Paulo Gonçalves: «Fiz aquilo que me competia»

Aborda ajuda a Matthias Walkner

• Foto: Epa

"Fiz aquilo que me competia. Se fosse ao contrário, acredito que fizessem o mesmo por mim. Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros." A opinião de Paulo Gonçalves, publicada na página pessoal do Facebook, é sintomática quanto à forma como o piloto português reagiu ao episódio que marcou a etapa que fechou a 1ª semana do Dakar.

Gonçalves tinha começado há pouco a primeira secção cronometrada do dia quando foi confrontado com um piloto acidentado. O austríaco Matthias Walkner estava caído, a necessitar de assistência, e Paulo Gonçalves não hesitou. Parou a moto e foi em auxílio de Walkner (que mais tarde agradeceu o gesto), permanecendo com o piloto da KTM até chegarem socorros. "Fiquei até chegar o companheiro de equipa dele; estive lá bastante tempo", contou no final de uma etapa em que acabaria por ganhar algum tempo ao australiano Toby Price.

A atitude de ‘Speedy’, como é conhecido, mereceu elogios generalizados, mais ainda quando foi tornado público um vídeo que regista o momento em que o português esquece a competição para prestar auxílio. "O Dakar é uma aventura de muito risco, de muito sacrifício, damos tudo por tudo ao longo de vários dias, milhares de quilómetros, e o risco está sempre à espreita", lembrou o piloto de Esposende, para quem "a vida vale mais do que qualquer vitória". A organização da prova não teve dúvidas em descontar o tempo gasto por Paulo Gonçalves a auxiliar Walkner e o português manteve assim a liderança da prova disputada na Argentina e na Bolívia.

"Estou contente com a esta primeira semana, acho que foi bastante boa, regular. Mas a segunda semana vai ser ainda mais difícil, por isso é importante recuperar no dia de descanso", afirmou Gonçalves, que avança para os dias decisivos do Dakar – já a começar amanhã – com vantagem de 3m12s sobre Toby Price.

Por Paulo Renato Soares
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Dakar'2016

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.