Uma parte dos representantes da imprensa no local ficou confinada a um autocarro, no qual pernoitou
A organização do rali todo-o-terreno Dakar'2017 cancelou este sábado a sexta etapa, entre Oruro e La Paz, devido às "condições climatéricas extremas".
"Atendendo às condições meteorológicas extremas e ao facto de vários pilotos ainda se encontrarem no troço da especial; atendendo a que é impossível trazer até ao 'bivouac' [zona de assistência] e preparar a etapa de amanhã [sábado] em boas condições; tendo em conta que a organização constatou no reconhecimento que o percurso está impraticável, a sexta etapa, entre Oruro e La Paz, foi cancelada", lê-se no comunicado da organização.
Com a supressão da tirada mais longa do Dakar'2017, na véspera do dia de descanso da prova, os concorrentes seguem diretamente para a capital boliviana.
A viagem de 786 quilómetros entre Oruro e La Paz previa 527 quilómetros cronometrados para os automóveis, motas e quads, e 513 para os camiões, cuja ligação total seria de 772.
Segundo os jornalistas da AFP, o próprio 'bivouac' da quinta etapa foi afetado por chuvas diluvianas.
Uma parte dos representantes da imprensa no local ficou confinada a um autocarro, no qual pernoitou, enquanto diversos participantes no rali ainda estavam em prova.
O mau tempo já tinha levado a organização a reduzir a quinta etapa, entre Tupiza e Oruro, para cerca de metade do inicialmente previsto.
Após cinco etapas, o francês Stephane Peterhansel (Peugeot) e o inglês Sam Sunderland (KTM) lideram nos automóveis e nas motas, respetivamente.
O 'motard' Paulo Gonçalves (Honda) ocupa o 10.º lugar, a 01:08:21 horas do britânico, sendo o português mais bem classificado, à frente de Joaquim Rodrigues (Hero Speedbrain) e Hélder Rodrigues (Yamaha), 11.º e 13.º, respetivamente.
Equipa desejou as melhoras ao português
Sam Sunderland, vencedor da edição de 2017, partilha parte da sua experiência na mais exigente prova de todo o terreno
Piloto de 37 anos fala em edição marcada pelo azar
Piloto português não podia estar mais satisfeito com 10.º lugar na estreia no Dakar
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes