seu eixo traseiro multi-link, a direção muito precisa e comunicativa, e a possibilidade de gerir o multi-sense da Renault com afinação automática dos diferentes modos de condução, permite ao R5 E-Tech acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos para uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 150 km/h. No modo Eco conseguimos reduzir o consumo de energia, mas, neste caso, não é possível superar os 115 km/h.  Conduzimos maioritariamente em percursos urbanos, mas percorremos também alguns quilómetros em autoestrada. Os valores anunciados pela marca para esta versão Iconiq Cinq de 150 CV (110 kW) rondaram os 15 kWh/100 km. É claro que quando pisamos um pouco mais o acelerador o consumo aumenta para valores próximos dos 17 kWh/100 km. A maioria dos automobilistas que conduzem automóveis elétricos, e não têm carregador em casa ou no emprego, sabem que a gestão da autonomia e a procura de postos de carregamento a funcionar gera alguma ansiedade. Neste caso, com a bateria de 52 kWh é possível realizar cerca de 300 km sem paragens. É importante referir que a carga em corrente alternada se realiza a 11 kW e em contínua até 100 Kw.

Modernidade no interior

E se no caso da versão com a pintura amarelo pop ninguém fica indiferente na estrada, quando entramos no interior o ambiente é moderno e, de uma forma geral, com bom gosto e materiais de boa qualidade. A mistura de tecidos 100% reciclados cinza e amarelo – algo esverdeado são de origem biológica. A digitalização dos ecrãs é funcional e intuitiva.

O sistema multimédia é completo com sistema de áudio premium Harman Kardon e integra serviços da Google como o Voice Assist ou o Maps. Podemos emparelhar o telemóvel e conduzir utilizando as nossas aplicações preferidas como o Waze ou o Spotify. Uma nota para a dimensão dos apoios de cabeça dos bancos traseiros que, pela sua dimensão, garantem uma maior segurança, mas retiram alguma visibilidade para quem conduz o carro. A câmara de marcha atrás é de série. O R5 é um citadino mas tem um nível de equipamento e conforto muito acima da média com assistentes de condução semi-autónoma, alerta de ângulo morto e prevenção de saída da faixa de rodagem em ultrapassagem, alerta de obstáculo traseiro com travagem de emergência ativa em manobras de marcha-atrás, regulador de velocidade adaptativo inteligente, sistema de aviso acústico para peões (sempre importante no caso dos silenciosos automóveis elétricos), sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões e ciclistas e sistema de localização do automóvel.

O Renault 5 E-Tech elétrico, a par do "primo" Alpine A290 com quem partilha algum do seu ADN, recebeu o troféu de Carro do Ano Europeu 2025.

FICHA TÉCNICA

Renault 5 E-Tech Iconic Cinq 150 CV

Motor: Elétrico síncrono de íman permanente

Potência: 150 CV (110 kW)

Binário máximo: 245 Nm

Transmissão: Dianteira com caixa de relação única

Bateria: Iões de lítio, 52 kWh

Autonomia: Até 411 km

Velocidade máxima: 150 km/h

Aceleração: 8 segundos dos 0 aos 100 km/h

Bagageira: 277 – 959 dm3

Gama desde 27.000€

Preço da versão ensaiada: 38.100€

Por Luís Cáceres Monteiro
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